sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Travessia forma 42.500 estudantes em Pernambuco

Certificados serão entregues em uma grande festa de formatura, que será realizada no Centro de Convenções de Pernambuco   
       Neste domingo, (4/12), 42.500 estudantes da rede pública de Pernambuco concluem sua formação pelo programa Travessia, uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Fundação Roberto Marinho. A cerimônia será realizada às 15h30 no Centro de Convenções de Pernambuco e contará com a presença de 18 mil desses estudantes, vindos de todo o estado.
Esta é a quarta formatura do Travessia, a primeira delas a contar com uma turma do ensino fundamental, constituída por 12.500 alunos. Os outros 30 mil formandos receberão o diploma do ensino médio.
A festa terá ambientação orientada pelos 3 “R”s da sustentabilidade: reduzir, reutilizar, reciclar. Alguns dos painéis da decoração já tinham sido usados em atividades anteriores; outros, novos, foram produzidos em tecido – não em lona vinílica, que causa maior impacto ao meio ambiente. O papelão, material facilmente reciclável, serviu de base para as peças de sinalização, junto com pallets (suportes) de madeira, que poderão ser reutilizadas. Por fim, o lixo gerado no evento será doado às associações de catadores do Recife.
Participarão da cerimônia o governador do Estado de Pernambuco, Eduardo Campos; o secretário estadual de Educação, Anderson Gomes; o presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho; o secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, Hugo Barreto; e a gerente geral de Educação e Implementação da mesma instituição, Vilma Guimarães.  
Presente em 179 dos 185 municípios pernambucanos, o programa Travessia já formou 127.500 estudantes – incluídos aí os 42.500 deste ano de 2011. Atualmente, sua metodologia é utilizada em mais de 600 escolas da rede pública, em 2.189 salas de aula das 17 regionais do estado. 
Sobre o Travessia
O Programa Travessia visa mudar o quadro da educação pública em Pernambuco no que diz respeito à conclusão do ensino médio (para jovens acima de 17 anos)  e do ensino fundamental (para  jovens com 15 anos ou mais). Antes de ser adotado como política pública, a defasagem idade-série no ensino médio  era de 70%. Hoje, além de reduzir essa distorção, o projeto está incluindo milhares de jovens no contexto escolar, social e profissional, o que representa uma melhoria significativa para a vida dessas pessoas e para a economia do estado. Aliado a um conjunto de políticas de correção de fluxo, o Travessia vem reestruturando a rede pública de ensino em Pernambuco.
Aprendizagem diferenciada
         Para mudar o quadro de defasagem e evasão escolar no estado, o Programa Travessia, que adota o Telecurso®, propõe uma aprendizagem significativa, contextualizada e autônoma, por meio de uma prática colaborativa. Seu currículo valoriza a cultura nacional e local, trazendo a vida para dentro da sala de aula e estimulando a criatividade e a participação social num mundo em constante transformação.
 No Telecurso®, o papel do professor é fundamental. É dele a função de criar as condições favoráveis à construção de uma aprendizagem com sentido, que faça do ato de aprender um ato de prazer. Para isso, ele também recebe uma formação continuada na metodologia com o apoio de materiais pedagógicos concebidos, especialmente para esse processo, pelos melhores núcleos de excelência da academia brasileira.
A mudança promovida nas vidas dos milhares de estudantes e suas famílias que estarão presentes nessa celebração é fruto da força de vontade dos professores, refletida no empenho e compromisso demonstrados durante todo o percurso do programa. Aliado a isso, estão a inteligência e a garra dos alunos pernambucanos da escola pública.
O Telecurso®
O Telecurso® é uma iniciativa conjunta da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e da Fundação Roberto Marinho.
 Com aulas presenciais e à distância, o Telecurso® utiliza um material de apoio elaborado especialmente para o programa, por alguns dos mais experientes educadores, mestres e doutores das principais universidades brasileiras. 
O índice de aprovação do Telecurso®, que chega a mais de 90%, é um dos principais motivos que levam os governos estaduais do Rio de Janeiro, Acre, Amazonas, Pernambuco e Minas Gerais a adotarem o programa como política pública de ensino. Como indicador de sua importância para a educação no país, o Telecurso® foi escolhido, em 2001, como currículo de referência nacional para a avaliação de jovens e adultos por meio do Exame Nacional para Certificação de competências de Jovens e Adultos (Encceja).
A organização curricular do Telecurso® é modular e sua metodologia, denominada Telessala, trabalha a construção coletiva do conhecimento, correlaciona conceitos com o cotidiano, possibilita uma abordagem interdisciplinar e gera o prazer de aprender. A Metodologia Telessala propicia a criação de um ambiente de aprendizagem, pesquisa, construção e criatividade no qual professores formados nela e apoiados por livros didáticos do Telecurso tornam-se dinamizadores do processo e os seus alunos co-responsáveis pelo seu próprio processo de aprendizagem.
Hoje, a tecnologia educacional Telecurso® (Metodologia Telessala™ e material didático) é reconhecida nacional e internacionalmente por promover a qualidade na educação, tendo sido implementada em mais de 32 mil salas de aula e beneficiado mais de 6 milhões de pessoas em todo o Brasil. Atualmente integra o Guia de Tecnologias Educacionais do MEC – 2010.

4ª Formatura do Programa Travessia 
Local: Pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco
Data: Domingo, 4 de dezembro de 2011
Horário: 15h30
Informações para a imprensa:
Assessoria de Imprensa da Secretaria de Educação do Estado
Silvana Victor– silvanavictor@gmail.com
(81) 3183-9294 (81) 9488-3999
Assessoria de Imprensa– Fundação Roberto Marinho
Adriana Martins - adriana@frm.org.br
(21) 3232-8864 – (21) 9497-0513
Cláudia Lamego – Claudia.lamego@frm.org.br
(21) 3232-8921 – (21) 9338-1217
Approach
Andressa Camargo – andressa.approach@frm.org.br
(21) 3232-8801

Nenhum comentário: