
O primeiro edital de licitação, realizado no início do ano, sofreu alterações após o fracasso de nenhuma empresa ter aparecido. Os ônibus do lote 1, que vão circular no Corredor Norte-Sul, vão transitar por cinco municípios. Serão 76 linhas, 497 veículos e 403 mil pessoas transportadas por dia. Os do lote 2, operam no Leste-Oeste. Os dois corredores terão frota de 712 ônibus, 170 são do modelo BRT (Bus Rapid Transit), 39 são articulados e 503 convencionais. O investimento é de R$ 4,5 bilhões. Inicialmente, a previsão era que o novo sistema iria iniciar as operações em janeiro de 2014, mas o prazo foi ampliado para março.
O edital de licitação dos outros cinco lotes (3,4,5,6 e 7), que compõem o Sistema de Transporte do Grande Recife, saiu com quase três meses de atraso. Os veículos correpondem a 70% do total da frota. Juntos, os ônibus atenderão aos corredores da Avenidas José Rufino, Abdias de Carvalho, Mascarenhas de Moraes, Rosa e Silva, Rui Barbosa, Avenida Norte, Beberibe, Presidente Kennedy, Domingos Ferreira e a BR-101 (do Cabo de Santo Agostinho a Ipojuca). A estimativa, dada pela Secretaria das Cidades, é que a assinatura do contrato aconteça em março do próximo ano e o início das operações está previsto para junho.
O edital de licitação dos outros cinco lotes (3,4,5,6 e 7), que compõem o Sistema de Transporte do Grande Recife, saiu com quase três meses de atraso. Os veículos correpondem a 70% do total da frota. Juntos, os ônibus atenderão aos corredores da Avenidas José Rufino, Abdias de Carvalho, Mascarenhas de Moraes, Rosa e Silva, Rui Barbosa, Avenida Norte, Beberibe, Presidente Kennedy, Domingos Ferreira e a BR-101 (do Cabo de Santo Agostinho a Ipojuca). A estimativa, dada pela Secretaria das Cidades, é que a assinatura do contrato aconteça em março do próximo ano e o início das operações está previsto para junho.
As empresas ganhadoras da licitação - Conorte, formada por Itamaracá, Cidade Alta e Rodotur, e Rodoviária Metropolitana - assinaram contrato com duração de 15 anos, que pode ser prorrogado por mais cinco. Segundo o edital, todos os veículos articulados e os "padron" (554) terão ar-condicionado, em até dois anos. Metade da frota deve colocar já no primeiro ano.
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