terça-feira, 9 de agosto de 2011

FESTA DA FIAT VIRA ATO POLITICO EM GOIANA



Festa pela chegada da Fiat ganha tom de pré-campanha



GOIANA (PE) - A comemoração do anúncio da vinda da montadora italiana Fiat para este município do Litoral Norte de Pernambuco ganhou tom de pré-campanha eleitoral na tarde desta terça-feira (9). O prefeito da cidade, Henrique Fenelon (PCdoB), diz que sequer se lançou pré-candidato, mas seu discurso apresentou críticas ao deputado estadual Betinho Gomes (PSDB), comparações de sua gestão com a dos antecessores, e respostas para críticas feitas pela população.

A festa começou à tarde, na rua onde estão localizadas a prefeitura e a Câmara de Vereadores. Adesivos com a frase "A Fiat é nossa!" e o símbolo da montadora e da Prefeitura eram distribuídos à população. Na cidade, o dia foi de ponto facultativo. Um carro de som convocava todos para a apresentação da banda da cidade e de grupos de caboclinho e maracatu. À noite ainda haverá shows de bandas de forró.

Em frente ao prédio da Prefeitura, acompanhado pela deputada federal Luciana Santos (PCdoB) e do deputado estadual Aluísio Lessa (PSB), Fenelon começou sua fala criticando, sem citar nomes, Betinho Gomes, deputado pelo Cabo de Santo Agostinho, município que perdeu o investimento da montadora. Em entrevista, após a cerimônia, ele confirmou que se referia ao tucano e reforçou as críticas. "Ele quis fazer, porque a Fiat não ficou no Cabo, um cavalo de batalha para, eu acho, uma candidatura a prefeito (do Cabo de Santo Agostinho)", alfinetou.

Ao discursar, Aluísio Lessa também fez provocações. "Qual município hoje não está com inveja de Goiana? Essa é uma disputa boa. A Fiat é nossa, ninguém tasca", falou.

O prefeito fez questão de salientar a todo momento sua relação de "prestígio" e "amizade" com o governador Eduardo Campos (PSB). Lessa também fez a relação e ainda foi além. "É o governo Lula e Dilma, que é um só, o governo Eduardo e o governo Henrique Fenelon".

"Aqui é a cidade do futuro. É a cidade onde os mais jovens não vão sofrer os que os mais velhos sofreram", bradava o prefeito ao microfone. Lessa pintou a cidade como a que, nos próximos anos, será "a mais rica" do Estado. "Daqui a dois ou três anos esta cidade terá dobrado a população (que hoje é de 76 mil habitantes) e vai ser a mais rica de Pernambuco. Aqui em Goiana vai ser instalada a maior fábrica (da Fiat) do mundo".

Fenelon deu como a construção de um porto no município como certa. Oficialmente, o projeto ainda está em fase de estudo de viabilidade 
financeira, assim como o do aeroporto.

O prefeito chamou a atenção para o prazo de décadas para que o Complexo Industrial e Portuário de Suape, no Litoral Sul, chegasse ao nível de desenvolvimento atual. Destacou que Goiana - que além da Fiat tem a Hemobrás e o polo farmacoquímico como certos - está recebendo todos os investimentos em sua gestão e desafiou a população a comparar a situação da cidade durante seus quatro anos e meio de governo (assumiu na metade da gestão anterior) com a deixada pelas administrações anteriores nos últimos 50 anos.

Ao citar reclamações da população em relação às condições da praça e da feira da cidade, Fenelon disse estar olhando para a frente, "cuidando do futuro de Goiana". "Se a cidade vai crescer, temos que organizá-la. A cidade não vai se tornar uma favela. Vamos dar condições da cidade crescer projetada".

No final do discurso, procurou amenizar o tom político de sua fala. "Não quero falar de política agora". Mas continuou a prometer. "Defeito existe. Melhores condições, precisamos dar aos nossos funcionários. Mas vamos dar. Vamos fazer dessa cidade, a cidade do futuro", repetiu.

Em entrevista, Henrique Fenelon negou que esteja em pré-campanha. Mas voltou a dizer que quis "mostrar o que aconteceu na minha gestão e o que aconteceu em 50 anos".
Mais informações ainda hoje.

Um comentário:

Jane de Souza disse...

E lamentavel tomar conhecimento de atitudes tão primarias e anti éticas vindas de onde se espera coerencia e maturidade. Esse prefeito mais parece um adolecente fanfarrão que um lider político. Parabenizo o dep. Betinho Gomes que mesmo ante a demencia? do prefeito do Cabo, Lula Cabral lutou o quanto pode para trazer a fiat a nossa cidade, isso só mostra o tamanho do seu comprometimento com a gente desta cidade.