sexta-feira, 11 de outubro de 2013

LUTO NA F1 - Pilota Maria de Villota, 33 anos é encontrada morta em hotel na cidade de Sevilha

Ex-pilota, de 33 anos, era conhecida no automobilismo por conta de um acidente durante um teste da Marussia, onde a pilota perdeu um olho
 
A ex-pilota Maria de Villota, de 33 anos, foi encontrada morta na manhã desta sexta-feira, num quarto de hotel em Sevilha, na Espanha. Maria estava na cidade para dar uma palestra. A causa da morte está sendo investigada.

- Caros amigos, Maria nos deixou. Ela foi para o céu como todos os anjos. Agradecemos a Deus pelo ano e meio extra que ela passou conosco – publicou a família.
O serviço médico de Sevilha recebeu um chamado do “Hotel Sevilla Congresos” às 07h23 (horário local) para atender uma mulher que não passava bem no local. Na cidade ela participaria do 6º Congresso “O que Realmente Importa”, iniciativa destinada a jovens.
Segundo o site espanhol "As", não foi encontrado nenhum sinal de violência. A principal suspeita da morte, segundo um porta-voz da polícia espanhola, é "causa natural".

Pilota perdeu o olho em grave acidente pela Marussia
Em 2012, Maria de Villota sobrevivera a um grave acidente ocorrido durante um teste aerodinâmico da Marussia, na base aérea de Duxford, na Inglaterra. Como sequela, perdera o olho direito.



Morte de Maria de Villota abala circo da F-1. 'Estou em choque', diz Alonso


Fim dos treinos livres de sexta-feira para o GP do Japão. Os pilotos seguiam para os centros de hospitalidade de suas respectivas equipes para relaxar e conversar sobre os ajustes de seus carros para o restante do fim de semana quando, aos poucos, foram sabendo das tristes informações que vinham do outro lado do mundo, da Espanha. Ex-pilota de testes daMarussiaa espanhola Maria de Villota foi encontrada morta em um quarto de hotel em Sevilha, onde se preparava para dar uma palestra. Compatriota de Maria, Fernando Alonso foi um dos que mais ficaram abalados com a notícia:
- Não sei o que dizer. Estou em choque. Tinha acabado de tirar o capacete quando me disseram. Vamos rezar por ela e por sua família. Maria era muito querida por todos nós, por toda a família do esporte a motor – disse o espanhol da Ferrari logo após o treino.'
A comoção tomou conta dos boxes em Suzuka. Em um comunicado, a Associação de Equipes da Fórmula 1, através de seu presidente, o chefe da McLaren Martin Whitmarsh,  lamentou a tragédia:
- Todo o paddock está muito chocado com a notícia de que Maria não está mais entre nós. Ela foi uma inspiração não só para as mulheres no esporte, mas também para todos aqueles que sofreram sérias lesões. Sua história, sua determinação e inspiração fluíram através do esporte. Ver as imagens dela no circuito de Barcelona no início deste ano, cercada por uma multidão de crianças foi uma grande história. Sua ausência será lamentada. Desejamos transmitir nossas sinceras condolências à família - escreveu.
O piloto brasileiro Felipe Massa também se manifestou. Através das redes sociais, ele postou uma foto de Maria e desejou força aos familiares da espanhola.
- Maria Villota, meu coração está com a sua família - publicou Massa.
Outro brasileiro mostrou estar chocado com a morte de Villota. Emerson Fittipaldi enviou um comunicado através de sua assessoria e considerou a ex-pilota uma referência feminina no meio do automobilismo.
- Hoje é um dia muito triste para o automobilismo mundial. Maria era muito talentosa, e chegou a ser selecionada para conduzir os testes da equipe Marussia de Fórmula 1. Numa dessas sessões, infelizmente sofreu um acidente e perdeu uma das vistas, o que a fez desistir muito cedo do esporte a motor. Mesmo longe das pistas, Maria era uma das representantes femininas na Comissão Mundial de Pilotos da FIA, presidida por mim, e muito ativa em nossas reuniões - lamentou Fittipaldi.
Em maio de 2013, Maria de Villota fez sua primeira aparição em um circuito após seu acidente. Foi em Barcelona, no fim de semana do GP da Espanha (Foto: Getty Images)Associação das Equipes lembrou da visita que Maria de Villota fez a Barcelona, no fim de semana do GP da Espanha, em maio de 2013. Foi sua primeira vez em um circuito após o acidente (Foto: Getty Images)
Em todos os comunicados oficiais das equipes, praxe em dia de treinos, um parágrafo era destinado a De Villota. Chefe da Sauber, Monisha Kaltenborn, que assim como Maria, era embaixadora da “Comissão de Mulheres no Esporte a Motor”, disse:
- Se alguém que podia representar força e otimismo, esse alguém era Maria. Sua morte súbita é uma grande perda para o mundo do automobilismo. Ela era uma importante embaixadora para retransmitir mensagens importantes para a juventude, e, particularmente, para as meninas que aspiram uma carreira no automobilismo. Maria foi um exemplo de alguém que nunca desistiu. Ela sempre tinha um sorriso no rosto. Vamos sentir muita falta – lamentou a dirigente.
Monisha Kaltenborn, Susie Wolff, María de Villota, Michèle Mouton (Foto: Divulgação)De Villota era emaixadora da Comissão das Mulheres no Esporte a Motor, assim como Monisha Kaltenborn. Essa foto foi um mês antes do grave acidente sofrido por Maria (Foto: Divulgação)
Curiosamente, a ex-equipe de Maria, a Marussia, que creditou o acidente de 2012 a um erro da pilota, foi quem enviou o comunicado mais discreto:
- É com grande tristeza que soubemos há pouco tempo das notícias de que Maria de Villota faleceu. Nossos pensamentos e orações estão com a família e os amigos neste momento muito difícil – dizia a mensagem.




Nenhum comentário: