domingo, 10 de julho de 2011

WEBJET COMPRADA PELA GOL CONSUMIDOR É QUEM PERDE

Consumidor será prejudicado pela compra da Webjet 


pela Gol


O governo avalia que a compra da Webjet pela Gol favorecerá ainda mais o duopólio com a TAM, o que é ruim para o consumidor. Porém, a tendência é que os órgãos de defesa da concorrência aprovem o negócio integralmente porque existe uma efetiva rivalidade entre as duas maiores companhias aéreas do país, o que é um pressuposto importante no julgamento de atos de concentração.

Ou seja, se depois do negócio concretizado, a Gol promover uma alta nos preços, a TAM tem condições de oferecer tarifas mais baixas e, assim, roubar mercado da sua concorrente.

"Apesar do duopólio, existe uma concorrência entre as duas",disse um técnico da equipe econômica.

Na análise da operação, as secretarias de Acompanhamento Econômico (Seae), do Ministério da Fazenda, e de Direito Econômico (SDE), do Ministério da Justiça, assim como o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) deverão analisar rota por rota para medir os impactos da operação no mercado.

O negócio precisa também ser aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), órgão regulador do setor. Além da viabilidade econômico-financeira e do atendimento aos requisitos regulatórios, analisará aspectos operacionais, relacionados à segurança.

Fonte: Da Agência O GlobO

Nenhum comentário: