A licitação para escolha do protótipo de tela para proteção de banhistas e praticantes de esportes náuticos que será instalada para testes no litoral de Pernambuco será aberta ainda este ano. A reunião do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), que estava prevista para acontecer ontem e definir os detalhes do edital, só deverá ocorrer na próxima semana, por problema técnicos na sede da SDS. A decisão de estender os testes com a tela foi tomada por recomendação do MPPE.
Inicialmente, a ideia é usar a tela em trechos pequenos, de forma provisória. “Somos contra a colocação de redes como as usadas na Austrália e na África do Sul. Nossa tela terá como uma das características não pescar”, garantiu a presidente do Cemit, Rosângela Lessa.
Para o presidente do Instituto Oceanário, Alexandre Carvalho, os testes são bem-vindos. “Tendo os licenciamentos necessários, somos a favor do teste”, disse. O professor de tecnologia de pesca da UFRPE Paulo Guilherme Albuquerque diz que a tela deve usar um material sintético de fio grosso.“Em Hong Kong a ideia é diferente, já que lá existem baias, o que facilita o fechamento.” Amanhã, às 10h, parentes da estudante Bruna Gobbi, que faleceu em julho após ataque de tubarão, farão um ato de apoio à instalação de telas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário