sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Antônio Figueira vai investir R$ 100 milhões em hospitais mais antigos, em 2013

O secretário de Saúde de Pernambuco, Antônio Figueira, revela que o governo do Estado vai investir cerca de R$ 100 milhões nos hospitais mais antigos da rede pública. O Hospital Getúlio Vargas, por exemplo, vai ter a emergência duplicada. O Hospital da Restauração também vai ganhar uma nova rampa ligada diretamente a uma sala vermelha, com acesso pela Rua Joaquim Nabuco e descendo pela atual. As obras começam depois do Carnaval.

Com essas iniciativas, a Secretaria de Saúde acaba combatendo as crítricas no sentido de que o governo Eduardo Campos só investiria nos novos hospitais, como Miguel Arraes, Dom Helder e Pelópidas Silveira. “As pessoas precisam entender que, ao investir nos novos, direta e indiretamente, além de criar mais oferta de leitos, também estamos ajudando a melhorar o atendimento nos antigos hospitais, com o desafogo da demanda”, observa.

Depois de cumprir as metas de ampliação do atendimento em 2012, Antônio Figueira está as voltas com o planejamento e execução das ações em 2013, trabalhando com a meta de um crescimento de 20%. “Temos que fazer mais, sobre uma base que já cresceu bastante nos últimos anos. É um desafio permanente”, diz o secretário.

Em uma ação paralela, a Secretaria de Saúde ajudou a indicar vários novos secretários de Saúde, especialmente na Região Metropolitana do Recife. A esperança de Figueira é que haja de fato mais integração metropolitana. “Conversamos com vários prefeitos. Eles nos procuraram e não poderíamos deixar de dar essa contribuição. Há cidades importantes, como Paulista e Ipojuca, que podem operar a gestão da saúde em melhores patamares”, conta.

No caso, Antônio Figueira participou da escolha de cidades como Moreno e Paulista, em que o PSB chegou ao poder após as últimas eleições. O nome do novo secretário de Saúde do Recife também teve o aval d secretario Estadual de Saúde, sendo Geraldo Júlio aliado do governador Eduardo Campos
.

Nenhum comentário: