domingo, 29 de janeiro de 2012

Twitter anuncia plano de censura para alguns países

Passando por um período em que a liberdade da internet é duramente contestada, o microblog Twitter anunciou nesta quinta-feira que vai começar a aplicar censura em determinados conteúdos publicados em sua rede, dependendo do país.
No blog oficial da página, o Twitter disse que a expansão internacional do veículo faz com que o microblog acabe entrando em alguns países que contam com "ideias diferentes sobre o contorno da liberdade de expressão", o que incentivaria a medida.
"A troca aberta de informações pode ter um impacto globalmente positivo… Quase todos os países do mundo concordam que a liberdade de expressão é um direito humano. Muitos países também concordam que a liberdade de expressão traz consigo responsabilidades e que tem limites," diz a publicação.
O site sitou França e Alemanha como exemplo de países que utilizam a censura de forma simples e consensual, lembrando que ambos abolem conteúdos pró-nazistas.Com isso, certos assuntos passarão a ser inacessíveis aos usuários de determinadas regiões, mas ainda vão poder ser acessados em outros lugares do mundo, segundo explica a empresa. Ainda assim, a empresa não divulgou que países passariam por essa medida.
De acordo com o texto, quando houver um bloqueio de informação, o Twitter vai deixar a censura clara ao usuário. "Um dos nossos valores fundamentais como empresa é defender e respeitar a voz de cada usuário. Tentamos manter o conteúdo até onde e quando podemos, e vamos procurar ser transparentes com os usuários quando não pudermos mais. Os tuítes continuar a fluir", finalizou.

Nenhum comentário: