De autoria do jornalista Ricardo Carvalho (ex-Folha de São Paulo), já chegou às livrarias O Cardeal da Resistência – as muitas vidas de dom Paulo Evaristo Arns.
O livro é composto por 65 capítulos e 359 ilustrações que contam, em forma de reportagem, a trajetória de um dos mais ilustres membros da Igreja Católica do Brasil no século passado.
Dom Paulo Evaristo Arns, que nasceu na cidade de Forquilhinha (SC) há 92 anos, foi nomeado arcebispo de São Paulo em 1970 (em plena ditadura militar) e combateu sem destemor o regime dos generais.
Ele se notabilizou, internacionalmente, ao lado do então arcebispo de Olinda e Recife, Dom Hélder Câmara, porque ambos tiveram coragem de denunciar ao Brasil e ao mundo os casos de violação aos direitos humanos que ocorriam nas prisões brasileiras durante o regime militar.
O livro traz uma fotografia em que Dom Hélder aparece ao lado de Dom Paulo recebendo o título de doutor “honoris causa” da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo.
Dom Paulo afastou-se da Arquidiocese de SP em 1998 e hoje vive recluso num convento em Taboão da Serra, no interior de SP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário