quarta-feira, 2 de março de 2022

ADVOGADO JOSÉ INÁCIO RODRIGUES GOVERNOU GARANHUNS DE 1983 a 1988



A coluna traz hoje um pouco da história do ex-prefeito de Garanhuns que ocupou o Palácio Celso Galvão num longo mandato único de seis anos trazendo grandes empresas pra Garanhuns, realizando obras também inéditas na área de turismo e infra estrutura, mas que ao prorrogar o mandato sofreu impactos gigantes de uma crise econômica que gerou desgastes ao seu governo. Vamos conhecer um pouco dessa história:


OS PAIS- O ex-prefeito José Inácio Rodrigues, era filho de Florência Rodrigues de Oliveira. Nasceu em São Paulo no dia 03 de fevereiro de 1937. Nos primeiros meses de vida sua família veio morar em Garanhuns e ele adotou a Cidade das Flores como sua Terra Natal.


HISTÓRIA - José Inácio Rodrigues (Zé do Povo) era filiado ao PDS, foi Professor, advogado, radialista, funcionário público. Zé Inácio, na época filiado ao PDS, partido de direita ligado a ditadura militar. Ele entrou na vida pública em 1963, quando se elegeu vereador a primeira vez, no pleito que levou Amílcar da Mota Valença para a prefeitura. De aliado fidagal derrotaria Amílcar Valença em 1982, quando o mesmo fez a tentativa de obter o terceiro mandato. Até hoje em Garanhuns ninguém se elegeu por uma terceira vez. O médico Dr. Silvino, que foi vice-prefeito de José Inácio, tentou ser prefeito pela terceira vez e foi derrotado pelo atual gestor Sivaldo Albino(PSB).


PREFEITO 1 - O Zé do Povo, como era chamado carinhosamente pelos amigos, eleitores e servidores públicos, obteve 8.507 votos, enquanto Amilcar da Mota Valença, teve 5.313 votos. José Inácio Rodrigues, governou a cidade por seis anos, de 1983 a 1988, sendo responsável, entre outras obras, pelo incentivo aos artistas locais, construção da CEAGA, a inauguração da Fonte Luminosa na Praça Dr. Souto Filho e o pagamento de Cr$ 9.560.940.71 (nove milhões, quinhentos e sessenta mil, novecentos e quarenta cruzeiros e setenta e um centavos) destinado a uma ação de excursão judicial promovida pela Rede Ferroviária Federal do antigo prédio da antiga estação ferroviária de Garanhuns.



PREFEITO 2- Ficou na Câmara de Vereadores de Garanhuns por dois mandatos e em 1982 se elegeu prefeito, derrotando o ex-aliado Amílcar, que tentava voltar pela terceira vez ao Palácio Celso Galvão. Em sua campanha o eleitor o apelidou de Zé do Povo, o candidato da gente! Com esse slogan e um carisma que lhe era peculiar, ganhou a estima do eleitorado, pois era de fato um homem muito querido em Garanhuns. Na sua eleição teve o apoio do deputado federal José Tinoco Machado de Albuquerque, médico, atual proprietário do Hospital Perpétuo Socorro.

PREFEITO 3 - Governou Garanhuns de 1983 até 1988, teve o mandato prorrogado por mais dois anos tendo feito uma administração espetacular nos primeiros 4 anos de mandato. A prorrogação por mais dois anos complicou a vida política de José Inácio e durante esse período extra (porque foi eleito pra um mandato de apenas 4 anos) viu a sua gestão criticada em todos os recantos pela população e enfrentou graves e variados problemas financeiros e políticos, não conseguindo supera-los, saiu com uma reprovação recorde, talvez a maior que a cidade já viu dos que ocuparam o Palácio Celso Galvão.
Saiu da prefeitura pobre, o que ficou patente que ele não se serviu do mandato para nada de forma pessoal. José Inácio foi um homem honesto, correto e decente. Enfrentou muitos problemas de saúde, Sofreu um infarto e AVC o que deixou sequelas graves e dificuldades de locomoção. Ele fez ponte de safena e nos últimos anos de vida sofria de problemas nos rins, sendo obrigado a fazer hemodiálise três vezes por semana.
 

ADOTADO POR GARANHUNS- José Inácio nasceu em São Paulo e veio morar em Garanhuns com poucos meses de vida e adotou e foi adotado pela Suíça Pernambucana. Além dos mandatos políticos, ensinou nos principais colégios de nossa cidade e ainda trabalhou no Ciretran por vários anos, onde se aposentou como funcionário estadual e ainda apresentou durante muitos anos o programa Revendo o Passado, na antiga Rádio Difusora de Garanhuns. Tinha público cativo durante o seu programa apresentado no período noturno. Interagia com os fãs e mantinha contato direto com os ouvintes. Era amante das serestas e da música romântica. Do primeiro casamento José Inácio teve cinco filhos

GRANDES EMPRESAS- José Inácio era muito amado pelos seus alunos, uma vez que exercia a função de professor com muito conhecimento intelectual. Infelizmente os dois últimos anos de mandato não contou com a sorte mas ficou na história por trazer para nossa cidade a Coletivos São Cristóvão, a Coca Cola, Refinações de Milho Brasil e tantas outras importantes, obras como a Fonte Luminosa ao lado do Colégio XV de Novembro e outras ações que de um jeito ou de outro ajudaram Garanhuns. Tem o seu lugar na história de nossa cidade e deixou muita saudade entre os seus amigos e pessoas que tiveram a oportunidade de conhecer o ser humano José Inácio Rodrigues.
 

ELIANE RODRIGUES 1- No final da vida Morava numa casa modesta, no início da rua que leva ao Cristo do Magano, acompanhado de sua segunda esposa, Eliane e dos enteados, de quem cuidou como se fosse seus filhos. No Blog do jornalista Roberto Almeida a professora Maria Almeida, do Colégio Santa Joana D'arc Comentou: “Eliane foi um anjo na vida dele", ao se referir à última companheira do ex-prefeito, que o acompanhou até o último dia de vida.


ELIANE RODRIGUES 2- Em seu Blog Roberto Almeida comenta sobre o grande amor da vida do ex-prefeito José Inácio Rodrigues: — casou pela segunda vez, teve filhos. Como todos teve bons momentos na vida e passou por diversas atribulações. Um dia confessou ao grande amor de sua vida, Eliane, sua segunda esposa: “O melhor de minha vida não foi o rádio, nem a sala de aula ou ser prefeito. O que tive de melhor em minha vida foi você”. Teve a grande sorte de encontrar uma companheira fiel e leal, amiga e apaixonada por ele, que viveu intensamente ao lado do amado até seu último dia de vida.
“A história de José Inácio e Eliane Rodrigues parece coisa de filme americano ou de novela brasileira.” Escreveu Roberto Almeida.
 

PARTIDA- O ex-prefeito de Garanhuns, José Inácio Rodrigues faleceu aos 74 anos. Zé Inácio, o Zé do Povo, vinha há uns tempos lutando pela vida, com vários problemas de saúde, inclusive insuficiência renal que foi a causa de sua morte. Deixou um legado porque sua vida foi repleta de fases e atividades umas boas e outras que não deram muito certo, mas no final prevaleceu a bondade do seu coração e a humildade da sua alma. Essa foi um pouco da história do ex-prefeito de Garanhuns José Inácio.

CLÁUDIO GONÇALVES - O ex-prefeito José Inácio estaria completando 84 anos de idade no dia 03/03/2022 (hoje). E o professor Cláudio Gonçalves Lima, escritor e historiador de nossa cidade fez uma homenagem no seu Facebook, no ano de 2021 e completou “teve como sua primeira esposa, Ana Maria Vila Nova Rodrigues, e viveu seus últimos dias de vida na Rua do Magano, 46, ao lado de sua segunda esposa e grande amor de sua vida, Eliane da Silva Rodrigues. O nosso querido José Inácio Rodrigues deixou a Terra das Sete Colinas no dia 01 de maio de 2012, às 10:30h, no Hospital Perpétuo Socorro, sendo seu corpo velado na Câmara de Vereadores de Garanhuns, onde vários amigos, funcionários públicos, ex-alunos, políticos e autoridades prestaram suas homenagens a um dos homens mais culto, carismático, humanitário e humilde da história educacional e política de Garanhuns.” Escreveu o Professor.

Nenhum comentário: