quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Na Lupa 🔍, Quarta 26/01/22, Blog do Edney

Coluna Diária Blog do Edney 


Na Lupa🔍

JOSÉ TINOCO, É REFERÊNCIA NA POLITICA DE GARANHUNS E REGIÃO
Dr. José Tinoco
 MÉDICO- Formando em medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1964, Dr. Tinoco , tornou-se médico-cirurgião do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS) e da Secretaria de Saúde do estado de Pernambuco. Nasceu em Recife e chegou à Garanhuns em 1966, quando iniciou suas atividades como Médico Cirurgião no Hospital Regional Dom Moura. Dez anos depois, em  1976, foi eleito vice-Prefeito na chapa do então Prefeito Ivo Amaral. Em 78 foi eleito deputado Estadual. Nomeado secretário Estadual de Trabalho e Ação Social, integrou o Governo de Marco Maciel, de 79 a 82.  Reeleito deputado Estadual em 82, recebeu a indicação do então Governador Roberto Magalhães para liderar a Bancada Governista na ALEPE. Em 1986, Tinoco foi eleito deputado Federal e participou ativamente da formatação da Constituição de 1988. Ainda exerceu cargos de destaque nos Governos Estadual e Federal. Também foi candidato a Prefeito de Garanhuns em 1992, na eleição que Bartolomeu Quidute se elegeu como narramos em outra oportunidade. 

HOSPITAL PERPÉTUO SOCORRO -Em 1969, fundou em Garanhuns a Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro que administra até os dias atuais ao lado de sua esposa Dona Fernanda.               Dr TINOCO e Dona Fernanda

HISTÓRIA- Em Garanhuns, ocupou a presidência do diretório municipal da Aliança Renovadora Nacional (Arena). Em 1977 assume como vice prefeito da cidade. No mesmo ano, tornou-se secretário municipal de Saúde, cargo que ocuparia até 1979. Com a extinção do bipartidarismo, filiou-se ao Partido Democrático Social (PDS).

MARCO MACIEL- Tinoco era amigo irmão do ex-governador e senador e Vice-Presidente da República Marco Maciel(PFL). Militaram juntos no
Movimento estudantil e entre eles surgiu uma amizade forte e leal chegando inclusive a serem compadres. Na política sempre estiveram lado a lado como carne e unha. A candidatura de José Tinoco a deputado federal constituinte fora construída passo a passo também com a grande contribuição de Maciel que sempre contava com o amigo em todos os cargos que ocupou.  Ex Governador Marco Maciel,  Ex Deputados Tinoco, Aurora Cristina e  Ex Prefeito Silvino Duarte

CEME - José Tinoco, apadrinhado do ex-senador chegou também a ser Presidente da Central de Medicamentos do Brasil (CEME) órgão do governo federal.  
A Central de Medicamentos – CEME foi criada em 1971 junto à Presidência da República, que tinha o objetivo de “promover e organizar o fornecimento, por preços acessíveis, de medicamentos. Essa parceria levou o ex nodeputado a diversos cargos e funções políticas, mas a amizade entre suas famílias se estendem até os dias atuais, mesmo com o falecimento de Marco Maciel, um homem que faz muita falta ao Brasil.
        Dr. Tinoco, história viva de nossa Região



SILENO GUEDES APÓS ANOS NA BUROCRACIA PARTIDÁRIA VAI A LUTA POR UM MANDATO             .             Secretário Sileno Guedes

NA LUTA - O Presidente Estadual do PSB, ex-vereador do Recife, Sileno Guedes que é atual secretário de Desenvolvimento Social do Governo do Estado, montou um time de peso para mudar de lado no balcão. Deixará enfim a burocracia partidária e o conforto dos escritórios refrigerados para se lançar no meio do povo em busca de um mandato de deputado estadual. Os amigos mais próximos dizem que Sileno mudou muito, para melhor, atestam. Com fama de nunca atender telefone de ninguém, nem do Papa Francisco, e muito menos responder mensagens, teria melhorado muito a comunicação com aquelas pessoas que agora são seus aliados para levá-lo a ALEPE. Tarefeiro alto, dos que missão dada é missão cumprida a nível dos socialistas, Sileno vai as ruas e fará dobradinha com vários candidatos a federal e atuais deputados. Tem sido amplamente beneficiado pelo poder da máquina partidária que comanda com mão de ferro, tendo inclusive nas eleições de 2020 enviado ajudas do fundo eleitoral e partidário somente aos que lhe interessavam. Uma coisa é fato: Sileno será eleito facilmente, sem atropelos e será sem dúvida um dos 49 estaduais com assento na Assembleia Legislativa em 2023.



SIVALDO GARANTE QUE BASE ESTÁ UNIDA COM CAYO ALBINO E FELIPE CARREIRAS 
                      Cayo Albino e Felipe Carreras

REGIMENTO- Em contato com a coluna o Prefeito Sivaldo Albino(PSB) afirmou que na Câmara de Vereadores de Garanhuns, onde ele exerceu quatro mandatos, chegando a presidir também a mesma, não existe no Regimento Interno da Casa Raimundo de Moraes, previsão legislativa de reeleição de presidentes e Mesa Diretora. É expressamente proibido que o atual presidente Jhony Albino(PSB) dispute mais um mandato pra ficar à frente do Legislativo Municipal. 
BASE UNIDA- Sivaldo ainda acrescentou que não tem conhecimento de qualquer vereador da base que sustenta o seu governo na câmara municipal tenha fechado acordo com os deputados estaduais Álvaro Porto(PTB), Claudiano(PP) ou com o ex-prefeito da cidade de Bom
Conselho, Danilo Godoy(PSB). 
Segundo Albino a base segue sólida e em clima de total união com Cayo Albino(PSB) para estadual e Felipe Carreiras(PSB) pra deputado federal, lembrando ainda que Carreiras tem destinado milhões em emendas parlamentares para a cidade de Garanhuns, cujas obras e ações serão realizadas ainda este ano. Essa é a posição do prefeito Sivaldo Albino(PSB) em relação a nota publicada na coluna de ontem dando conta que haveria na base vereadores com compromissos com outras candidaturas.




A DIFICULDADE DE MIGUEL COELHO NO AGRESTE MERIDIONAL É GRANDE        Miguel e Fernando Bezerra Coelho

O Senador e pai do pré-candidato a governador de Pernambuco e prefeito de Petrolina, Fernando Bezerra Coelho (MDB) esteve em Garanhuns, e em São João no dia de ontem (25). Procurou conversar com aliados e algumas lideranças do agreste na busca de reforço para a pré candidatura de Miguel ao Governo do Estado. 
Aqui a coisa é séria pois os prefeitos das cidades que compõem o agreste meridional, com raras excessões estão todos com o candidato que será anunciado pelo PSB nos próximos dias. (tudo indica que será o deputado federal Danilo Cabral) Os socialistas serão majoritário no Agreste. a prefeita Raquel Lyra(PSDB) deverá ficar com praticamente todas as oposições dessa localidade. 
A vida política de Fernando Bezerra e seu filho Miguel Coelho na região, não será fácil. Nota-se aos poucos que Miguel está isolado e dificilmente terá chances de chegar ao 2º turno pois as oposições ao governo de Pernambuco estão mesmo caminhando na direção da candidatura tucana, atual prefeita de Caruaru.    Senador visita atacado na cidade de São João



PT FAZ PESQUISA PARA SENADOR EM PERNAMBUCO E SINALIZA PARA MARÍLIA ARRAES
        Deputados Marília Arraes e Carlos Veras

FORMATANDO- A coluna foi informada que o PT Nacional teria encomendado ao instituto Vox Poluli (O Vox Populi é uma empresa brasileira especializada em pesquisas de opinião). O objetivo desta pesquisa que analisa os nomes dos deputados federais Carlos Veras e Marília Arraes é na prática mostrar ao senador Humberto Costa a viabilidade no nome da deputada petista na corrida pelo senado a fim de bancar uma união entre PSB/PT tendo a vaga do senado sendo direcionada para o PT.
Em tempo o PT Nacional precisa aumentar sua bancada no Senado Federal. Não seria uma pesquisa para ser divulgada e sim para consumo interno das legendas. Vários municípios e regiões foram ouvidos entre os dias 22 e 24, com a aplicação de 800 questionários. De acordo com informações até a sexta feira próxima haverá uma reunião para análise e consumo dos dados pelos caciques das siglas. Isso estaria inclusive retardando o anúncio de Danilo Cabral(PSB), atual deputado federal, como candidato à sucessão do Governador Paulo Câmara. 
Apertem os cintos que a turbulência está no ar e fortes emoções virão dessa decisão.



POPULAÇÃO DO VIANA E MOURA E JARDIM PETRÓPOLIS DETONAM VEREADORES

CANAL - A coluna possui um canal aberto para os leitores e sempre está atenta as reclamações, elogios e sugestões. Sempre de maneira muito democrática o espaço é aberto a todos, até mesmo porque a coluna não possui ideologia, lado ou posição radical em relação a nada. Nosso compromisso jornalístico é apenas com a verdade dos fatos. 
DENÚNCIA- No dia de ontem moradores do bairro Viana e Moura e também Jardim Petrópolis reclamaram bastante do desaparecimento dos vereadores que segundo eles não podiam ver ninguém pintar um simples meio-fio que já estavam lá brigando pela autoria da “obra” . Ocorre que os bairros estão reclamando da péssima iluminação e de lixo espalhados pelas localidades. Nós sabemos que coleta de lixo não é uma tarefa fácil em nenhuma cidade do mundo, porque a população também não ajuda muito. Mas, é importante que as autoridades verifiquem ambas as situações para dar a população o adequado serviço público. Iluminação pública traz outro ponto fundamental que é a segurança dos moradores, pois escuridão é uma via aberta para assaltos e violência. “Engraçado que quando é época de eleição eles não saem do Viana e Moura e estão sempre aqui pregando milagres. Ao se eleger desaparecem. Vamos esperar a visita desses agora na eleição de deputado. O povo daqui saberá dar a resposta” frisou Maria Alice, moradora do bairro Viana e Moura. 
No Jardim Petrópolis a reclamação inclui pavimentação em paralelepípedo(calçamento) que seria uma promessa de uma Vereadora do bairro e de outro parlamentar, porém a moradora alega que não viu mais ambos realizarem nada nesse sentido. A coluna é aberta a todos no WhatsApp 87- 99146.9000.

CARPINA SUSPENDE REINICIO DE AULAS PRESENCIAIS

                     Prefeito Manuel Botafogo

BOTAFOGO- prefeito Manuel Botafogo (sem partido) assinou um decreto suspendendo o início das aulas presenciais em Carpina. O gestor adiou para o dia 14 de março o início do ano letivo de 2022. Na justificativa, ele apontou o crescente número de casos da COVID-19 e da Influenza H3N2.Confira o decreto na íntegra, clicando aqui




NA MOSCA / MAGNO MARTINS TAMBEM CRAVOU- 🪰-Se não houver uma reviravolta de última hora, o deputado federal Danilo Cabral (PSB) será anunciado nos próximos dias candidato a governador da Frente Popular. Há dez dias, o governador Paulo Câmara deu a informação ao ex-presidente Lula. Língua solta, o petista se encarregou de imediato de vazar para o colunista Lauro Jardim, de O Globo, que já deu a escolha como certa, antecipadamente. Nós ontem divulgamos paralelamente a diversos canais de comunicação da capital, acertando na mosca a notícia quentinha mais uma vez.
Mas circulou a informação, ontem, de que a viúva Renata Campos ainda não assimilou Danilo.




FRASE DO DIA - ”Ele ( Bolsonaro) vai fazer o diabo para ganhar a eleição. Todas as ações que o governo fez nos últimos meses, e está projetado agora, são completamente eleitoreiras” (Tasso Jereissati, senador, avisando de uma forte turbulência eleitoral que se avizinha em 2022. O político deu entrevista ao Valor)Tasso Jereissati


A todos um ótimo dia!!!!

Blog do Edney
87991469000 FoneZap

Nenhum comentário: