terça-feira, 5 de novembro de 2013

Petrolândia rende homenagens ao ex-prefeito Dr. Simões

Familiares e amigos do ex-prefeito de Petrolândia, Francisco Simões de Lima, organizam nesta terça-feira (5), às 19h30, na igreja matriz do município, uma missa para lembrar os dez anos da morte de um dos seus mais queridos líderes. Dr. Simões, como era conhecido, é pai do atual prefeito Lourival Simões (PR), e encerrou sua carreira na vida pública detentor de um índice de 96% de aprovação, segundo dados do Ipea (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas).

Dr. Simões faleceu no dia 5 de novembro de 2003, vítima de leucemia, uma batalha que enfrentou durante longos 25 anos. O grande tempo de convivência e luta contra a doença despertou inclusive a curiosidade de pesquisadores americanos, que levaram o ex-prefeito aos Estados Unidos para tentar descobrir como ele aguentou caminhar ao lado da enfermidade por tanto tempo, um fato que lhe rendeu o apelido de “Sangue de Leão”.
Francisco Simões de Lima nasceu na cidade de Calumbi, mas foi na vizinha Paulo Afonso, na Bahia, que atuou como professor, médico, secretário de Administração e de Finanças. O trabalho desenvolvido rendeu a ele o convite para se candidatar a prefeito nas eleições de 1982, pleito que ele disputou e venceu. Ao final do mandato, o médico otorrinolaringologista assumiu o posto de chefe da Casa Civil do Governo do Estado na gestão de Miguel Arraes.

Em 1993, foi eleito vice-prefeito e voltou à vida pública na cidade que escolheu para viver e criar seus filhos. A cidade pediu e Dr. Simões foi novamente prefeito, entre os anos de 1997 e 2000, sendo reeleito em 2001.

Nenhum comentário: