Advertido com um "Vada a bordo, cazzo!" por deixar sua embarcação naufragar sem socorrer os passageiros, Francesco Schettino virou símbolo do mau comandante
DESASTRE
Morreram 32 pessoas no acidente na costa italiana
Morreram 32 pessoas no acidente na costa italiana
"Vada a bordo, cazzo!" (“Volte a bordo, c.”). Essa foi uma das frases mais famosas de 2012, virou bordão mundial, foi estampada em camisetas e acabou como piada nas redes sociais. O mundo inteiro ouviu a gravação na qual o capitão Gregorio De Falco, da Guarda Costeira, mandava o comandante Francesco Schettino retornar imediatamente ao navio Costa Concordia, que afundava próximo à ilha de Giglio, na Itália, no dia 13 de janeiro, após chocar-se com arrecifes. Contrariando a lei dos mares e atendo-se apenas à sua sobrevivência, Schettino nem pensou em ser o último a abandonar o barco e tratou de fugir para salvar a própria pele. No naufrágio morreram 32 pessoas, entre passageiros e tripulantes. Dois corpos não chegaram a ser encontrados.
Com o choque, as mais de quatro mil pessoas que lotavam o Costa Concordia tiveram de sair às pressas e viveram momentos de terror. Sessenta e quatro se feriram, das quais duas com gravidade. Entre os sobreviventes, havia 47 brasileiros. Em vez de coordenar os trabalhos de resgate, o comandante abandonou sua tripulação e os passageiros à própria sorte. Schettino responde a processo pela morte dos passageiros, mas nega que seja o culpado pelo desastre. Segundo ele, suas ordens não foram cumpridas, e, por isso, o navio se desviou da rota e colidiu com as pedras. Ele é acusado, entretanto, de ter se aproximado excessivamente da ilha para saudar seus moradores. O julgamento ocorre na cidade toscana de Grosseto. A Costa Cruzeiros, proprietária do navio, concordou em dar como indenização 11 mil euros (cerca de R$ 25 mil em valores da época) aos passageiros.
Foto: Max Rossi/Reuters
Um comentário:
ASUNTO: PARCERIA
Ola Amigo estou li convidando para conhecer
O BANNER PUBLIQUE, Um sistema de Troca de Banners, totalmente GRATUITO, onde o site cadastrado tem seu banner divulgado nos outros sites que compõem a rede de membros. Trata-se de uma forma de divulgação inteligente e sem nenhum custo.
se você tem algum interesse em conhecer com mais detalhes visite nosso site http://www.bannerpublique.com.br
Atenciosamente: Lazaro Cardoso
Postar um comentário