Para 62,6% dos empresários e gerentes entrevistados no Grande Recife, o faturamento do Dia dos Pais de 2013 será maior do que o obtido em 2012. Os dados são da pesquisa da Consultoria Econômica e Planejamento (Ceplan), responsável pelas pesquisas da Fecomércio-PE, divulgada nesta terça-feira (6).
As perspectivas são melhores nos shopping centers da área analisada onde 76,9% esperam vender mais este ano em relação ao ano passado, ao passo que no comércio tradicional esse percentual é de 60,0% enquanto nos Serviços esse percentual é de 57,1%. Para 20,4% dos estabelecimentos consultados, o faturamento de 2013 será pelo menos igual ao de 2012, percentual que alcança 23,5% nos Serviços e 21,7% no Comércio Tradicional, enquanto nos Shoppings representa 12,8%.
Essas expectativas se traduzem na estimativa de que o crescimento entre 2012 e 2013 do faturamento no Dia dos Pais seja de 10,3% no varejo, valor que para os Shopping Centers é de 14,9%, para os Serviços (alimentação) representa 9,4% e para o Comércio Tradicional, 8,9%. Os dados evidenciam, portanto, que a comemoração do Dia Pais terá impacto maior nos estabelecimentos dos shoppings em relação aos demais.
Para cumprir as expectativas de faturamento, 77,7% das empresas adotam pelo menos uma ação especial para o Dia dos Pais. As lojas dos Serviços se destacam: praticamente todas implementam estratégias de vendas. No comércio tradicional, esse percentual deverá ser de 82,2% e nos shoppings de 57,1%. Por consequencia, é maior o percentual de empresários e gerentes dos estabelecimentos dos Shoppings que declararam não adotar nenhuma ação específica de vendas.
Entre os estabelecimentos que adotam estratégias de venda, é possível destacar a importância das promoções (36,4%), das campanhas publicitárias (23,1%) e do incentivo à equipe (13,5%). Essas estratégias mostram diferenciada relevância para o comércio e nos serviços.
No comércio, prevalecem as promoções (37%), seguidas pelas campanhas publicitárias (24,3%) e pelo incentivo à equipe (12%). Nos serviços, a estratégia prioritária de incremento das vendas também é a realização de promoções (34,2%), mas as campanhas publicitárias e o incentivo à equipe ganham relevância semelhante como ação complementar de incremento das vendas, ambas sendo mencionadas por 19% dos empresários e gestores.
FORMAS DE PAGAMENTO - Em relação à forma de pagamento majoritária, esperada neste Dia dos Pais 2013, é grande a expectativa de que os pagamentos sejam efetuados através de cartões de crédito ou de loja (75,6%), principalmente nos Serviços (91,0%) e no Comércio Tradicional onde essa proporção representa 81,1%. Também se espera receber relativa proporção de pagamentos à vista (22,3%), modalidade de pagamento mais esperada pelos estabelecimentos dos shoppings (38,7%), enquanto no comércio tradicional a perspectiva é de que 16,1% dos pagamentos sejam efetuados dessa forma e nos serviços (alimentação) corresponde a 11,5%.
COMEMORAÇÃO - Este ano, a intenção dos consumidores do Grande Recife de comemorar o Dia dos Pais é menor do que a do ano anterior. Em 2012, a proporção dos consumidores entrevistados que pretendia de alguma forma celebrar o evento foi de 74,3%, indicador que em 2013 se reduz para 66,5%. Essa redução, entretanto, não se verifica nas classes A e B, onde o propósito de festejar o evento (73,6% das intenções) suplanta em 8,2 pontos percentuais o desejo verificado em 2012 (65,4%). A queda se concentra nos consumidores das classes de menor renda ( C, D e E).
Na classe C a redução na intenção de se comemorar a festividade do Dia dos Pais é bem menos acentuada do que a observada nas classes D e E. Nela se percebe que o interesse demonstrado de comemorar o evento envolvia 79,2% das respostas das pessoas em 2012, baixando para 77,2% em 2013. Já nas classes D e E, ou seja, entre as pessoas que percebem até três salários mínimos, a diminuição da intenção de festejar o acontecimento se torna mais acentuada, envolvendo 69,7% das pessoas entrevistadas em 2012 e passando para 62,4% no ano em curso, o que significa uma queda de 7,3 pontos percentuais na relação com o ano anterior
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