quarta-feira, 1 de abril de 2020

Chesf dobra vazão do Rio São Francisco a partir de Xingó nesta quarta (1)


Vista aérea da Hidroelétrica de Xingó (Foto: Divulgação / Chesf)

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informou na noite desta terça-feira (31) que a vazão defluente de Xingó, situada em Piranhas, município do Alto Sertão de Alagoas, será elevada de 550 para 1.100 metros cúbicos por segundo a partir desta quarta-feira (1).

O motivo desse aumento é devido ao Reservatório de Sobradinho já ter ultrapassado 60% do seu volume útil. A Defesa Civil de Alagoas também se manifestou sobre a saída da população das áreas de risco, pois a situação deve provocar alagamentos em diversos pontos – incluindo residências e estabelecimentos comerciais. 

“Vai elevar as águas da parte do baixo São Francisco, do Xingó até a foz. Consequentemente, aqueles bares ribeirinhos e casas, que foram construídos às margens do rios, poderão ficar alagados. Teremos vários pontos, principalmente mais próximo as barragens, onde estão os bares e restaurantes de Piranhas, Pão de Açúcar e Canindé do São Francisco. Com certeza terão suas áreas alagadas”, explicou o coordenador da DC, coronel Moisés.

Período chuvoso

A Chesf informou que a Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco está no seu período chuvoso, que vai de novembro a abril e, em função das chuvas que têm ocorrido, desde a segunda quinzena de janeiro, houve uma melhora significativa no armazenamento dos principais reservatórios, atingindo os seguintes volumes úteis no dia 30 de março:

Três Marias: 99%;
Sobradinho: 73%;
Itaparica: 37%.

Ressalta-se, ainda, que a situação atual é de normalidade e que não há previsão de abertura de comportas dos vertedouros das usinas de Sobradinho, Itaparica e Xingó.

Da Redação com Assessoria

Nenhum comentário: