terça-feira, 19 de novembro de 2013

Aécio Neves lança “brado” pela recuperação dos estados e municípios


O senador Aécio Neves reuniu-se nesta segunda-feira em Poços de Caldas com o ex-presidente FHC e seis governadores do PSDB para anunciar um “brado” em defesa dos estados e municípios.
Ele lembrou que há exatamente 30 anos o então governador de Minas, Tancredo Neves, reuniu-se nesta mesma cidade com o então governador de São Paulo, Franco Montoro (ambos pertenciam ao PMDB) para assinar um documento em defesa das eleições diretas para presidente da República.
Estiveram presentes ao evento de hoje (18) os governadores Antonio Anastasia (MG), Geraldo Alckmin (SP), Beto Richa (PR), Simão Jatene (PA), Teotônio Vilela Filho (AL) e José Anchieta (RR).
“Há trinta anos, aqui mesmo no Palace Hotel, nesta mesma sala, e me lembro dessa reunião, o presidente Tancredo, o então governador Tancredo, recém empossado governador de Minas, ao lado do governador Franco Montoro, governadores dos dois mais populosos estados brasileiros assinaram um documento convocando a uma grande mobilização em torno da recuperação da democracia, em torno das eleições diretas para presidente. Obviamente, aquele ato teve desdobramentos importantes, outros governadores importantes a eles se somaram como o governador José Richa do Paraná, entre tantos outros, e por uma via que não foi a direta chegamos ao reencontro com a democracia”, disse Aécio Neves.
“Passados 30 anos”, acrescentou, “nos reunimos hoje em Poços de Caldas com a presença ilustre do presidente FHC, dos governadores aos quais me referi, dos nossos líderes do Senado e da Câmara, Aloysio Nunes Ferreira e Carlos Sampaio, e de inúmeros parlamentares de Minas e de São Paulo e também de outros estados como o senador Flexa Ribeiro, do Pará, para fazermos aqui um outro grande brado, outro chamamento pela recuperação dos municípios e dos estados brasileiros, pelo fortalecimento da Federação”.
E concluiu: “Vamos lançar hoje o documento ‘Poços de Caldas 30 – Federação já. Existe uma agenda extensa no Congresso Nacional que permite aos municípios e aos estados, mesmo que gradualmente, mesmo que paulatinamente, virem recuperando a sua autonomia e as condições para eles próprios enfrentarem as suas dificuldades. O Brasil caminha quase que para se transformar num estado unitário. É um chamamento que também entendemos, deva ser, como foi há 30 anos, o chamamento Diretas Já, suprapartidário para que o Brasil retorne ou venha novamente a poder ser considerado uma Federação”.

Nenhum comentário: