sexta-feira, 25 de outubro de 2013

ULTIMO ADEUS - Arlindo dos Oito Baixos foi sepultado ao som da sanfona no Cemitério de Santo Amaro

Do NE10
Com informações da repórter Clarissa Siqueira, da Rádio Jornal

Ao som da melodia de suas músicas, foi enterrado na tarde desta quinta (24), no Cemitério de Santo Amaro, Centro do Recife, o corpo do sanfoneiro Arlindo dos Oito Baixos. A homenagem feita pelo irmão do artista, o também sanfoneiro Aécio dos Oito Baixos, foi acompanhada por centenas de pessoas - entre familiares, amigos, músicos e fãs. O velório de Arlindo ocorreu da manhã de ontem na Capela do Hospital Pedro II, vizinho ao Imip.

O sanfoneiro sofreu uma parada cardíaca durante uma sessão de hemodiálise nessa quarta (23), no Instituto Materno Infantil (Imip), Recife

Após passar pela Capela do D. Pedro II, às 10h, onde ocorreu uma missa de corpo presente, o caixão seguiu para homenagens na Câmara dos Vereadores do Recife. Da casa parlamentar, foi transportado em uma viatura do Corpo de Bombeiros, por volta das 16h30, para o Cemitério de Santo Amaro. A Rua Marquês de Pombal, onde está localizado o cemitério, precisou ser interditada antes da chegada do caixão. O sepultamento teve pouco mais de uma hora de duração. 

Em entrevista à Rádio Jornal, Aécio dos Oito Baixos falou sobre a homenagem ao irmão. "Foi uma emoção muito grande, porque este forró que eu toquei Arlindo sempre tocava nas apresentações. Era um forró próprio dele. Eu estava com isso na cabeça, tinha que fazer isto por ele. Arlindo sempre lutou pela música e pelo forró", disse. 

TRAJETÓRIA - Patrimônio Vivo de Pernambuco desde 2011, Arlindo era cego, tinha diabetes e já havia amputado as duas pernas em decorrência de problemas circulatórios, mas nunca abandonou sua sanfona. Nascido em Sirinhaém, na Mata Sul de Pernambuco, tocava desde os dez anos, a maioria desse tempo no oito baixos. Era um dos poucos sanfoneiros que podem se orgulhar de ter tocado com o Rei do Baião. Mais do que isso, ter acompanhado Gonzagão por quase 20 anos.

Ao mesmo tempo, ele construía uma carreira solo que se consolidou e ficou ainda mais conhecida quando abriu o Forró do Arlindo, hoje Espaço Cultural Arlindo dos Oito Baixos, em Dois Unidos. O espaço deverá ficar fechado até o Carnaval do ano que vem.

Nenhum comentário: