quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Mamonas Assassinas ganhará filme; veja fotos memoráveis da banda

A história do vocalista Dinho com sua banda Mamonas Assassinas será retratada nos cinemas

história da banda Mamonas Assassinas será retratada nos cinemas. O apresentador Rodrigo Faro, que dará vida ao carismático vocalista Dinho, falou com exclusividade à CARAS Online sobre o convite para interpretar o ídolo.

Mamonas Assassinas alcançou sucesso meteórico na década de 1990. As letras bem-humoradas, que tinham influência do brega ao heavy metal, conquistaram o público em pouco tempo. Ao todo o grupo vendeu mais de 3 milhões de cópias de discos no Brasil.

Em 1996, os integrantes sofreram um acidente fatal que comoveu o país inteiro. Eles voltavam de um show em Brasília quando a avião em que estavam chocou-se na Serra da Cantareira. Todos que estava na aeronave morreram.

Rodrigo Faro será Dinho em filme sobre Mamonas Assassinas


Foto: Rodrigo Faro será Dinho em filme sobre os Mamonas Assassinas / Crédito: Reprodução e Edu Moraes/TV Record
Para Rodrigo Faro, a semelhança física e o jeito engraçado foram fundamentais para ser convidado para interpretar Dinho no cinema. Ele vai estrelar filme sobre a banda Mamonas Assassinas

Quando foi convidado para interpretar Dinho, o vocalista da banda Mamonas Assassinas, no cinema, Rodrigo Faro não pensou duas vezes. “Topei na hora. Foi um convite inesperado e eu fiquei super feliz. Sempre fui fã deles, adoro o trabalho deles, me divertia muito”,disse à CARAS Online.

Faro vai estrelar o filme que conta a história da banda fenômeno no Brasil na década de 1990, que morreu em um trágico acidente aéreo em 1996. “Acho que fui convidado mais pela semelhança física, a coisa de ser engraçado, divertido”, acredita. “O pessoal brincava que eu era parecido com ele”.

O longa será produzido pela Fox Channels com direção de Cláudio Kahns, mesmo diretor e produtor do documentário Mamonas Para Sempre. Segundo o ator e apresentador, o projeto ainda está no início e ele ainda não tem detalhes do roteiro. “É só para o ano que vem. Vou ter que conseguir conciliar com as gravações do programa, com os outros trabalhos. Vai ser complicado, mas vale a pena. É muito bom mostrar a história deles pra quem não conhecia”, comemora.

Se estivesse vivo, Alecsander Alves Leite, o Dinho, teria 41 anos, apenas dois a mais que Rodrigo. Ele morreu três dias antes de completar 25 anos. “Fiquei muito triste pela morte deles, acompanhava a carreira deles, tinha discos, tinha tudo. Achava engraçadíssimo. O acidente foi um momento trágico para o Brasil inteiro”.

Relembre fotos memoráveis dos Mamonas Assassinas, a banda que conquistou o Brasil!




Bento, o japonês da banda Mamonas Assassinas
Dinho, o vocalista do Mamonas Assassinas, na quarta-série
Sérgio, da banda Mamonas Assassinas
Júlio, da banda Mamonas Assassinas
Acidente de avião mata os integrantes da banda Mamonas Assassinas


PDT oficializa nome de Armando Souto à Prefeitura de Água Preta

do PE 10
Em convenção realizada na tarde de ontem (10), o Partido Democrático Trabalhista (PDT) oficializou o nome de Armando Souto como candidato à Prefeitura de Água Preta, na Zona da Mata Sul do Estado, numa coligação com 12 partidos. O pedetista tem apoio do ex-prefeito Paulo Barreto, que indicou seu sobrinho, Thiago Barreto (DEM), para o cargo de vice-prefeito na chapa. O evento contou com a participação dos deputados estaduais Aluisio Lessa (PSB), Daniel Coelho (PSDB) e Silvio Costa Filho (PTB), além de ex-prefeitos e vereadores de cidades vizinhas.
Em seu discurso, Armando Souto falou sobre sua relação com o atual prefeito de Palmares, João Bezerra (PSB), que no último domingo (10), declarou apoio ao candidato à reeleição, Eduardo Coutinho (PSB). De acordo com o pedetista, o prefeito teria se negado a doar o terreno para a instalação de uma empresa que, segundo ele, seria capaz de gerar cerca de 250 empregos diretos no município.
“Entrei em contato com o prefeito João Bezerra para levar para Palmares uma fábrica que geraria mais de 250 empregos diretos. Disse a ele que precisava apenas do terreno e ele me respondeu que não tinha área disponível na cidade. Acabei levando a empresa para Agrestina, do meu amigo e prefeito Thiago Nunes. Hoje, muitos já sentem saudades do meu amigo e ex-prefeito Beto”, disse Armando.
O deputado Daniel Coelho, por sua vez, disse que a população água-pretense foi vítima de uma “injustiça” e que sua presença na convenção teve por objetivo a consolidação do seu apoio à candidatura de Armando Souto. “O que podemos ver é que houve uma injustiça muito grande com o povo de Água Preta. E é por isso que estou aqui, para dizer que estamos juntos nessa nova jornada”. Após decisão judicial o município de Água Preta terá novas eleições no próximo dia 03 de novembro.

Bispo de Garanhuns Dom Fernando é designado interventor da Arquidiocese da Paraíba

Essa é destaque no Portal Araruna on-line – Portal de Notícias da Paraíba:

“A Arquidiocese da Paraíba está sob intervenção canônica. A medida, considerada rara no sistema canônico, foi adotada em agosto pela Santa Sé. Não foi divulgado o motivo das denúncias que motivaram a intervenção que será feita pelo bispo Dom Fernando Guimarães, de Garanhuns, Pernambuco.

O interventor vai apurar denúncias que chegaram à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. As denúncias podem versar sobre questões administrativas, disciplinares ou até de condutas canônicas.

Durante a intervenção, o arcebispo da Paraíba, Dom Aldo de Cillo Pagotto, continua exercendo normalmente seu mister, enquanto o bispo Dom Fernando vai apurando os fatos para os quais foi instado a investigar. Somente após o resultado da apuração é que alguma outra medida poderá ser tomada pela Santa Sé.
O caso corre sob sigilo. Mas diversos membros da Igreja Católica já tem conhecimento”.

Glória do Goitá, Itambé e Maraial contemplados com maquinário pelo Governo Federal

O Prefeito de Glória do Goitá, Zenilto Miranda (PTB), e o Secretário de Agricultura e Desenvolvimento Econômico do município, Everaldo Costa, participam nesta quinta-feira (12) do ato de entrega de uma máquina motoniveladora, recebida do Governo Federal através da Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário em Pernambuco.
O evento será realizado na Superintendência Regional do DNIT, no Recife, às 9h, e reunirá, entre outros, representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e outros gestores públicos beneficiados pelo Programa. Além de Glória do Goitá, os municípios de Itambé e Maraial também foram contemplados.
A aquisição de máquinas e equipamentos para recuperação de estradas vicinais é vinculada à segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2. “Vamos para um momento de celebração e é da responsabilidade do município a retirada e transporte da máquina. Estamos providenciando tudo”, esclarece o Secretário de Agricultura de Glória.
No evento, também serão entregues caçambas e caminhões-pipa para municípios do Agreste e Sertão de Pernambuco.
 com informações da Assessoria.

Credimóveis Novolar confirma loja no Vitória Park Shopping

Credimóveis Novolar se rende ao mercado de shoppingsno interior. A rede de eletroeletrônicos inaugura loja na abertura do Vitória Park Shopping, em novembro.
A proposta será manter a mesma política de rua com estilo de centro de compras e um mix recheado de produtos diferenciados como tablets, ultrabooks e celulares de última geração. A Credimóveis está no mercado há 47 anos com origem no Cabo de Santo Agostinho e 45 lojas em Pernambuco, Alagoas e Paraíba.

PSDB entra com representação no TSE contra Dilma

O PSDB entra nesta quarta-feira (11) com uma representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a presidente Dilma Rousseff (PT) por propaganda eleitoral antecipada em rede pública de rádio e tevê. O discurso à nação foi ao ar na última sexta-feira (6), em razão do feriado de 7 de Setembro, Dia da Independência do Brasil.

A representação foi anunciada pelo presidente nacional do partido, o senador mineiro Aécio Neves, em nota divulgada à imprensa no dia do pronunciamento. “Desrespeitando o cargo que ocupa, a presidente Dilma Rousseff transformou o espaço republicano de rede nacional de rádio e tevê, prevista para finalidades específicas, em acintosa ferramenta eleitoral”, disse o senador.

No documento, o PSDB afirma que a presidente ultrapassou os limites da publicidade institucional, conforme prevê o Artigo 37, § 1º, da Constituição Federal, e usou a rede pública de comunicação para fazer proselitismo político. “É sabido que a popularidade da Presidente da República, como futura candidata à reeleição, sofre duro golpe no presente ano, especialmente após as recentes manifestações que tomaram as ruas das cidades brasileiras”, diz trecho da representação.

O partido alega que não é possível tolerar o “mau exemplo da primeira mandatária da República” e pede punição ao TSE. “Desse modo, a fim de preservar a necessária igualdade de oportunidades entre os partidos e candidatos às eleições, pede-se que esse colendo Tribunal Superior Eleitoral reprima, com máximo rigor, o abuso verificado.”

Presidente da Fundação Banco do Brasil deixa o cargo após denuncias

O presidente da Fundação Banco do Brasil, Jorge Streit (PT), pediu para deixar o cargo após seu envolvimento em denúncias de desvios de recursos da instituição. Além de Streit, também deixou o cargo o diretor executivo de desenvolvimento social da fundação, Éder Marcelo de Melo.
Streit foi indicado para o cargo pelo Partido dos Trabalhadores e com apoio do ex-presidente da fundação, Jacques Pena, que também é investigado no esquema de corrupção.

De acordo com o Estado de S. Paulo, a delegacia de combate ao crime organizado do Distrito Federal apreendeu documentos e computadores na sede da fundação, em Brasília. O material foi retirado do gabinete do atual presidente da fundação, Jorge Alfredo Streit, ex-candidato ao Governo de Rondônia.

A Fundação Banco do Brasil, controlada pelo Partido dos Trabalhadores e vinculada ao Ministério da Fazenda, firmou convênios de R$ 36 milhões com entidades ligadas à legenda e familiares de seus dirigentes. A lista de organizações não governamentais, associações e prefeituras beneficiadas está sob investigação da Polícia Civil do Distrito Federal.

Jarbas: "Dilma culpa médicos por crise na saúde"

O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) disse hoje (11) ser favorável à iniciativa do Governo Federal de viabilizar a ida de médicos para as localidades mais pobres e distantes do país, mas acusou a presidente Dilma Rousseff (PT) de tentar responsabilizar a classe médica pela crise na saúde brasileira. “Quem tem responsabilidade política como eu, que já fui prefeito e governador, é obrigado a deixar de lado os radicalismos juvenis e pensar no que é melhor para a população.”

O parlamentar lembrou que o Partido dos Trabalhadores era quem sempre votava contra toda e qualquer proposta quando estava na oposição. “O PT sempre recorreu a últimas instâncias para derrubar projetos e ações que visavam o bem comum, como o Plano Real, a Lei de Responsabilidade Fiscal e o Programa de Reestruturação dos Bancos.”

De acordo com o senador, outro ponto da sua divergência com o Governo Federal, é “a campanha deliberada e manipulativa do PT e de alguns dos seus aliados em responsabilizar a classe médica pela crise na saúde”. “Imaginem se daqui a alguns meses a presidente Dilma Rousseff decidir culpar os engenheiros pelos atrasos nas obras do PAC ou das obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014. Ou se o PT responsabilizará os policiais pelo crescimento da violência nas grandes cidades”, ironizou.

Jarbas disse que o governo deveria ter proposto o Programa Mais Médicos por meio de projeto de lei e não por medida provisória. “Enquanto a gente aqui [no Senado] e na Câmara dos Deputados discute o projeto, ele já está em plena operação, o que praticamente obriga o Congresso Nacional a acatar o que determinou o Poder Executivo. Essa prática absolutista combina mais com o Estado Novo de Getúlio Vargas ou com os generais-militares da ditadura militar.”

Por fim, o senador levantou questionamentos quanto ao acordo fechado com o governo cubano e disse que esse entendimento não altera o fato de que a gestão petista, muitas vezes, coloca a simpatia ideológica à frente do bom senso.
“Basta lembrar o que disse recentemente o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, ao afirmar que o governo brasileiro não concederá asilo político aos médicos cubanos, caso alguns deles desejem, no futuro, permanecer no Brasil. Eles serão mandados de volta para a ditadura cubana. Essa posição é inaceitável e mostra o quanto esse acordo precisa ser melhor debatido e aprofundado”, concluiu.

PACOTE DE BONDADES - Nesta quinta, Dilma gastará R$ 15 milhões em equipamentos para prefeitos pernambucanos

Depois de dois meses da realização da marcha de prefeitos, em Brasília, a presidente Dilma Rousseff anunciou ontem pacote de bondades a prefeitos, sobretudo os de municípios do semiárido. Nesta quinta, tem mais. Aqui, no Recife, o Ministério do Desenvolvimneto Agrário (MDA) fará a entrega de maquinário para 61 prefeitos.

O kit de Dilma inclui carros pipa, motoniveladoras e caminhões caçamba.

Na prática, os recursos funcionam como complemento ao repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), que irá para as contas municipais sem vinculação com qualquer área.
 

Papa: ateus, assim como católicos, podem tomar decisões morais

O Papa Francisco disse que os ateus, assim como os católicos, podem tomar decisões morais, em uma carta sem precedentes publicada nesta quarta-feira no jornal italiano de esquerda La Repubblica, com a qual responde às perguntas levantadas pelo co-fundador do jornal.

"A misericórdia de Deus não tem limites, se nos voltarmos a ele com um coração sincero e arrependido", disse nesta carta o líder de 1,2 bilhão de católicos.

À pergunta sobre se "o Deus dos cristãos perdoa os que não acreditam nele e não buscam a fé", o Papa responde afirmativamente e considera que "a questão para as pessoas que não acreditam em Deus é ouvir sua consciência. O pecado, inclusive para aqueles que não têm fé, é ir contra sua própria consciência".

"Ouvi-la e obedecê-la significa decidir sobre o que é bom e o que é mau", acrescentou.

A carta responde de forma longa e detalhada às perguntas que o intelectual de esquerda e editorialista do La Repubblica, Eugenio Scalfari, um ateu declarado, formulou em julho e agosto ao Papa argentino sobre as relações entre a religião, o homem e a sociedade moderna.

Francisco responde a ele nas quatro primeiras páginas do jornal. "A cultura moderna fundada no século das luzes acusa frequentemente a Igreja e a cultura de inspiração cristã de representar "o obscurantismo da superstição que se opõe à luz da razão".

"Chegou a hora (...) de um diálogo aberto e sem preconceitos que pode reabrir a porta a um reencontro sério e frutífero", acrescenta o Papa, que classifica este diálogo de "valioso e merecido".

"Sinto-me confortável ouvindo suas perguntas e buscando com você as vias pelas quais pode ser que possamos começar a traçar um caminho juntos", acrescenta Francisco na resposta, sua mais nova tentativa de se aproximar dos não fiéis.

Em um parágrafo dedicado aos judeus, o Papa escreve que "nas terríveis provas sofridas ao longo dos séculos", estes últimos "conservaram sua fé em Deus e, por isso, nunca estaremos suficientemente agradecidos a eles, como Igreja, mas também como humanidade".

Por outro lado, o pontífice reconhece "a lentidão, as infidelidades, os erros e os pecados que aqueles que compõem a Igreja cometeram e ainda podem cometer".

Feira camponesa vende alimentos sem agrotóxico em praça de Maceió

Quem procura ter uma alimentação livre de agrotóxicos tem uma opção temporária de compras a partir de hoje. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realiza a 14ª Feira da Reforma Agrária até o próximo sábado, na Praça Afrânio Jorge (Praça da Faculdade), em Maceió.
Toneladas de alimentos sem agrotóxicos serão comercializadas pelos trabalhadores, como farinha, abóboras, galinhas de capoeira, mel, mudas de plantas e uma grande variedade de frutos. A Feira é o ápice da cadeia produtiva camponesa e a comercialização dos produtos cultivados pelas famílias campesinas é uma oportunidade de divulgação do trabalho realizado no campo.
Além dos alimentos, durante todas as noites, a população terá acesso ao Festival de Cultura Popular, que promove shows de música popular e exibições de filmes do Cineclube Cinema na Terra. Este ano, entre as atrações estão Chau do Pife e o violeiro João de Lima.
A cerimônia de abertura está marcada para esta quarta-feira (11), às 19h, e contará com a participação de lideranças dos movimentos sociais e do poder público

PECADO MORTAL - "Uma novela não vive somente de comédia", diz Carlos Lombardi em coletiva

Na manhã desta terça-feira (10), jornalistas e atores se reuniram no Recnov, complexo de dramaturgia da Record no Rio de Janeiro, para a coletiva de imprensa de "Pecado Mortal". A nova novela da Record marca a estreia de Carlos Lombardi na emissora. O NaTelinha esteve presente.

O autor de sucessos como as novelas "Quatro por Quatro", "Kubanacan", "Pé na Jaca" e a minissérie "O Quinto dos Infernos", todas exibidas pela TV Globo, tem como característica a comédia.

No entanto, desta vez ele garante que o telespectador terá pela frente um mix de drama, ação e romance. “Eu não abandonei a comédia, mas uma novela não vive somente disso. Eu jamais perderei meu humor e nem o meu cinismo”, diz.  
Uma das características em seus trabalhos, os homens descamisados, também estão garantidos. Que o diga Fernando Pavão, intérprete do Carlão, que promete muitas cenas calientes, e sem camisa, com Patrícia (Simone Spoladore), sua esposa na trama.

E ele não tem medo das possíveis cantadas na rua. “Tomara que elas venham! [Risos]. Faço esporte desde cedo, luto Muay Thai, acho que não irei fazer feio”, analisa. 
A briga entre bicheiros e traficantes

A trama de "Pecado Mortal" tem início em 1941 e mostra a fuga da Europa de Michelle Vêneto (Henrique Guimarães/Luiz Guilherme) para o Brasil, onde torna-se chefe de segurança do Bicheiro Cebolão (Gracindo Jr.).
 

Luiz Guilherme, Jussara Freire, Betty Lago, Lua Blanco, Mario Gomes e Sonia Lima
Foto: Munir Chatak/TV Record

O jovem casa-se com Ana (Maitê Piragibe/Jussara Freire) e mantém um caso com Stella (Marcela Barrozo/Betty Lago), com quem acaba tendo dois filhos, mas não chega a ficar sabendo.

Rápida, assim que descobre a vida dupla do marido, Ana, que também estava prestes a lhe dar um filho, mas perde-o, consegue convencer Stella a lhe entregar as crianças para criar como sendo dela.

Intérprete dela ainda jovem, Maitê Piragibe está radiante com sua primeira vilã. “Ela é muito intensa e a maior vilã da trama. Mas apesar da minha participação ter sido pequena (apenas um capítulo) estou muito feliz!”, vibra.

A década de 70 em alta
A trama dá um pulo para 1977, onde se dá o resto da história a partir da morte de Cebolão. Michelle herda o posto deixado pelo patrão e, consequentemente, o comando do Morro do Pinguim e do jogo de bicho na zona sul do Rio.

Ambientada na cidade maravilhosa, "Pecado Mortal" retrata o crescimento das favelas em uma época onde a figura do bicheiro era vista como patriarca das comunidades, das escolas de samba e benfeitor da justiça local.
 

Juliana Didone e Bianca Byington
Foto: Munir Chatak/TV Record

De acordo com o diretor Alexandre Avancini, que já trabalhou com Lombardi em inúmera produções, a novela estava nos planos do autor há algum tempo e ele está feliz que a Record tenha aceitado investir nesse projeto.

“Para isso, um grande trabalho de pesquisa foi realizado. A produção se preocupou em maquiar não só os atores como também a cidade do Rio de Janeiro da época”, diz.
E quem concorda que está tudo maravilhoso é Paloma Duarte, que viverá a articulosa Dorotéia. “Desde que vi 'Bebê a Bordo' achei o Lombardi muito ousado para época. E ainda é! Nós nunca havíamos trabalhado juntos antes, mas ele me devia essa. [Risos]. Posso afirmar que vem muita coisa boa por aí”, conclui.

"Pecado Mortal" estreia no próximo dia 25, uma quarta-feira, a partir das 22h.

Prefeito do Recife nega que vereador tenha sido expulso da base na Câmara

O prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), negou informação que circulou na imprensa na manhã desta quarta-feira (11) de que o vereador Marco di Bria (PTdoB) teria sido banido da base aliada da PCR na Câmara Municipal. "Isso não aconteceu. A relação com o vereador está sob controle", respondeu o prefeito. Marco teria ouvido do secretário de Relações Institucionais, Fred Oliveira, que ele não deveria mais cobrar ações da PCR porque não faria mais parte da base de Geraldo na Casa.
A história surge menos de um mês após a polêmica de que haveria uma crise entre o executivo e os vereadores. No dia 12 de agosto, Fred também teve um desentendimento com o presidente da Câmara, Vicente André Gomes (PSB), em quem teria chegado a dar um empurrão. Questionado se estava contente com a postura do secretário no trato com os aliados, o prefeito soou genérico. "Eu aprovo o trabalho que tem sido feito por todo o meu secretariado", disse

Em cinco anos, INSS pagou R$ 7,38 milhões a pessoas mortas só na Paraíba

INSS

O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) realizou pagamentos considerados irregulares pelo Tribunal de Contas da União (TCU), por se tratar de beneficiários que já morreram, no valor de R$ 7.381.931,77, na Paraíba. Contudo, só foram recuperados ou estão em fase de recuperação por consignação ou parcelamento, os valores de R$ 323.727,41. Os benefícios foram pagos no período de abril de 2008 a setembro deste ano. O TCU apontou haver 15.278 benefícios irregulares.

Conforme o INSS, na Paraíba, dos 15.278 benefícios questionados, 9.147 tiveram apuração concluída (59,87%) e, destes, 7.144 foram avaliados como regulares pelo TCU. Os 2.003 restantes foram considerados irregulares. Ainda faltam ser apurados 6.131 (40,13%) benefícios.
A quantia de R$ 6.716.307,45 está em fase de cobrança administrativa e judicial. Já os valores de R$ 341.896,91 são irrecuperáveis porque são de casos em que os débitos já estão prescritos ou então foi determinado pela Justiça ou pela junta de recursos que não houvesse a cobrança, segundo o INSS.
No País, o órgão ainda não conseguiu recuperar, ao menos, R$ 500 milhões pagos indevidamente, em 2009. Os auditores do TCU constataram que o INSS havia pago quase R$ 2 bilhões de modo irregular a cerca de 1 milhão de pessoas já falecidas. A constatação é que as informações dos óbitos repassadas por cartórios demoravam a ser, ou não eram, registradas no sistema do órgão federal.
Na auditoria, o tribunal constatou que, até setembro de 2012, o INSS havia analisado cerca de 120 mil desses pagamentos suspeitos de irregularidades. Desse total, o instituto reconheceu que pagou R$ 580 milhões indevidamente. Mas, desse valor, foram recuperados apenas R$ 80 milhões.
O INSS afirma que o TCU apontou 477 mil benefícios irregulares, número diferente do órgão de controle. Desses, segundo o Instituto, 301 mil já foram apurados e quase metade são regulares. Ainda de acordo com o órgão, dos benefícios irregulares, foram recuperados, até setembro de 2013, R$ 143 milhões. Outros R$ 736 milhões estão em fase de recuperação e R$ 31 milhões estão oficialmente perdidos: o órgão reconhece que não há como recuperá-los, seja por decisão judicial ou por prescrição.
Aposentados
Na Paraíba, o INSS paga 387.518 (58,40%) aposentadorias e 147.681 (22,26%) pensões. Com relação ao cadastramento, o INSS realiza um trabalho com a participação da rede bancária e só haverá confirmação de quantos beneficiários realizaram a comprovação de vida e renovação de senha após a conclusão dos trabalhos em 28 de fevereiro do ano que vem.
Correio da Paraíba

Planalto vai acelerar rompimento com Eduardo e PSB

Deputado diz que vai matar blogueiro

Agora Secretário, Ciro diz que vai "CALAR A BOCA"

Zé de Abreu anuncia filme sobre AP 470: 'O GOLPE JURÍDICO

Decreto estadual pode prejudicar Hospital de Arcoverde

O vereador arcoverdense Luciano Pacheco (PSD) subiu à tribuna, na tarde de ontem (10), para pedir que o governador Eduardo Campos (PSB) revogue o decreto assinado por ele e que estabelece redução no custo dos plantões da rede hospitalar estadual.

A solicitação, de acordo com o parlamentar, se deu após observar os prejuízos que a medida acarreta para o Hospital Regional de Arcoverde, que, obrigado a cortar as despesas com pessoal em até 30% para se adequar às novas regras, prevê diminuição no número de atendimentos.
Luciano alertou ainda para o comprometimento de serviços essenciais, que, devido aos cortes impostos pelo Governo de Pernambuco, serão diretamente prejudicados, uma vez que para se adequar ao que prevê o decreto, o Hospital de Arcoverde terá que demitir profissionais (médicos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas e técnicos de enfermagem e laboratório), equipe que hoje é formada por cerca de 190 pessoas.

Sebastião Oliveira quer disputar mandato federal

O deputado Sebastião Oliveira (PR) confessou, em entrevista a uma rádio de Serra Talhada, que possui “uma vontade pessoal de alçar uma candidatura a deputado federal”, mas que a inclusão do seu nome na disputa por uma cadeira no Congresso Nacional depende do aval do deputado Inocêncio Oliveira e do governador Eduardo Campos (PSB), seu “aliado de todas as horas”.
“A minha vontade pessoal é de concorrer a uma vaga de deputado federal, mas eu não sou um político profissional, posso ser ou não candidato. E se for da vontade de minha liderança que eu não seja, volto para minha função de médico com o maior prazer. Mas minha vontade é de eleger-me para a Câmara Federal.”

Questionado sobre a gestão do prefeito Luciano Duque (PT), o deputado, ao falar sobre as constantes alterações no primeiro escalão serra-talhadense, elogiou as mudanças e disse ver como algo positivo para a cidade.
“Vejo que o atual gestor está querendo se descolar do prefeito anterior e dar uma cara própria, com o seu ritmo, e isso é bom. Quando estava em campanha, dizia sempre que as pastas estratégicas (saúde, educação e previdência) seriam administradas no seu colo e são estas as pastas que enquadram um prefeito na Lei de Improbidade Administrativa”, pontuou.

Alunos de Águas Belas protestam contra municipalização de escola

Alunos, professores e funcionários da Escola João Rodrigues Cardoso, de Águas Belas, saíram em passeata, na manhã desta quarta-feira (11), para protestar contra a municipalização da unidade. A manifestação, de acordo com uma funcionária, tenta impedir que a escola seja extinta “ou que venha a existir apenas nas lembranças e fotos amareladas em álbuns de formatura”.
“O aluno desta escola aprende desde cedo a exercer sua cidadania com educação e sem covardia. Aprende a se posicionar diante das situações impostas, não aceitando passivamente aquilo que não é certo. [...] Estamos na luta e permaneceremos nela até que o Governo do Estado nos ouça e entenda que merecemos respeito. [...] Não somos uma escola falida; somos uma escola sólida, atuante há quase meio século. Queremos permanecer na rede estadual”, disse a servidora.

O movimento é endossado por uma comunidade formada por 1.790 alunos, 44 professores e vários funcionários.

Grupo São Braz lesa Estado da Paraíba em R$ 7 milhões

José Carlos
O Grupo São Braz fundado na Paraíba pelo empresário José Carlos da Silva Júnior lesou em nada menos que R$ 7 milhões os cofres públicos estaduais através do não recolhimento de ICMS. A ilegalidade foi confirmada pelo Conselho de Recursos Fiscais do Estado que através do Acórdão nº 173/2012 (disponível na Internet). O Acórdão afirma que existe “clareza na descrição da infração praticada” (não pagamento do ICMS relativo aos anos de 2005, 2006 e 2007), confirma “a inadimplência de obrigações fiscais perante o fisco estadual” e “motiva a perda do benefício fiscal concedido no âmbito do FAIN, tornando, assim, indevida a utilização de crédito presumido”.
A decisão do Conselho de Recursos Fiscais considera que está “sendo devida a exigência do crédito tributário de R$ 6.761.539,80 (seis milhões, setecentos e sessenta e um mil, quinhentos e trinta e nove reais e oitenta centavos), sendo R$ 2.253.846,60 (dois milhões, duzentos e cinqüenta e três mil, oitocentos e quarenta e seis reais e sessenta centavos) de ICMS por infringência aos artigos 106, IV do RICMS/PB, aprovado pelo Dec . n° 18.930/94 e artigos 6º, §4° c/c 31 e 32 do Dec. nº 17.252/94 e R$ 4.507.693,20, (quatro milhões, quinhentos e sete mil seiscentos e noventa e três reais e vinte centavos) de multa por infração nos termos do artigo 82, V, “h” da Lei nº 6.379/96”. A reportagem tentou falar com o empresário José Carlos mas apesar de vários telefonemas, ontem, ele não foi encontrado para comentar o assunto.
Revista faz a denúncia
Em agosto de 2011, a revista “Politika” trouxe a denúncia de que “O Grupo São Braz foi multado em 17 de junho de 2010 após o fiscal da Receita estadual, Newton Arnaud Sobrinho, identificar falta de recolhimento do ICMS. Pouco mais de três meses depois a dívida foi extinta, a multa cancelada e o auto de infração foi apagado dos arquivos da Secretaria da Receita”.
A revista informa também que “o ex-secretário da Receita Estadual, Naílton Rodrigues Ramalho, foi responsabilizado por uma clara tentativa de ‘abafar’ a repercussão em torno do grave fato, negando, inclusive, a sua própria existência contábil”.
“O ex-secretário informou – na versão dele – que nenhuma dívida da empresa de alimentos São Braz foi perdoada pela Receita do Estado e que a cobrança, feita indevidamente, havia sido duplicada”.
A propósito do auto de infração por não recolhimento do ICMS, o relator do Acórdão nº 173/2012 que confirma a irregularidade, conselheiro João Lincoln Lins Borges, afirma que “a presente infração está devidamente comprovada através dos registros no livro de Apuração do ICMS, na rubrica “outros Créditos”. Sob a denominaç ão Crédito FAIN no valor total de R$ 2.537.216,29, registrado nos seguintes períodos: out/2005, de março/2006 a dez/2006 e de jan/2007 a out/2007, conforme demonstrativo do débito do imposto e outros documentos que comprovam o atraso no recolhimento do ICMS para os referidos períodos”.
Auto de infração é legal
No mesmo sentido, o da constatação da irregularidade, também vota a presidente do Conselho de Recursos Fiscais do Estado, Patrícia Márcia de Arruda Barbosa, que se pronuncia nos seguintes termos: “ Verifica-se, no caso em análise, que o auto de infração foi lavrado de acordo com os ditames legais que regem o processo administrativo fiscal, permitindo o pleno exercício do direito de defesa pelo contribuinte, tanto é que a mesma foi exercida tanto em primeira como em segunda instância administrativa. Nesse desiderato, deparamos com o fato de que à luz de tais considerações, analisando os autos verifica-se que não houve nenhum ato/fato que pudesse gerar a nulidade da autuação, motivo pelo qual rechaço veemente o entendimento prolatado pelo relator do voto divergente, pois no que tange aos aspectos formais, verifica-se que a peça sub exame encontra-se regularmente constituída, podendo de modo claro identificar a natureza da infração veiculada e o embasamento legal infringido”. À época de denúncia, o Grupo São Braz fez divulgar nota afirmando que “o que ocorreu foi que o processo fiscalizatório foi entendido como procedimento em duplicidade e por esta razão foi cancelado pela própria autoridade fiscal”.
A esse respeito, o conselheiro relator do processo nº 0715532010-2, João Lincoln Lins Borges, em que a acusada pede a anulação do procedimento que constatou a irregularidade, afirma que há “clareza na descrição da infração praticada”, não cabendo, portanto, a afirmação de que houve dupla cobrança do crédito, e que “Tal irregularidade evidenciou-se pelo fato do contribuinte ter utilizado indevidamente crédito do imposto, constatado pela não observância ao disposto no §§ 4º do Art. 6º do Decreto nº 17.252/94 c/c o inciso IV do Art. 106 do RICMS/PB, aprovado pelo Decreto nº 18.930/97, onde estabelecem respectivamente que o contribuinte beneficiário do FAIN em atraso no recolhimento do ICMS, não gozará do referido beneficio, bem como o prazo para recolhimento do imposto dos estabelecimentos industriais.
Correio da Paraíba