Cidade Forte Novamente

Cidade Forte Novamente

IPVA

IPVA

quinta-feira, 2 de junho de 2011

CELPE DOARÁ MOTOS ELÉTRICAS EM NORONHA


Celpe doará motos elétricas para instituições em Fernando de Noronha


Foto: Divulgação
Quatro instituições que atuam no arquipélago de Fernando de Noronha receberão motocicletas elétricas para substituir veículos movidos a gasolina. As motos serão doadas pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), que também utilizará um veículo movido à eletricidade. As motos movidas à eletricidade não emitem gás carbônico e serão abastecidas em um posto que fornecerá energia por meio de placas solares fotovoltaicas. As instituições que receberão os veículos não foram divulgadas, mas a entrega deve acontecer até a próxima semana. 

EFICIÊNCIA - A Celpe também assinou convênio com a Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos do Governo do Estado para novas ações de eficiência energética. A empresa investirá R$ 1,5 milhão em programas que possam garantir a sustentabilidade, a conservação do meio ambiente e o consumo consciente da energia entre turistas e ilhéus. 

O convênio com o Governo de Pernambuco contempla a troca de eletrodomésticos com alto consumo de energia nos prédios públicos por equipamentos de baixo consumo de energia elétrica.. Uma equipe da Agência Alemã de Cooperação (GIZ – Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit) dará o apoio técnico na execução dos diagnósticos energéticos e projetos executivos nos edifícios beneficiados: Creche Bem me Quer, Posto de Saúde da Família, Escola Santa Cruz, Hospital São Lucas, Palácio São Miguel, Hotel de Trânsito da Aeronáutica, Casa da Aeronáutica e Compesa.

A Celpe ainda vai trabalhar diretamente com o consumidor residencial por meio do Projeto Energia Verde, onde os moradores receberão bônus para trocar eletrodomésticos antigos e com um alto consumo de energia por equipamentos novos e eficientes com o Selo Procel de economia.

Uma equipe da concessionária será treinada para trabalhar a educação energética com os moradores e turistas que chegam diariamente ao arquipélago. Os profissionais irão ministrar palestras interativas para ensinar da melhor forma possível como a energia pode ser utilizada de forma racional e sem desperdício.

Nenhum comentário: