quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Acidente deixa ciclista morto na BR-104, em Caruaru

Do JC Trânsito
Um acidente deixou um ciclista morto no km 67 da BR-104, em Caruaru, no Agreste pernambucano, na manhã desta quinta-feira (26).
O ciclista, um homem de 53 anos e identidade não revelada, morreu após ser atropelado por um caminhão enquanto atravessava a via em cima da bicicleta. O acidente ocorreu por volta das 5h30 e o tráfego de veículos não chegou a ser interrompido. 

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o ciclista não prestou atenção ao fluxo de veículos quando atravessou a via, o que pode ter acarretado o acidente. Um caso similar ocorreu em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, em 2013: um ciclista de 16 anos morreu ao ser atropelado por um carro enquanto atravessava a Avenida Visconde de Jequitinhonha na faixa de pedestres, mas com o sinal aberto. 

A cláusula 1 do artigo 68 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) sugere que os ciclistas descam da bicicleta para atravessar a via, se equiparando a pedestres: 

"Art. 68. É assegurada ao pedestre a utilização dos passeios ou passagens apropriadas das vias urbanas e dos acostamentos das vias rurais para circulação, podendo a autoridade competente permitir a utilização de parte da calçada para outros fins, desde que não seja prejudicial ao fluxo de pedestres.
§ 1º O ciclista desmontado empurrando a bicicleta equipara-se ao pedestre em direitos e deveres. [...]"

Nenhum comentário: