quarta-feira, 7 de março de 2012

Sarkozy é retratado como paciente terminal em campanha pela eutanásia


Uma campanha a favor da eutanásia na França mostra o presidente Nicolas Sarkozy em situação inusitada.
Ao lado de François Bayrou e Marine le Pen, também candidatos nas próximas eleições, ele aparece com olheiras fundas e respirando com ajuda de aparelhos, no leito de morte. A imagem é completada pela mensagem "Devemos colocá-los nessa posição para que avaliem suas opiniões sobre a eutanásia?"
Elaborada pela Associação para o Direito de Morrer com Dignidade (ADMD), a montagem gera polêmica ao abordar o tema com personalidades que seriam contra o procedimento.
De acordo com o jornal "Le Figaro", o presidente francês rechaça a publicidade, afirmando que a eutanásia pode levar a "excessos perigosos" e é "contrária à nossa concepção da dignidade do ser humano".
Na contramão, segue o candidato socialista François Hollande, que acredita na legitimidade da prática da morte assistida, pois "adultos em fase terminal de uma doença incurável, que lhe cause sofrimento físico ou psicológico insuportável e não pode ser aplacada" devem ter o direito de "por fim à sua vida em condições específicas".
A polêmica provocada pela ADMD, que considera o debate de "todos nós", surge a um mês das eleições presidenciais do país.

Nenhum comentário: