terça-feira, 21 de novembro de 2017

PCdoB reconduz Luciana Santos à presidência nacional do partido




O PCdoB encerrou, em Brasília, o seu 14º congresso nacional, reconduzindo por unanimidade a deputada federal Luciana Santos(PE) à presidência nacional do partido.


Os comunistas reuniram-se entre os dias 17 e 19 deste mês para discutir sua política de alianças e eleger os novos membros do Comitê Central.

O evento contou com a presença da deputada estadual Manuela D’Ávila (RS), pré-candidata do partido à Presidência da República.

Uma das tônicas do debate foi a defesa de uma “Frente Ampla” de tonalidade esquerdista em defesa de projeto “nacional e popular”.

“Apesar das adversidades, a nação e a classe trabalhadora poderão superar essa grave crise que o país atravessa. Estamos convictos de que se conseguirmos dar passos na constituição de um ‘frente ampla’, o campo democrático, popular e patriótico poderá vencer as eleições presidenciais de 2018”, disse Luciana Santos.

Participaram do congresso representantes do PT, PSB, PDT, PV e PPS, partidos com os quais o PCdoB tem afinidade.

O ex-presidente Lula participou do evento no domingo e apoiou a decisão do PCdoB de lançar candidatura própria à sucessão de Michel Temer.

“Qualquer partido de esquerda que quiser lançar candidato, que lance. Agora, se tiverem coragem, a gente vai para as ruas juntos”, disse o ex-presidente.

Em seguida, dirigindo-se à pré-candidata do PCdoB, acrescentou: “Manuela, não pense que pelo fato de você ser pré-candidata vai gerar alguma rusga entre mim e você, ou entre mil e o PCdoB. A única coisa que vocês poderão estranhar daqui para frente é, um belo dia, eu começar a ir aos comícios de vocês”.

Luciana Santos agradeceu a presença do ex-presidente dizendo que ele é um aliado histórico do partido.

“Estamos no mesmo campo. Os nomes que surgem para a disputa eleitoral possuem a legitimidade e a força de suas ideias. O ex-presidente Lula e o ex-ministro Ciro Gomes são herdeiros da corrente política dos trabalhadores que se gesta na histórica greve de 1917 e que, anos depois resultou na fundação do Partido Comunista, em 1922. Mas o PCdoB busca ser uma força política consequente e com a audácia necessária para propor novos rumos para o país”, disse Luciana Santos

Nenhum comentário: