sábado, 24 de agosto de 2013

Movimento “Passe Livre” vai à Justiça para garantir a máscara nas manifestações

O líder do movimento “Passe Livre”, Pedro Josephi, estudante da Universidade Católica, informou nesta sexta-feira que irá à Justiça para garantir a presença de mascarados nas manifestações de rua como a que ocorreu no Recife na última quarta-feira.
Segundo ele, protestar com máscara na cara é uma “opção política” do manifestante e uma forma de defender-se das bombas de gás lacrimogênio e do spray de pimenta utilizados pela Polícia.
A proibição de máscara nos protestos foi anunciada ontem (22) pelo secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, com base no artigo 5º da Constituição que diz o seguinte: “É livre a manifestação de pensamento, vedado o anonimato”.
De acordo com o secretário, os assaltantes de bancos é quem costumam usar máscara para não serem identificados pelas câmaras de segurança. Por isso, a PM não mais permitirá a presença de mascarados nas manifestações.
O governador Eduardo Campos também condenou os atos de vandalismo praticados por mascarados na última quarta-feira.
Uma coisa, disse ele, foram os protestos que ocorreram no último mês de junho. Foram protestos “para melhorar o Brasil” e que trazem “energia positiva” para os governantes. E outra muito diferente, acrescentou, é a “ação de criminosos” contra o patrimônio público e privado. Contra esses, garantiu, a Polícia agirá com rigor.

Nenhum comentário: