Uma parte da torcida do Sport já está na expectativa pelo acesso à Série A. Outra fração significativa prefere adotar uma postura mais cautelosa em relação à classificação antecipada à elite nacional.O Blog do Torcedorencontrou alguns motivos que podem aumentar o ânimo ou frear a empolgação dos leoninos em relação à subida uma rodada antes do término da competição. Alguns pontos - cinco positivos e cinco negativos- são duas faces de uma mesma moeda.
Leia abaixo e escolha seu lado: o pessimismo ou o otimismo.
Motivos para acreditar
Bom momento do ataque
Marcos Aurélio jogou bem em quase toda a competição. Uma ou outra partida abaixo da média - natural num campeonato longo-, mas na grande maioria dos jogos, o camisa 10 foi decisivo. Mas seu companheiro de ataque nem sempre correspondeu. Felipe Azevedo marcou poucos gols, Roger não esteve bem, Diego Maurício decepcionou. Só com a chegada de Neto Baiano é que ele teve um parceiro à altura. O centroavante já é o vice-artilheiro da equipe e tem feito tentos importantes.
Rival desmotivado
Ninguém é bobo de achar que o Boa Esporte não receberá a oferta de uma mala branca em caso de vitória contra o Sport. Mas a motivação de um time que quer chegar é maior do que a mera recompensa pecuniária. Claro que ela não deve ser desprezada, mas sua importância tem de ser relativizada.
Empolgação do Sport
Entre as equipes que ainda brigam pelo acesso, apenas o Sport pode garanti-lo já nesta rodada. Não há dúvida, portanto, de que o grupo do Leão vai querer fazer tudo para chegar ao objetivo. Trazer a decisão para a Ilha do Retiro, diante de um desesperado Paysandu, pode ser muito perigoso.
Adversários dos concorrentes
O tópico anterior é completado por este. Para subir, o Sport precisa vencer - e torcer pela derrota de Icasa ou Ceará. O primeiro recebe a Chapecoense. O segundo visita o Palmeiras. Nada menos do que as duas melhores equipes da Série B, já classificadas antecipadamente para a A.
Superstição
Na última vez que o Sport subiu, as condições do jogo eram bem parecidas. Fora de casa e diante de uma equipe que já não tinha mais pretensões no campeonato. Naquela ocasião, o Vila Nova já estava rebaixado e desmontava o elenco. Nesta, o Boa Esporte está na zona de limbo - e também dispensou alguns atletas, entre eles o meio-campista Marcelinho Paraíba.
Motivos para desconfiar:
Defesa
Da mesma maneira que tem um dos ataques mais positivos, o Sport tem uma das defesas mais vazadas da Série B. É a pior entre os 15 primeiros colocados do torneio. Independentemente dos jogadores que o componham, o sistema defensivo do Leão tem sido uma dor de cabeça constante para o torcedor.
Motivação extra
É quase o polo oposto de um dos pontos positivos. O Boa Esporte está fazendo uma reformulação. É fato que não há, no banco do time, um jogador de qualidade como Marcelinho Paraíba. Por outro lado, os atletas que vão entrar estão esperando oportunidade há muito tempo - e querem garantir seus contratos para o ano que vem. Seja no próprio time mineiro ou em outra equipe. Além disso, tem a famosa mala branca, que pode dar uma ajuda extra.
Adversários dos concorrentes
O outro lado da moeda: Palmeiras e Chapecoense são times qualificados. Por outro lado, já com os objetivos alcançados, tendem a relaxar um pouco. Assim, se Icasa e Ceará vencerem, o Sport não se classifica antecipadamente nem com uma vitória. A decisão ficaria para a última rodada, contra o Paysandu.
Oscilação
Por mais que tenha se mantido por muitas rodadas no G4, o futebol do Sport variou muito de qualidade na competição. A tabela reflete: são 19 vitórias, muito bom, e 15 derrotas, número alto para um time que busca o acesso. O Leão é o time do 8 ou 80 nesta Série B. A torcida espera que, neste jogo, a oscilação seja para cima
Últimos jogos fora de casa
O Sport até tem uma campanha razoável fora de casa. Conseguiu "roubar" seis vitórias longe da Ilha. O que complica é o retrospecto recente. Nas últimas duas partidas em domínios adversários, foram duas derrotas - que acabaram dificultando o acesso do Leão. Tivesse conseguido ao menos um resultado positivo na sequência - e a Série A estaria muito mais encaminhada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário