quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

FATOS QUE MARCARAM 2013 - Retrospectiva Pernambuco 2013

Pernambuco registrou diversos acontecimentos em 2013 que não serão esquecidos. O ano foi marcado por mais uma pessoa morta vítima de ataque de tubarão, chuvas que alagaram várias cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR) e a inauguração da primeira ciclofaixa móvel do município. Confira abaixo os principais registros de 2013 no Estado:

10 - Uma das palavras mais faladas pelos pernambucanos esse ano foi “bicicleta”. Isso porque em março de 2013 foi inaugurada a primeira ciclofaixa móvel do Recife, que funciona aos domingos e feriados. Os amantes da magrela também passaram a contar com bicicletários, que disponibilizam o aluguel dos veículos

9 - Desde fevereiro deste ano a orla de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), está passando por um processo de engorda. A obra pretende ampliar cerca 5,8 quilômetros da faixa litorânea, que compreendem as praias de Barra de Jangada, Candeias e Piedade. Após o serviço, o município vai ganhar um Parque Linear.

8 - O ano de 2013 foi enfrentado com muito sofrimento pelos sertanejos de Pernambuco. O Estado passa pela pior seca dos últimos 50 anos e mais de 150 municípios do Agreste e Sertão foram afetados. A situação mobilizou moradores de diversas regiões que se uniram para aliviar a aflição dessas pessoas, com a entrega de donativos.

7 - Em 2013 os Rodoviários da Região Metropolitana do Recife (RMR) realizaram uma nova greve, que durou seis dias. Durante este período, motoristas e cobradores foram às ruas da cidade para cobrar o reajuste salarial. A paralisação prejudicou milhares de usuários do transporte público, que em alguns dias não tiveram como chegar aos locais de trabalhos, médicos e escolas.

6 - O último réu do caso Jennifer Kloker, morta em fevereiro de 2010 - em São Lourenço da Mata, foi julgado em fevereiro deste ano. Alexsandro Neves dos Santos foi condenado a 26 anos de prisão em regime fechado. No ano anterior, Delma Freire, Pablo Tonelli, Ferdinando Tonelli e Dinarte Dantas de Medeiros já haviam sido condenados.

5 - Medo e frustração são os sentimentos que refletem o ano de 2013 para os moradores doConjunto Residencial Eldorado, localizado no bairro do Arruda, na Zona Norte do Recife. No dia 24 de maio os condôminos do bloco A1 foram acordados com estalos na estrutura e rapidamente tiveram que evacuar o edifício.
Vinte dias depois, todas as 224  famílias do conjunto foram orientadas a sair dos seus imóveis, já que o residencial apresentava risco de desabamento. Até hoje o problema não foi totalmente solucionando. Os moradores estão recebendo auxílio moradia, mas não sabem o que acontecerá com suas residências.

4 - O dia 17 de maio vai ficar marcado na memória de vários moradores do Recife e Região Metropolitana (RMR). Nesta data, as cidades registraram a pior chuva do ano, causando transtornos a muitas pessoas.
Mais de 150 chamados foram registrados pela Defesa Civil na RMR. Ônibus deixaram de circular, funcionários não puderam chegar aos seus trabalhos e diversos pontos da cidade foram alagados. Apesar dos transtornos, não houve vítimas fatais.
 
 
3 - Cerca de 33 pessoas morreram por choque elétrico no Estado, entre 2012 e 2013, segundo a Agência Reguladores de Pernambuco (Arpe). Este ano, as vítimas de maior repercussão foram Davi Lima Santiago Filho (morto ao encostar em um fio no dia 11 de junho, em Boa Viagem), Nilson Inácio Torres (que recebeu a descarga elétrica de um poste na avenida Abdias de Carvalho, em 21 de junho) e Davi Francisco Lopes de Freitas (levou um choque ao tentar resgatar uma pipa numa subestação da Celpe, no dia 9 de outubro).
 
 
 
2 - Uma morte trágica e cheia de mistérios chocou o estado de Pernambuco. O promotor Thiago Faria de Godoy Magalhães, de 36 anos, foi morto com mais de 20 tiros no município de Itaíba, no Agreste, no dia 14 de outubro. O homicídio estaria relacionado à disputa por terras da cidade.
 
Um dia depois, o homem suspeito de matar Thiago foi preso. Edmacyr Cruz Ubirajara se entregou na delegacia de Águas Belas. Já o suposto mandante do crime, José Maria Pedro Rosendo Barbosa, continua foragido.
 
 
 
1 - Mais um ataque de tubarão vitimou uma pessoa em Pernambuco este ano. A estudante Bruna Gobbi, de 18 anos, veio de São Paulo para passar férias na residência de familiares e foi mordida dois dias antes de retornar para casa.
 
O ataque ocorreu no dia 22 de julho, na Praia de Boa Viagem, e no dia seguinte a jovem morreu. De acordo com Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), este foi o 59º ataque de tubarão no litoral pernambucano e a 24ª morte, desde 1992.
 
 
 
 

Nenhum comentário: