O Novo Ford Focus e o Novo Ford EcoSport receberam nota máxima de segurança - 5 estrelas - na quarta fase de testes divulgada hoje pelo Latin NCAP, Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina. O EcoSport é o primeiro carro fabricado no Brasil a obter essa classificação. O resultado pode ser viso no vídeo abaixo:
Esta segunda geração do utilitário compacto da Ford começou a ser fabricada e vendida no Brasil em 2012 e foi avaliada inicialmente pela NCAP Latino em março, com testes válidos para México, Caribe, Américas Central e do Sul, além do nosso país, para a chamada Fase 4 do procedimento. Na ocasião, recebeu quatro estrelas. Agora, no complemento dos testes feito em novembro, o EcoSport foi avaliado novamente pelo Latin NCAP à pedido da montadora -- algo definido como "teste patrocinado", uma vez que a fabricante é obrigada a comprar o carro que quer ver testado e entregá-lo ao instituto.
Outros modelos
Além do EcoSport, o Euro NCAP avaliou outros dez modelos. O mais chamativo deles é o elétrico BMW i3, cotado para ser vendido no Brasil, e que obteve quatro estrelas. Isso apesar de contar com um sistema que avisa imediatamente a montadora e sua central de segurança em caso de acidente. Segundo relatos do NCAP e da imprensa europeia, a BMW chegou a cogitar mandar uma equipe de resgate aos locais de teste, pensando se tratar de um acidente real (as avaliações são feitas em locais e dias não revelados).
Crash-tests
O Latin NCAP é um programa independente de avaliação de carros novos na América Latina e Caribe. O programa realiza os crash-tests seguindo uma norma internacional da ONU. A colisão é feita a 64 km/h contra uma barreira deformável descentralizada, que atinge 40% da parte dianteira do veículo. Após o impacto, sensores medem os efeitos do choque sobre dois manequins de tamanho adulto (que ocupam os bancos dianteiros) e outros dois que simulam a presença de uma criança de três anos e outra de um ano e seis meses nos assentos traseiros. A nota máxima para cada avaliação é de cinco estrelas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário