terça-feira, 12 de maio de 2020

Covid-19: Instagram indica fake news e retira publicação feita por Bolsonaro sobre mortes no Ceará


 (Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil)
Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil
O Instagram bloqueou na noite da segunda-feira (11) uma publicação do presidente Jair Bolsonaro sobre uma suposta diminuição de mortes por doenças respiratórias no Ceará. Os verificadores da Agência Lupa, empresa que presta serviço à rede social, consideraram a postagem falsa por trazer números equivocados sobre o tema.

De acordo com a publicação, o número de mortes no estado em 2019, período anterior ao surto da Covid-19, foi 6.377. Em 2020, já na pandemia, a publicação dizia que 6.269 pessoas morreram por doenças respiratórias, ou seja, um número inferior com relação ao ano anterior.

"Por que em 2019 não teve o mesmo alarde?" questiona a publicação de Bolsonaro. A fonte dos números, segundo a imagem, seria o Portal da Transparência do Registro Civil.
 
Bolsonaro compartilhou a postagem do perfil do deputado estadual André Fernandes, do Ceará.  
 
Segundo dados divulgados pelo Portal da Transparência do Registro Civil, 3.217 óbitos por doenças respiratórias foram registrados no período citado na publicação de Bolsonaro em 2020. Já em 2019, o número foi de 2.808. Logo, inferior ao ano da pandemia.

De acordo com o Ministério da Saúde, com base no mais recente balanço divulgado, o Ceará já tem 16.692 casos confirmados de coronavírus, além de 1.114 mortes.

Nenhum comentário: