Do NE10
Cinco ambulantes foram detidos na manhã desta segunda-feira (18), na Avenida Dantas Barreto e na Estrada dos Remédios, no Recife, em ação da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) e da Delegacia do Consumidor para combater a venda de chumbinho. Foram apreendidos com eles 123 frascos da substância usada como veneno de rato.
Além do chumbinho, foram apreendidas três garrafas pet com um líquido desconhecido, que era vendido como carrapaticida e um inseticida. O material será encaminhado ao Instituto de Criminalística (IC) para análise e depois incinerado. Cinco inquéritos policiais foram instaurados e, após o laudo, eles devem ser indiciados por crime contra a saúde pública.
De acordo com o gerente geral da Apevisa, Jaime Brito, a suspeita era de que o chumbinho encontrado na semana passada em uma casa em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, era revendido nesses locais. No entanto, isso não foi comprovado. "As embalagens eram diferentes. Mas todos (os homens detidos) detidos dizem apenas que é entregue por um homem que passa de moto", afirmou.
CONTAMINAÇÃO - Por não ser muito eficiente no combate a ratos, o chumbinho acaba se tornando muito mais perigoso para os humanos, que podem ser contaminados apenas pelo contato com a pele ou pelo cheiro. Os sintomas da contaminação podem ser a diminuição dos batimentos cardíacos, dor abdominal e dificuldade para respirar. Dependendo da quantidade ingerida, pode levar à morte. Até outubro deste ano, 25 pessoas morreram por causa da substância.
Nenhum comentário:
Postar um comentário