Ascom/Compesa
Com o objetivo de combater o crime de furto de água em Lagoa dos Gatos e Cupira, no Agreste de Pernambuco, foi deflagrada, nesta terça-feira (15), a Operação Cajueiro. Duas pessoas foram presas por desviar 20% da água do Sistema Adutor do Cajueiro, rede de abastecimento dos municípios de Belém de Maria, Lagoa dos Gatos e Cupira.
Segundo o Governo de Pernambuco, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em que foram identificados os responsáveis.
A água era desviada para endereços residenciais e empresariais, como parques aquáticos e esportivos. Um conjunto habitacional com cerca de 150 imóveis era todo abastecido com a água furtada pelo esquema criminoso.
As ligações clandestinas desviaram o equivalente ao abastecimento de cerca de 1.508 residências, prejudicando a vida de aproximadamente 5.280 pessoas.
A operação contou com trabalhos das polícias Militar de Pernambuco e Civil de Pernambuco, do Instituto de Criminalística e da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).
A investigação teve presidência dos delegados Jeová Miguel e Gustavo Garcia, da 14ª Delegacia Seccional de Polícia (Desec).
A operação aumentará em 20% o volume de água entregue nessas cidades. “A equipe da Compesa que acompanhou a operação retirou a tubulação que estava sendo usada irregularmente (cerca de 1 km), assim como os responsáveis foram identificados e conduzidos pela polícia, que adotará as medidas cabíveis. Como resultado da operação, já observamos um aumento de 10% na vazão de distribuição nos municípios afetados pela ação criminosa. Foi realizado também o trabalho de orientação, catalogação e documentação dos moradores para que possam legalizar sua situação junto à Compesa”, explicou o gerente de Unidade de Negócios, Tiago Grassi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário