quarta-feira, 4 de setembro de 2013

34 profissionais cubanos atuarão 22 municípios de PE

Em todo o país, 400 médicos estrangeiros trabalharão em 219 localidades

Municípios do Norte e do Nordeste serão os principais locais a receberem o primeiro grupo de médicos cubanos que chegaram ao Brasil. Em Pernambuco, 34 profissionais atuarão em 22 municípios. Em todo o país, 400 cubanos serão direcionados a um total de 219 localidades (206 municípios e 13 DSEIs). 
Este grupo atende a 29,4% dos 701 municípios que não foram selecionados por nenhum médico ao longo do chamamento individual, que deu prioridade a brasileiros com diplomas do Brasil e a brasileiros formados no exterior antes de convocar estrangeiros de países como Espanha, Argentina e Portugal. Confira a tabela com as cidades que receberão o programa:

Juntas, as regiões Norte e Nordeste receberão 91% desses médicos – o equivalente a 364 profissionais. Eles trabalharão em unidades básicas de saúde de 187 localidades (69 municípios e 12 distritos indígenas no Norte e 105 municípios e um distrito indígena no Nordeste). Os 36 demais médicos irão para áreas carentes em 26 cidades do Sudeste e em seis do Sul.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirma que com a participação dos profissionais cubanos, já neste primeiro mês do programa, o governo conseguirá oferecer médicos a uma parte dos 701 municípios que não tinham sido selecionados por nenhum médico brasileiro, nem estrangeiro. “Este é ainda o primeiro passo, estamos no primeiro mês de chegada dos profissionais. O grande esforço do Ministério da Saúde é garantir o cumprimento da demanda total dos municípios prioritários e vamos fazer tudo o que for preciso para isso”, reforçou.
Até o fim do ano, outros 3.600 profissionais cubanos chegam ao Brasil para ocupar os postos remanescentes após novas rodadas de chamamento individual de brasileiros e estrangeiros

Nenhum comentário: