1- O Supremo Tribunal Federal rejeitou hoje, por unanimidade, os embargos de declaração interpostos pelo advogado Marcelo Leal em favor do ex-deputado Pedro Corrêa (PP-PE).
2- Corrêa foi condenado a 7 anos e 2 meses de prisão por envolvimento no processo do mensalão.
3- Ele recebeu do então tesoureiro nacional do PT, Delúbio Soares, R$ 2,9 milhões, quando era presidente nacional do Partido Progressista.
4- Segundo o Ministério Público Federal, o dinheiro teria sido utilizado para a “compra” de parlamentares do PP para votarem a favor de matérias de interesse do governo Lula.
5- Corrêa confirma o recebimento do dinheiro, mas afirma que ele foi utilizado pelo partido para o pagamento de advogados.
6- Inicialmente, sua pena foi fixada pelo STF em 9 anos e 5 meses de prisão, o que o obrigaria a cumpri-la em regime fechado.
7- Os crimes praticados teriam sido corrupção passiva, lavagem de dinheiro (pela Corretora Bônus Boval) e formação de quadrilha.
8- No exame do crime de formação de quadrilha, todavia, o ministro Marco Aurélio mudou o voto e o placar em favor do ex-deputado ficou 5 x 4.
9- Com isso, a pena foi reduzida para 7 anos e dois meses, o que lhe dá o direito de cumpri-la em regime semiaberto.
10- O ex-deputado não foi localizado pelo Blog para comentar a decisão do STF.
É isso aí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário