sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Táxi terá suporte para bicicleta

Os usuários da bicicleta poderão ganhar um novo aliado nos próximos meses. Está tramitando na Câmara de Vereadores do Recife um Projeto de Lei (PL) que servirá como incentivo ao uso do meio de transporte. A proposta foi aprovada esta semana pela Comissão de Justiça da casa.
Chamada de “Taxi Amigo do Ciclista”, a iniciativa determina que os táxis sejam adaptados com bagageiros fixos ou móveis, dentre outras tecnologias, para atender às pessoas que têm a “bike” como alternativa de locomoção. Taxistas e ciclistas receberam a notícia com bons olhos.
Trabalhando como motorista de táxi há cerca de uma década, José Antônio Moraes, 46 anos, vê como uma forma de ganhar novos clientes. “Cada vez mais está crescendo o número de pessoas usando bicicletas para se transportar, por isso acho válido o projeto”, comentou.
A opinião é endossada pelo presidente do Sindicato dos Taxistas de Pernambuco, Everaldo Menezes. “A iniciativa beneficia a todos”, afirmou. Atualmente, a frota de taxis no Recife é de 6.125 mil. O PL prevê que ao menos 10% da frota da Capital se adapte para transportar as bikes, seja com bagageiros ou outras tecnologias.
O serviço deverá ser regulamentado pelo órgão gestor do trânsito e do transporte da cidade, no caso a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). Para a autora, vereadora Isabela de Roldão, a medida irá estimular e dar mais espaço às “magrelas”. “É interessante ter um percentual mínimo na frota que possa carregar a bicicleta, pois a sua utilização está cada vez mais popular”, argumentou.
Para o biólogo e entusiasta das bikes Francisco Antônio Gabriel Neto, 38, a iniciativa é positiva e necessária. Ele, que trabalha ensinando as pessoas a andar de bicicleta, afirma ter clientes que encontra dificuldades por não encontrar taxis com bagageiros. “Tenho alunas que não têm carro e nem conseguem um táxi para levar sua bicicleta aos passeios noturnos que fazemos”, comentou.
O projeto ainda não tem data para ir a votação em plenário. Caso seja aprovado, o PL será mais um fator positivo para a integração de modais na Capital.

Nenhum comentário: