quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Polo de Confecções do Agreste está pessimista sobre crescimento no ano

A economia vacilante em 2013 repercute no resultado das vendas do Polo de Confecções do Agreste - que engloba o Polo Caruaru, o Parque das feiras em (Santa Cruz do Capibaribe) e o Moda Center (em Toritama) - conforme levantamento feito pela Federação do Comércio de Pernambuco (Fecomércio-PE). Os varejistas esperam um faturamento 4% maior que no ano passado, mas, no acumulado do ano, as expectativas são pessimistas.
Conforme o consultor da Ceplan/Fecomércio, Osmil Galindo, os empreendedores esperam um desempenho negativo de 5,3% como reflexo do comportamento da economia neste ano. “Pesaram significativamente questões conjunturais, a exemplo da intensificação da inflação, da elevação da taxa de câmbio e do encarecimento do crédito. Por outro lado, também se levou em conta os efeitos da estiagem que tem castigado a região no último ano, causando profundos prejuízos na economia local e que no geral contribuem para a perda de força do consumo familiar, com reflexos diretos sobre o Polo de Confecções”, afirmou.
Amaioria dos compradores do Polo, segundo o levantamento, adquire os produtos para consumo próprio ou da família (85,5%). “ O principal atrativo dos centros de compras do polo de confecções é o preço dos produtos. É significativa a parcela de pessoas atraída pela qualidade dos produtos e as que é atraída pela facilidade de pagamento. Já para os compradores que adquirem mercadorias para revender, o grande diferencial dos Centros de Compras do Polo de Confecções é a variedade de itens disponíveis”, aponta. O estudo também monstrou que aqueles que pretendem revender os produtos devem gastar, em média R$ 6.031. Já as compras destinadas ao consumo próprio devem consumir, emmédia, R$ 459.

Nenhum comentário: