quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Mensaleiro diz que pagará sua dívida na prisão

O deputado federal Valdemar Costa Neto (PR-SP), condenado no julgamento do mensalão, se prepara para cumprir pena numa cela em Brasília. Ele já está desocupando o apartamento funcional cedido pela Câmara. Alugou um flat na capital da República. Concluirá essa transição na semana que vem e ficará pronto para 'pagar essa dívida com a sociedade'.
Condenado pelo Supremo Tribunal Federal a 7 anos e 10 meses de prisão e multa de R$ 1,1 milhão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, Costa Neto terá direito a cumprir sua pena no regime semiaberto, dormindo na prisão e saindo para trabalhar.
Ele ficará impedido de disputar eleições por nove anos. Hoje com 64 anos, só poderá retomar a vida partidária plena aos 73, em 2022. Em entrevista à Folha e ao UOL, disse que deixará o cargo de dirigente do PR assim que começar a cumprir a pena e trabalhará como assessor na área administrativa do partido. Na atual fase do julgamento, o STF rejeitou todos os recursos de Costa Neto, condenado por receber R$ 8,8 milhões do mensalão.
BARBOSA RECALCADO 
Esta foi a primeira entrevista do deputado em muitos anos depois da eclosão do escândalo, em 2005. Ele não tem mais esperança de apresentar algum recurso ao STF com sucesso. O estilo loquaz que costumava exibir em outros tempos só ressurgiu quando iniciou um destampatório contra o presidente da corte, ministro Joaquim Barbosa, também relator do mensalão.
'É um recalcado, um desequilibrado, um homem sem educação (...) É um homem que bate em mulher [referindo-se a um episódio em que Barbosa teria agredido a ex-mulher antes de chegar ao STF] (...) Não tem qualificação para o cargo. Ele compra um apartamento em Miami. Você já viu um ministro do Supremo ter apartamento em Miami? Não tem nada ilegal nisso aí, agora, criar uma empresa lá fora? A lei está aqui, ele não pode ter empresa.'

Nenhum comentário: