quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Pernambuco sedia simpósio nacional de hanseníase

Em 2012, Pernambuco foi responsável por 8,5% dos casos novos de hanseníase no Brasil, na população geral, e 12% dos casos em menores de 15 anos, ocupando a 9ª colocação na detecção geral e a 5ª em menores de 15 anos. Aproximadamente, 62% desses casos concentravam-se na Região Metropolitana do Recife (RMR). Sabendo disso, a Sociedade Brasileira de Hanseníase – Ministério da Saúde (SBH/MS), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), decidiu realizar no Estado o 7o Simpósio Brasileiro de Hansenologia, no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), desta quarta (13/11) até o sábado (16/11). A temática do Simpósio/2013 será: sentir, incluir e inovar para o controle da hanseníase.
Numa iniciativa inédita, a Sociedade Brasileira de Hanseníase oferecerá curso pré-congresso teórico-prático a mais de 500 agentes comunitários de saúde da região metropolitana, curso de atualização médica/multiprofissional, reabilitação física, prevenção de incapacidades, úlcera e cicatrização. A SES contemplou, ainda, a inscrição de 150 profissionais de nível superior dos municípios e as respectivas regionais de saúde (Geres) que alcançaram os indicadores pactuados.
AÇÕES – Uma das doenças prioritárias do programa Sanar, de enfrentamento a doenças negligenciadas, a hanseníase vem sendo combatida em 59 municípios prioritários, em atividades conjuntas com a área técnica de tuberculose. Desde o final do ano passado, já houve assessoramento técnico em 885 unidades de Saúde da Família e a capacitação de 296 médicos e 949 enfermeiros. Neste ano, todos os 59 municípios participaram de oficinas para pactuação de ações que quebrassem os entraves para o diagnóstico e tratamento de hanseníase. Mensalmente, todos encaminham relatórios sobre os trabalhos e trimestralmente, a equipe do Sanar faz o acompanhamento in loco.
DADOS – Em 2013, já foram detectados 1.029 casos de hanseníase em Pernambuco, com 7 mortes. Em 2012, foram 2.561, com 11 mortes.
Com informações da Folha PE e Assessoria.

Nenhum comentário: