quinta-feira, 1 de março de 2018

Marília Arraes é candidata, afirmam aliados

Foto: Divulgação

jamildo

Nesta quinta-feira, deputados federais pernambucanos fizeram circular a informação de que um grupo tático eleitoral (GTE) do PT em Brasília teria se reunido e começado a avaliar mais detidamente a situação das eleições em Pernambuco, em especial se vale a pena ou não a aliança com o PSB de Paulo Câmara.

Esse GTE, que tem na sua composição pessoas como a presidente do PT, Gleise Hoffman, e o senador Lindenberg Farias, estariam propensos a fechar com a avaliação de que o melhor seria a candidatura própria e não a composição com o PSB. Neste cenário apartado, o PT de Pernambuco poderia sair mais fortalecido das urnas e eleger uma bancada. Desde que apartou-se do PSB, ficou sem bancada federal que representasse o Estado. Na época, os socialistas comemoraram o feito, como uma espécie de comprovação de que estavam certos e que a população dava aval à Frente Popular, com Eduardo Campos.

De acordo com essas informações de bastidores, Lindenberg Farias disse que Marília era candidata porque o PSB não quer se coligar com o PT no plano nacional.

“O PT precisa do tempo de TV do PSB. Se o PSB não der o tempo de TV, Marília Arraes é candidata”, afirma um deputado federal, citando que, nesta situação, o nome de João Paulo na chapa de Paulo Câmara é uma “perua” (informação supostamente inverídica, divulgada para desinformação).

Uma das explicações para a recusa do PSB, de fazer a coligação nacionalmente e compartilhar o tempo de TV, seria não ficar engessado, em função das várias realidades estaduais, como São Paulo, com Márcio França, que deve assumir o governo do Estado com a candidatura de Geraldo Alckmin, do PSDB.

Na prática, existe uma guerra de narrativas em curso e a circulação desta posição do GTE, pró-Marília, funciona como um contraponto, aos deputados que no PT estariam trabalhando pela aliança, para ajudar a dar palanque a Lula em Pernambuco, bem como tese que estaria sendo ventilada pelo Palácio, a de que seria mais vantagem para eleger deputados federais do PT a coligação com o PSB nestas eleições.

“Eles dizem que o PT só elege deputados federais se coligar com o PSB. Finalmente, o GTE está entendendo que, se Marília Arraes for candidata, serão eleitos 3 do PT. Por tudo isto, vamos ver o resultado depois, Marília Arraes é candidata”, cita um aliado federal da neta de Arraes

Nenhum comentário: