Os Estados Unidos passam por uma série de tornados desde a última sexta-feira, que se alongaram para o Meio-Oeste e Sul do país, deixando pelo menos 40 mortos até o momento. As perdas materiais foram tão drásticas que algumas pequenas cidades foram completamente varridas do mapa, com casas inteiras destruídas sem deixar vestígios da construção que foram um dia.
As equipes de resgate seguem atrás de sobreviventes em diversas cidades atingidas. Estima-se que mais de 80 tornados tenham passado pela região. Segundo um comunicado publicado pelo Centro de Informações dos Estados Unidos, os danos maiores estão concentrados no sudeste de Indiana, sobretudo em Henryville e Marysville, no condado de Clark, e Pekin e New Pekin, no condado de Washington, que praticamente desapareceram.
Durante as buscas, um bebê foi encontrado vivo após ser levado a cerca de 16 km de sua casa em New Pekin, Indiana. A criança agora está internada em condições críticas em um hospital infantil de Louisville, no Kentucky, segundo informou o serviço de saúde.
Os serviços meteorológicos do país lançaram um alerta para as regiões do Alabama, Flórida e Geórgia, no sudeste. De acordo com a agência, os ventos chegam a mais de 120 km/h e vêm munidos de chuvas carregadas, granizos com mais de 4 cm de diâmetro e de descargas elétricas fortes e constantes.
A série de tempestades ocorre enquanto a população ainda se recupera de outra, que aconteceu na última quarta-feira. Neste dia, a cidade de Harrisburg, em Illinois, foi a mais atingida. Ao todo, 13 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas.
Os tornados voltam a ser um problema sério para os Estados Unidos. Em 2011, eles foram a causa de 545 mortes, o que fez o período ocupar o lugar de temporada de mais perdas pelo fenômeno desde 1936.
Nenhum comentário:
Postar um comentário