Na segunda parte dessa edição que narra a gestão do ex-prefeito Bartolomeu Quidute (1993-1996), daremos sequência a feitos inéditos até então promovidos na Suíça Pernambucana. Garanhuns se abriu para o mundo e a cidade viveu momentos diferentes de auto estima e de grandes mudanças. O médico ganhou a eleição de forma surpreendente, porém levou a sua gestão de forma inovadora e criativa fortalecendo o nome de Garanhuns em todos os cenários. Abriu espaço para jovens engenheiros, arquitetos, advogados, médicos, professores, estudantes, acadêmicos, assistentes sociais, fisioterapeutas, lideranças e gente do povo. Vamos ver mais um pouco na coluna de hoje e amanhã encerramos essa matéria especial que tanto tem empolgado os leitores do Blog. Ontem houve pipocos de acessos e muita gente interagindo nos canais da coluna, sobretudo no WhatsApp. Vamos as realizações:
INTERNACIONAL- No seu governo Bartolomeu Integrou o Convênio “Companheiros da América” com a cidade de Augusta no Estado da Geórgia (USA), que permitia o intercâmbio cultural entre professores e estudantes de nossa cidade com os Estados Unidos.
Com muitas atividades culturais realizadas, Garanhuns passou a ser chamada de “Cidade das culturas interiorana”.
Institui a Fundação que objetiva a criação do Arquivo Público e Preservação de peças literárias, culturais e artísticas pertencentes ao município. Houve ainda a criação da Escola de música de Canto, violão, bateria e guitarra.
A gestão também deu apoio a Peça Teatral ”Jesus Alegria dos homens” inclusive recuperando e ampliando seus cenários.
Fez a Instalação do Salão de Artes Ronald White destinado aos artistas para fazer pequenas apresentações musicais e expor seus trabalhos de artes plásticas de maneira permanente.
CASA DO ARTESÃO/SETE DE SETEMBRO - Quidute Criou a Casa do Artesão abrindo espaços para a comercialização dos trabalhos dos nossos Artesãos na feira da cultura e em feiras realizadas fora de Garanhuns, como a 1ª Feira de Artesanatos de Pernambuco.
ESPORTES- Durante o seu Governo Garanhuns foi sede de vários eventos esportivos, principalmente a Corrida da Fogueira, a XXª Taça Brasil de Futebol de Salão zonal Nordeste na categoria profissional, o 1º campeonato de Norte/Nordeste de Motocross, 1º Encontro dos Jipeiros e o Torneio internacional de Fut-Tênis, com a participação de vários países da Europa.
Sob sua supervisão o Sete de Setembro foi Campeão Pernambucano da 2ª divisão.
Também foi ofertado apoio logístico ao 1º garanhunense presente na Corrida São Silvestre em São Paulo.

Bartolomeu Quidute, fez a Revitalização de todas as praças e jardins de Garanhuns e
Implantou o Calendário de Eventos, fez a Festa de Aniversário da Cidade e não abriu mão da Realização das festas populares como o carnaval, , São Sebastião, festa de Santo Antônio (sendo esta realizada pela 1ª vez), São João, São Pedro, Natal ( O tema foi “O NATAL ECUMÊNICO”, com a participação de diversas igrejas com corais, peças teatrais e pastoril em diversos bairros de Garanhuns e no Centro Cultural) e as festas religiosas na zona rural e Distritos.
FIG PROFISSIONAL - Promoveu a ampliação e profissionalização do festival de inverno( FIG) fazendo profundas modificações desde a infra-estrura com a construção de camarotes tubulares sendo a 1ª cidade do interior a ter esta iniciativa em Pernambuco. Toda organização do festival era realizada em Garanhuns. Ele sempre dizia que o festival é de Garanhuns e não em Garanhuns. Trazendo a organização do festival para Garanhuns, conseguiu abrir grandes espaços para nossos artistas desde os atores, locutores, músicos e cantores. Durante o festival tivemos a presença de todas emissoras de televisão com programas transmitidos ao vivo para todo estado e estados vizinhos e o festival foi transmitido pela primeira vez ao vivo para todo país pela TV Cultura.
GARANHETA - Promoveu a Garanheta já de modo profissionalizado, tendo sido um sucesso principalmente pela presença de vários blocos com uma grande participação dos artistas de Garanhuns e Pernambuco, democratizando assim os espaços para todos os blocos e artistas. Uma exigência feita pelo Prefeito Bartolomeu Quidute aos líderes dos blocos era que todos os abadás fossem confeccionados pelas malharias de Garanhuns. O não cumprimento desta exigência o bloco estaria fora do evento.
Para definir o nome da festa, por sugestão do Prefeito foi realizado um plebiscito através das emissoras de rádios entre Micaruns ou Garanheta, saindo esta última vencedora.
Ainda houve a Realização da Oktoberfest e a 1ª e 2ª Fest-Flores.
GARANHETA 2- Blocos fantásticos como o Solteiros Satisfeitos, Macacada, O Bicho, Micróbio no Frevo, Jegue Elétrico e outros diversos fizeram a alegria da juventude ao som de tantos artistas consagrados nacionalmente. Era uma época contagiante de se ver por exemplo o cantor Bel Marques e o seu Chiclete com Banana, Banda Eva, Ivete Sangalo, Cheiro de Amor, Asa de Águia, Nonô Germano e o autêntico frevo pernambucano. Tudo isso teve ampla expansão na gestão do médico Bartolomeu Quidute, um prefeito muito a frente do seu tempo.

FUTURO- Inaugurou a Agência de Desenvolvimento de Garanhuns – AD Garanhuns.
Implantação do Núcleo Regional da Empetur.
Fechou vários Convênios com Associação de Imprensa de Pernambuco e deu Incentivo ao Turismo Ecológico. Também foi da sua gestão a
Implantação das placas informativas dos pontos turísticos de Garanhuns. Determinou o
Cadastramento Empresarial.
Assinou Convênios com a UFPE para ministrar cursos profissionalizantes na área hoteleira como: Auxiliar de serviços gerais, lavanderia industrial, camareira, garçom e copa e cozinha.
Implantação do Núcleo Regional da Empetur.
Fechou vários Convênios com Associação de Imprensa de Pernambuco e deu Incentivo ao Turismo Ecológico. Também foi da sua gestão a
Implantação das placas informativas dos pontos turísticos de Garanhuns. Determinou o
Cadastramento Empresarial.
Assinou Convênios com a UFPE para ministrar cursos profissionalizantes na área hoteleira como: Auxiliar de serviços gerais, lavanderia industrial, camareira, garçom e copa e cozinha.
HOTÉIS - Com a consolidação dos eventos, a rede hoteleira foi expandida com a construção de 09 novos hotéis e a manutenção e ampliação dos que já existiam, com aumento no número de leitos. Os restaurantes e barzinhos também surgiram na cena garanhuense, muito deles com música ao vivo, movimentando a juventude e o setor. Bartolomeu Participou como Palestrante do Congresso Nacional de Entidades de Hospedagem, Alimentação e Turismo Realizado em Recife em 1995. Tema da Palestra: Garanhuns – Turismo de Eventos, Uma Realidade, levando a experiência de Garanhuns para outras cidades. Mostrou no evento os caminhos que trilhou na sua gestão para o sucesso desse setor. O ex-prefeito foi muito aplaudido ao discorrer sobre o seu trabalho voltado para o setor, gerando emprego e renda em Garanhuns.
Com Rosa Quidute e Alexandre Marinho na Ação Social de Garanhuns houve significativo avanço
SOCIAL- Impulso nunca visto na cidade com a força do carisma da 1ª dama que levou apoio e assistência a toda a toda a periferia e aos mais necessitados. Rosa e Alexandre também implantaram o Projeto Água Potável para todos, com distribuição de filtros.
Fizeram o Projeto Malharia, também desenvolveu a Criação da Escola de Corte e Costura Industrial, fomentando assim a instalação de malharias, uma das vocações de Garanhuns.
Foram decisivos na Criação da Escola de Floricultura e Jardinagem, com a formação de novos jardineiros e a produção de plantas ornamentais dando cobertura aos jardins de nossas inúmeras praças, sempre muito bem cuidadas na gestão. Com Bartolomeu, Rosa e Alexandre conseguiram fazer a Gratuidade da passagem de transportes coletivos para as pessoas deficientes através da Lei 2.672.
Ainda criou o Projeto Aprender - formação profissional e semi - profissional através de cursos de Trabalhos Manuais, Manicure, Cabeleireira, Pintura Automotiva, Renascença, Arranjos Florais e Corte e Costura. Ainda teve sequência o fomento para a Criação do Centro Municipal de Aperfeiçoamento Profissional – CEMAP. A passagem de Rosa Quidute lhe deu cacife pra outros voos inclusive no futuro seria eleita vice-prefeita na chapa de Izaías Régis. Seu nome é ainda muito lembrado para embates e projetos eventuais na política.
SOCIAL 2- Rosa e Alexandre também fizeram um mutirão para cadastramento de todas as entidades beneficentes e associações comunitárias. Mobilizou esforços gerais para a implantação do Projeto Sopão do Povo, atendendo 1.300 pessoas em bairros carentes.
Rosa promoveu a assinatura do Convênio com a FUNDAC em favor do menor infrator. Tratava-se na época de uma ação pioneira. Foi a primeira prefeitura a firmar um convênio visando à recuperação dos menores na sociedade. Medida de ressocialização importante que foi seguida por outros municípios. A Prefeitura fez ainda a Doação de 7 Hectares de terra aos quilombolas do Castainho para impedir que a especulação imobiliária avançasse sobre suas terras.De forma permanente promoveu a Distribuição de Alimentos para 480 famílias da zona rural para minimizar o sofrimento da fome causado pela seca.
Através da Ação Social Rosa junto com Alexandre fizeram a Aquisição de uma Kombi para fazer o transporte de pacientes de alta dos hospitais de Garanhuns para suas residências.
Seguiu à frente da pasta mobilizando campanhas para melhorar a qualidade de vida do povo mais necessitado, com doação de cobertores, colchões, sandálias, enxováis para recém-nascidos e cadeiras de roda. A passagem de Rosa Quidute foi marcante na Ação Social de Garanhuns.
Rosa criou o sopão, cursos profissionalizantes no Caic e levou para Alexandre Marinho para juntos colocarem em prática esses e tantos projetos. Ela ficou muito querida pelo apoio que dava ao povo, atendendo em sua necessidades dentro das possibilidades do momento. E o secretário de Ação Social, Alexandre Marinho também se destacou pela maneira inovadora que conduzia a sua pasta de forma democrática e ousada, como foi toda a gestão de Bartolomeu Quidute. “Alexandre Marinho foi fundamental no meu governo para o crescimento da secretaria de governo e ação social.” Fez questão de colocar o ex-prefeito Bartolomeu.
Bartolomeu não deixou de lado as áreas de Agricultura e Abastecimento que receberam investimentos e ações nunca vista na história.
REQUALIFICOU- Bartolomeu Quidute promoveu a retirada da favela do Parque Euclides Dourado. Desenvolveu a construção de pontos comerciais em estilo suiço no Parque Euclides Dourado (início da sua recuperação).
Atuou na recuperação da CEAGA e demarcação de toda área com colocação de guarita, sem esquecer também da manutenção e reforma do Mercado 18 de agosto.
ZONA RURAL- Na sua gestão foi feito a construção de uma adutora de 3 Km de extensão no sítio Farias.
Construção de uma adutora de 8 Km de extensão no sítio Cruz e Mimosinho.
Na gestão a Recuperação e manutenção de todas as estradas vicinais foi uma constante. Como também empreendeu a construção
de 150 poços amazonas(um recorde para época). Bartolomeu promoveu a aração de Terras para beneficiar os pequenos produtores.
Criou Projeto Plante uma Árvore, Plante o Futuro: Disponibilizando mudas de árvores, visando diminuir o desmatamento que vinha sendo feito sem o replantio de novas mudas.
Fez Recuperação, adequação dos equipamentos, execução de uma sub-estação de 45 KVA e uma rede de 13,8 KV e a construção de uma adutora para que o Matadouro tivesse condições de funcionamento.
Ainda dentro de tanta inovações fez a Construção de uma adutora de 4 Km com água da Compesa no Projeto Itacatu.
Também promoveu a Recuperação dos Açougues de Miracica e São Pedro como também determinou a
construção de várias passagens molhadas na zona rural.
Focou no Cadastramento dos Feirantes, para se ter uma noção real do tipo de política pública que poderia ofertar a categoria e posteriormente deflagrou grandes ações para benefício dos mesmos.
No seu governo houve o Retorno da Exposição de Animais, atraindo todo o estado para nossa cidade.
TURISMO PARA JOVENS- O Projeto Conheça Sua Cidade, que nasceu na Secretaria de Turismo, levava os estudantes das escolas públicas par conhecer todos os lugares de Garanhuns. Um projeto diferente que disponibilizava transporte e meios para um grande encontro dos jovens estudantes com a sua própria cidade. Era um programa que parecia simples, porém se mostrou eficaz na conscientização da juventude para o amor pela cidade e também transformando os mesmos em agentes propagadores dos pontos turísticos de Garanhuns.
EQUIPE- É visível ao relembrar tantas ações em áreas variadas que de fato essa gestão foi inovadora. Imagine que na época não existia os recursos financeiros que hoje são ofertados aos municípios brasileiros. A maioria dessa ações vieram do trabalho de Bartolomeu Quidute e dos seus aguerridos secretários e time de assessores. Participaram desse governo nomes como Nivaldo Azevedo, Alexandre Marinho, Rosa Quidute, Marcílio Reixaux Maia, Almir Penaforte(vice-prefeito), Moema e Romulo, Anacleto, Paulo Barbosa, Paulo Barbosa Filho, Margarida Bahia, Geraldo Góes, Gervasio Gurgel, Betinho Cândido, Tony Neto, Geovani Oliveira, Dr José Luiz de Lima, Gersinho, Mauro Acioly, Sônia Moreno, Mazinho, João Guido, Eliane Vilar(AESGA), Renan Miranda, Audalio Ramos Filho, Carlos Leite, João Magno, Socorro Luna, Fernando Luna, Ielma Lucena, Elpidio Branco(AESGA) e muitos outros que juntos construíram essa história liderados por Bartolomeu Quidute, o gestor que mudou a forma de se governar Garanhuns. Não perca amanhã a parte final dessa história e dessas realizações e transformações que fizeram Garanhuns chegar aos dias de hoje. Grato aos leitores. Até amanhã!
Nenhum comentário:
Postar um comentário