terça-feira, 13 de março de 2018

Carros de Pernambuco passam a adotar placa de padrão Mercosul


O Estado será o primeiro a implantar a medida. (Imagem: Reprodução)

Pernambuco será o primeiro estado a implantar as placas do padrão Mercosul. A medida passa a valer para todo o país em setembro, mas será adotada no estado a partir de abril, para os carros novos. Os veículos zero quilômetro já deverão sair das concessionárias adaptados.

A nova placa, com três números e quatro letras, reúne informações como o número do mês da compra do carro, a bandeira do Brasil e a bandeira do estado. Há, ainda, itens como o QR Code e o selo de segurança.

Em entrevista à Rádio Cultura, o Coordenador da 4ª Ciretran de Caruaru, Raffiê Dellon, afirmou que também serão adotadas modificações em relação às cores que identificam o tipo de veículo. “Nas novas placas, a cor do fundo será sempre branca. As cores estarão nas letras e nos números”, afirmou.

O esquema continua o mesmo, sendo a cor preta para veículos de passeio, a vermelha para veículos comerciais, azul para carros oficiais, verde para os em teste, dourado para os diplomáticos e prateado para os colecionáveis.

Raffiê explicou, ainda, que o valor para a modificação da placa ainda não foi acertado. “Ainda não existe uma definição dos valores da nova placa, que serão pagos pelos proprietários, como é atualmente. Os atuais preços variam de estado por estado, tendo uma média de R$ 128, mas vai ficar a critério dos Detrans nos estados. Cada estado tem sua legislação própria no que diz respeito ao departamento de trânsito. Para Pernambuco, ainda não existiu uma definição com relação ao valor que será pago”, apontou.

O prazo final para que todos os carros circulem com a placa nova é 31 de dezembro de 2023.

Nenhum comentário: