segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

PF identifica esquema fraudulento de importação de veículos e embarcações de luxo


Do NE10
Foto: Divulgação/ PF

Com um prejuízo aos cofres públicos que pode chegar a R$ 20 milhões, um esquema de importação fraudulenta de veículos e embarcações de luxo foi descoberto pela Polícia Federal de Pernambuco e da Paraíba. Nove mandados de busca e apreensão e três mandados de condução coercitiva foram cumpridos na sexta-feira (6) no Recife pela Operação Delears, da PF em parceria com a Receita Federal.

Durante dois anos a PF colheu indícios da prática de sonegação fiscal, contrabando e descaminho, evasão de divisas, falsidade ideológica, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. Durante este período, percebeu-se uma grande quantidade de veículos de luxo importados circulando em João Pessoa e verificou-se que muitos dos carros estavam registrados em nome de pessoas com renda incompatível aos bens.

O esquema funcionava através de uma empresa do exterior registrada em nome de brasileiros que exportava veículos e embarcações com preços subfaturados para o País com o intuito de reduzir os tributos.

No Recife, foram autuados dois advogados e um empresário que atuam no ramo de automóveis e embarcações de luxo nos bairros de Boa Viagem e Santo Amaro. Os três responderão em liberdade por associação criminosa, contrabando, falsidade ideológica e evasão de divisas. Caso sejam condenados, os crimes somados ultrapassam 15 anos de reclusão.

Na empresa e nas residências dos suspeitos foram apreendidos muitos documentos, duas motos de 1000 CC, duas motos aquáticas, sete notebooks, R$ 9.680, 3.315 dólares, 2.700 euros e vários talões de cheque. Todo o material foi enviado à Superintendência da PF da Paraíba e será usado para subsidiar as investigações em andamento.

DELEARS - A operação faz referência às revendedoras autorizadas de veículos no exterior, chamadas de delears. No total, participaram 25 servidores da Receita Federal do Brasil e cerca de 50 policiais federais. Nos dois estados foram cumpridos quatro mandados de condução coercitiva e 12 de busca e apreensão.

Nenhum comentário: