quarta-feira, 31 de agosto de 2011

68 MILHÕES DE INVESTIMENTOS DO PAC PARA PAULISTA




Os investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – Drenagem chegaram ao município de Paulista, beneficiando centenas de pessoas com obras de revitalização de rios e canais que cortam a cidade. Ao todo, serão destinados R$ 68,5 milhões no projeto Águas do Paulista para a recuperação de cerca de dez quilômetros de rios e canais, numa parceria entre o Governo Federal e Municipal. Na noite de ontem, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, assinou, junto com o prefeito Yves Ribeiro, a ordem de serviço do início das obras. O evento reuniu centenas de pessoas do bairro de Maranguape II, uma das localidades contempladas com o projeto.
“Esse ato sinaliza para o início de uma grande obra que irá mudar a realidade de diversas famílias carentes deste município”, destacou o ministro Fernando Bezerra Coelho. Uma das principais ações da parceria entre os Governos Federal e Municipal será a revitalização dos rios Paratibe e Limoeiro, dois dos principais rios que cortam a cidade. “Vamos transformar um dos principais patrimônios de Paulista, o rio Paratibe, em um cartão de visitas dessa cidade. Também estamos investindo no rio Limoeiro e canais que vão transformar a face de diversos bairros”, comentou o prefeito.
As intervenções consistem no desassoreamento dos leitos dos rios. Com isso, será retirado todo o material do fundo e das margens, que impedem o curso natural das águas. Os principais obstáculos que dificultam o percurso das águas fluviais são o lixo colocado em locais inapropriados e a construção irregular de casas. Outro impor tante benefício será o ambiental, uma vez que está prevista a recuperação e o replantio da vegetação nativa existente na área.
O projeto também vai contemplar os canais Araxá, em Pau Amarelo; das Tintas, no Centro, e da avenida F, em Maranguape II, que vão receber revestimentos de parede nas suas laterais e concreto no fundo. Esta iniciativa minimizará os problemas de transbordamentos durante o período invernoso.

Nenhum comentário: