sexta-feira, 25 de março de 2022

LUTO- MORRE ZEZINHO BORREGO, PREFEITO DE CAPOEIRAS POR TRÊS MANDATOS


José Soares de Almeida, o Zezinho Borrego, melhor prefeito da história de Capoeiras, morreu hoje, no Recife, aos 97 anos de idade.


Em novembro de 2021 ele sofreu um AVC, apesar da idade avançada resistiu até o dia de hoje, quando partiu para a eternidade.

Zezinho começou na vida pública como secretário municipal, em São Bento do Una. Quando Capoeiras se emancipou, ele passou a ser o principal líder do ex-distrito.

Se elegeu prefeito três vezes, a última em 1992, quando foi apoiado por Carlos Batata, na época a principal liderança do município.

Em todo lugar que se andar em Capoeiras vai se encontrar a marca de José Soares: estradas rurais, escolas, postos de saúde, calçamentos, praças, a rodoviária, o prédio da prefeitura e e o monumento a Frei Damião.

Além de ter exercido três vezes o mandato de prefeito, ainda foi o responsável pelo surgimento de lideranças como Álvaro Tenório (prefeito duas vezes), Valter Elias e Maurílio Rodolfo, o popular Neném.

Zezinho era casado com Daice Siqueira, filha de João Borrego, que dá nome a principal praça da cidade.

Deixa os filhos Carlos, Vilma e Paulo, além de netos e bisnetos.

José Soares é de um tempo em que se fazia política com mais seriedade, em sua época não víamos os escândalos de hoje.

Foi contemporâneo de prefeitos como Anísio Godoy (Saloá), Rafael Brasil (Caetés) e Ivo Amaral.

Inclusive Zezinho apoiou Ivo em campanhas para deputado estadual e se tornaram grandes amigos.

À família do ex-prefeito, ao povo de Capoeiras, aos seus amigos em toda região do Agreste os sentimentos sinceros deste jornalista que sempre admirou o honrado homem público.

Acompanhei toda sua trajetória, tive a honra de ser seu secretário na gestão de 1993 a 1996, e se tivemos uma discordância ocasional em muitos anos de convivência tivemos muito mais convergências.

Zezinho deixa um grande legado para Capoeiras e o Agreste que jamais pode ser esquecido.



*Nas fotos José Soares de Almeida em dois momentos: sozinho e com a filha Vilma e a neta Roberta.

Via Blog Roberto Almeida 

Nenhum comentário: