sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Na Lupa 🔍, Sexta 28/01/22, Blog do Edney

Coluna Diária Blog do Edney 

Na Lupa🔍

DEPUTADA CRISTINA TAVARES A CARA DE GARANHUNS NO CENÁRIO NACIONAL 

                        Cristina Tavares 

HISTÓRIA- De 1979 a 1991 Garanhuns contou na Câmara Federal com a deputada Cristina Tavares, que nos dias atuais faz muita falta, sobretudo por possuir uma maneira de se fazer política diferente das que são feitas no tempo atual. Era uma época em que os grandes temas eram debatidos de forma apaixonada e baseado em muitas convicções, tendo sempre a democracia como pano de fundo. Cristina Tavares era jornalista, filha de José Alves Tavares Correia e Maria Mercês de Lima Tavares Correia. Em 1955 formou-se em línguas neolatinas na Faculdade de Filosofia do Recife preferindo seguir carreira como jornalista trabalhando em veículos como o Jornal do Comércio, Diário de Pernambuco, Visão, Diário da Noite e Correio Braziliense.

DEPUTADA- Eleita deputada federal pelo MDB em 1978 tornou-se a terceira nordestina a conseguir uma vaga na Câmara dos Deputados após as baianas Nita Costa e Necy Novaes, filiando-se depois ao PMDB do qual tornou-se vice-líder e com as ausências do titular tornou-se a primeira mulher a liderar uma bancada na história do parlamento brasileiro, sendo reeleita em 1982 e 1986. Como parlamentar votou a favor da Emenda Dante de Oliveira em 1984 e votou em Tancredo Neves no Colégio Eleitoral em 1985, além de ter participado como relatora da Subcomissão de Ciência e Tecnologia e da Comunicação da Assembleia Nacional Constituinte que elaborou a Constituição de 1988, mesmo ano em que figurou dentre os fundadores do PSDB, entretanto a indicação, mesmo posteriormente retirada, de Roberto Magalhães como vice-presidente na chapa de Mário Covas nas eleições presidenciais de 1989 a fez ingressar no PDT. 
            Mario Covas e Cristina Tavares

REVERSO- Na nova sigla, Partido Trabalhista Brasileiro, ao lado de Leonel Brizola(PDT), onde tentou um novo mandato em 1990, mas foi derrotada por causa da chapinha que o PSB montou naquele ano em que Miguel Arraes se elegeu deputado federal, arrastando vários deputados de votação nanica, deixando de fora Cristina Tavares, que nunca superou esse fato.

                                               Coragem era Cristina

ELEIÇÃO PRESIDENCIAL- No decorrer da campanha de 1990 Cristina atuou na campanha de Leonel Brizola, do PDT, apoiando-o nas eleições presidenciais daquele ano, cujo candidato ficou em terceiro lugar. Cristina também ficou marcada pela célebre frase sobre Sérgio Guerra, quando afirmou que o parlamentar era “uma inteligência à procura de um caráter.”

                Jornalista Roberto Almeida e Cristina Tavares

PARTIDA- Aos 57 anos de idade nos Estados Unidos após uma luta de quatro anos contra o câncer, em 23 de fevereiro de 1992 veio a falecer deixando a política de Garanhuns e do Brasil mais pobre pela falta da sua voz ma tribuna das grandes causas populares.



PRÉ-CANDIDATO PETISTA VICTOR FIALHO ESTEVE EM GARANHUNS


ESTADUAL-
O advogado e pré-candidato a deputado estadual, Victor Fialho (PT/PE) participou de várias agendas políticas e atendeu a imprensa em Garanhuns na última quarta-feira (26/02) Fialho é o Coordenador político do mandato da deputada federal que está bastante cotada pra disputar o Senado pela Frente Popular de Pernambuco, Marília Arraes (PT). Na Câmara de Vereadores esteve com dezenas de lideranças políticas de todo o Agreste Meridional, ouvindo sugestões e demandas. 


VEREADORAS-
Quem acompanhou Victor Fialho foi as co-vereadoras Fany Bernal (atual presidente do PT de Garanhuns), Marília Ferro e Fernanda Limão. Também foi registrado o encontro com Jeffeton Monteiro, ex-vereador de Jupi, Flávio de Chica da Pamonha, Doutor Hugo Cabral, presidente do PT de São João; Jânio Moraes, ex-vereador de Brejão; e Natércio Roldão, liderança política de Paranatama. Como podemos ver a visita a nossa cidade teve ampla movimentação.


EMISSORAS-
esteve ainda mas Rádios Marano, Jornal e Sete Colinas. "A confiança de Marília em lançar o meu nome é porque ela confia que serei uma pessoa que vai proteger o projeto político do nosso partido, que mudou a vida das pessoas e que é fundamental para resgatar o Brasil." Completou Victor Fialho 

FOCO - “Nosso projeto político, que também é o projeto político de Marília Arraes, é a eleição do presidente Lula(PT) no primeiro turno. Lula e o PT possuem uma história em Garanhuns, em Pernambuco, e sem dúvidas alguma, terá a maior intenção de votos do Nordeste, sendo eleito Presidente do Brasil pela terceira vez.” Completou o pré-candidato a deputado estadual pelo PT Victor Fialho.



WOLNEY OFERECE ALMOÇO A PAULO CÂMARA NA PRAIA DOS CARNEIROS EM TAMANDARÉ 


PAZES-
O deputado federal Wolney Queiroz(PDT) aproveitou a passagem de Paulo Câmara pelo litoral sul do estado e ofereceu um almoço em sua casa de praia, em Tamandaré, na privilegiada praia dos Carneiros, área nobre do litoral pernambucano, tendo no menu o prato principal: oferecer um diálogo sobre a possível adesão do PDT a Frente Popular e por sobremesa uma vaga de vice ou senador na chapa majoritária.
Quem também esteve presente ao almoço foi João Campos(PSB), prefeito do Recife, cuja vice Isabela de Roldão pertence ao partido de Wolney. Ganha uma prenda quem descobrir o que saiu desta conversa, mas o objetivo central foi uma operação segura Wolney que está assediado por Miguel Coelho para disputar o Senado na coligação com o PSL/DEM , o União Brasil 44. Sobre o que foi definido nesse encontro está Parecendo um melodrama, tá igual a música da cantora Amália Rodrigues : “nem as paredes confesso”
     Paulo visita aliados em Tamandaré



UNIVERSIDADES EM PERNAMBUCO REUNIDAS FUNCIONARÃO DE FORMA REMOTA 
REMOTO - O chamado consórcio se reuniu (reunião das universidades no estado) para definir o que fazer diante do aceleramento da curva de COVID-19 com a variante ômicron que está disparada em Pernambuco. Ficou definir-nos-íamos o calendário acadêmico será mantido porém nas próximas três semanas haverá funcionamento apenas remoto. A UPE liderada pelo professor Pedro Falcão, também inserida no referido grupo posicionou-se a favor das medidas que garantem a manutenção da vida e da saúde da comunidade acadêmica. Em tempo, integram o grupo a UPE, UFPE, UFRPE, UFAPE e UNICAP.



PROFESSORES RECEBERÃO 33% DE AUMENTO SALARIAL EM GARANHUNS E EM TODO O BRASIL
PISO SALARIAL- O governo Bolsonaro decidiu reajustar o piso da educação básica em 33%. A negociação entre Casa Civil, Ministério da Economia e Ministério da Educação era de um reajuste bem menor, de 7,5%, que atenderia governadores e prefeitos, sobre quem recai a maior parte do custo da folha da educação básica, porém o Presidente avisou logo que não iria sofrer prejuízo político junto aos professores em pleno ano eleitoral e pediu celeridade e rapidez no enceramento do tema dando o aval favorável aos professores. 

PREFEITOS- os gestores municipais apertem o cinto que essa bomba vai cair no colo de todos eles, a quem cabe a obrigação de pagar. Inclusive a coluna mostrou ontem que não é fácil ser prefeito, sobretudo em cidades pequenas onde os recursos são mínimos para o montante de despesas de manutenção da grade saúde, educação e assistência social

PRESSÃO- A pressão de parlamentares da área da educação e das categorias do magistério, além das ameaças de judicialização, levaram o governo a não querer assumir o custo político de dar um percentual de reajuste menor, diante das pesquisas que colocam o presidente em segundo lugar na corrida ao Palácio do Planalto.


PESQUISA PARA PRESIDENTE FEITA PELO BANCO MODAL MOSTRA NÚMEROS DIFERENTES DAS REALIZADAS ANTERIORMENTE 



ANÁLISE -
A nova pesquisa Futura Inteligência realizada para o Banco Modal S/A mostra os primeiros números do instituto sobre a corrida eleitoral em 2022. 
O ex-presidente Lula (PT) aparece liderando as intenções de voto, mas seguido de perto pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). Os demais pré-candidatos surgem bem atrás.
O ex-juiz Sergio Moro (Podemos) é o melhor situado entre a chamada terceira via, mas está empatado tecnicamente com o ex-ministro Ciro Gomes (PDT). Confira um dos cenários da pesquisa estimulada:
Lula (PT): 36,9%
Jair Bolsonaro (PL): 31,4%
Sergio Moro (Podemos): 8,5%
Ciro Gomes (PDT): 5,6%
João Doria (PSDB): 2,4%
André Janones (Avante): 1,8%
Guilherme Boulos (Psol): 0,8%
Rodrigo Pacheco (PSD): 0,6%
Simone Tebet (MDB): 0,5%
Aldo Rebelo (sem partido): 0,2%
Leonardo Péricles (UP): 0,2%
Alessandro Vieira (Cidadania): 0,1%
Felipe D'Ávila (Novo): 0,1%
Indecisos: 5,6%
Branco/nulo: 5,1% 

Foram realizadas 2 mil entrevistas por telefone, entre os dias 17 e 21 de janeiro, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos e confiabilidade de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-08869/2022.
(Matéria publicada originalmente pelo jornalista Magno Martins)



CAYO ALBINO É FESTEJADO PELO SEU ANIVERSÁRIO 
         Pré Candidato Cayo Albino

AFAGOS - O pré candidato a deputado estadual Cayo Albino(PSB) foi bastante cumprimentado no dia de ontem pelo transcurso do seu aniversário. O beija mão foi de vereadores a pessoas simples do povo, com quem tem mantido interação ao longo dessa pré campanha. Apesar de ser bastante jovem, o rapaz tomou gosto pela política e praticamente exerce essa atividade 24 horas por dia. Quem o acompanha se impressiona pois o mesmo não acha canto, não para um minuto. É comum estar na CODEAM e, em pouco tempo já ser visto na Cohab 2 e, logo em seguida na zona rural. Cayo segue um verdadeiro script (roteiro) planejado e que lhe garante bastante visibilidade das redes sociais. Também interage com aliados da região a exemplo do grupo de Paranatama, capitaneado pelo ex-prefeito Zé Teixeira e tantos outros espalhados pelos mais variados lugares. Representará o governo municipal e a família Albino nas eleições 2022 rumo a ALEPE. Sem dúvidas estão fazendo a parte que cabe ao grupo que governa Garanhuns. A oposição tem seus representes que também atuam sistematicamente. O importante é Garanhuns garantir duas ou três vagas de deputado estadual e tentar ampliar também a sua representação na Câmara Federal.



FRASE DO DIA - “Não quero ser candidato do PT. Quero ser candidato de um movimento”. (Lula)



A todos um ótimo dia!!!!

Blog do Edney
87991469000 FoneZap

Nenhum comentário: