De
acordo com analistas da Gartner, a monetização de aplicações móveis
será cada vez mais difícil. A empresa acredita que, em 2017, 94.5% de
todos os aplicativos baixados serão gratuitos. Além disso, os analistas
prevêem que apenas 0,01% dos aplicativos serão considerados rentáveis
pelos seus desenvolvedores.
Segundo a empresa, as
pessoas baixam seus aplicativos baseadas em indicações de amigos e de
mecanismos de recomendações. Por isso, por mais que um app seja bom, o
usuário não terá tempo de comprovar. Ele irá direto ao que lhe foi
indicado. Além disso, sempre existirá uma alternativa gratuita
equivalente ou até mesmo melhor que, por razões óbvias, será preferida
pelos usuários.
A Gartner também observa a
crescente adoção do modelo “freemium” pelos desenvolvedores. Se a
previsão dos seus analistas estiver correta, ela deve aumentar ainda
mais. Afinal, seria uma forma de monetizar o aplicativo mesmo que o seu
download seja disponibilizado gratuitamente.
“Isto irá se tornar pior no
futuro e haverá uma competição ainda maior, especialmente em mercados de
sucesso”. Prevê Ken Dulaney, vice-presidente e analista da Gartner.
Fonte: Mercado Telecom
Nenhum comentário:
Postar um comentário