quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Usar primeira parcela do 13º para se livrar de dívidas é dica de economistas


Empresas devem depositar 50% do 13º salário até o dia 30 de novembro
Foto: Internet

Do NE10
Sexta-feira pinga dinheiro extra na conta-corrente de todos os trabalhadores brasileiros com carteira assinada. Cumprindo direito garantido pela Constituição de 1988, as empresas devem depositar 50% do 13º salário até o dia 30 de novembro. Antes do Natal, a segunda parcela precisa necessariamente estar na conta: 20 de dezembro é a data limite.

Num cenário de endividamento coletivo, a dúvida é: o que fazer com o apurado? Osvaldo Moraes, diretor da Multinvest Capital, diz que a população, especialmente as mulheres, continua fazendo dívidas - 57% das pessoas com alto grau de endividamento são do sexo feminino. "É uma mudança de comportamento. Há muito mais mulheres entrando no mercado de trabalho do que homens e, consequentemente, gerando mais renda. Elas são organizadas, mas mais consumistas que homens. A  cultura do culto ao corpo, com gastos em roupa, salão de beleza, também provoca esta situação." 

O vilão é o cartão de crédito. Responsável por 37% das contas no vermelho das mulheres, ele deve ser o primeiro a ter sua fatura liquidada com a gratificação que entra nesta semana. Os juros de até 9% ao mês chegam a acumular no ano 280%. Nos cálculos do economista Osvaldo Moraes, o consumidor paga, assim, quase três vezes sua dívida original ao cartão. Zerar o cheque especial, que chega a aplicar de 3,5% a 5% por mês, a depender da instituição, é a segunda dica.

Ao se livrar das dívidas mais pesadas, é importante negociar boletos em atraso, como a escola dos filhos, para que a multa pare de crescer. O analista financeiro e professor da Faculdade Boa Viagem Roberto Ferreira lembra que, qualquer sobra na mão, deve ainda ser poupada para liquidar os impostos do início do próximo ano. IPVA e IPTU, por exemplo, oferecem descontos para pagamentos à vista. 

Os presentes de fim de ano não devem comprometer o 13º salário. Ferreira é adepto da máxima 'o que vale é a intenção'. "O que importa não é o valor do presente. Então uma lembrança simbólica com um cartão com votos de boas festas resolve a questão."

GRATIFICAÇÃO - Segundo o Ministério do Trabalho, o cálculo do 13º salário é feito dividindo-se o pagamento de dezembro por 12 e multiplicando o resultado pelo número de meses que o empregado trabalhou no ano. Considera-se também como mês integral parcela igual ou superior a 15 dias trabalhados no mês.

Nenhum comentário: