quinta-feira, 31 de outubro de 2013
Grilos tomam conta do interior Pernambucano e Alagoano
Os grilos tomaram conta de, pelo menos, duas regiões de Pernambuco. Eles invadiram as casas, as escolas, as praças e até uma igreja.
Estamos na estação preferida desses insetos, que só vão embora um mês depois.
Basta anoitecer para eles aparecerem aos montes.
Nas cidades atingidas, pouca gente ainda acredita que o bichinho traga sorte. “Começa perturbando, pula em uma menina, a menina se assusta. Aí atrapalha a aula, aí o outro já grita do outro lado: ‘professor, o grilo!’. Atrapalha tanto no desenvolvimento do conteúdo, como na aprendizagem deles", conta o professor Manoel Junior.
Em algumas cidades, como Paranatama, Saloá, Cachoeirinha os moradores decidiram cobrir os postes para evitar que a iluminação atraia ainda mais os grilos.
Uma unidade de saúde de outra cidade chegou a ser interditada porque a caixa d'água foi completamente tomada pelos bichos.
Os grilos têm um odor forte e o receio da população é que eles possam transmitir doenças. “Nós orientamos que vedem o possível as suas caixas d'água.
Caso entre uma quantidade grande de grilos, com certeza essa água vai ficar inutilizada para o consumo. Outra orientação é que utilizem, em caso de quantidade pequena de insetos, o hipoclorito, que é distribuído por nossos agentes comunitários de saúde", esclarece
Segundo um especialista em entomologia, a ciência que estuda os insetos, os grilos estão se alastrando por falta de predadores, como as garças, e sapos e para piorar, esta é a época de acasalamento deles. "No final da estação chuvosa e início da primavera. Então, geralmente é nesse período que ocorre”, explica.
O problema é antigo. Na década de 80, em Palmeira dos Índios, Alagoas o prefeito decidiu mobilizar os moradores na caça aos grilos. "Ele teve a ideia de comprar o grilo por quilo e muitas pessoas desempregadas faziam filas.
O problema foi resolvido. O município cavou uma vala e comprou toneladas e toneladas de grilo, incinerando e resolvendo o problema da praga.
Agora, espero que não chegue a este ponto de ter que comprar grilo. Espero que a praga seja combatida", diz o atual prefeito, James Ribeiro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário