NA LUPA 🔎
WOLNEY QUEIROZ O VICE DE DANILO CABRAL NA FRENTE POPULAR DE PERNAMBUCO
Com o objetivo de fazer um grande contra ponto a prefeita Raquel Lyra e analisando a saída de Marília Arraes, o PSB foi orientado a escalar o PDT na chapa majoritária pra dar “ares incontestáveis de esquerda” na chapa da Frente Popular e ao mesmo tempo buscar quebrar a força de Raquel na sua cidade raiz. A ideia é criar problemas logo na cidade de Caruaru, transformando a eleição de governador em “eleição local” reativando a rivalidade Queiroz e Lyra, a fim de ocupar Raquel numa celeuma municipal, para fazê-la perder tempo. Na coluna de hoje vamos conhecer um pouco do nome no radar socialista para a vaga de vice governador da Frente Popular de Pernambuco. Vamos lá:
Wolney Queiroz Maciel (Caruaru, 12 de dezembro de 1972) é um empresário e deputado federal de Pernambuco filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), líder da oposição na Câmara.
VEREADOR E DEPUTADO- Eleito vereador em 1993, se tornou o 1º Vice-Presidente da Câmara Municipal de Caruaru, renunciou ao cargo para assumir o mandato de Deputado Federal em 1995, onde foi Vice-Líder do PDT entre 1995 e 1996. Na legislatura seguinte não se reelegeu, porém assumiu como suplente o cargo de Deputado Federal entre 2001 e 2002. Em 2007 se elegeu novamente para o cargo se reelegendo em 2011 e 2015. Atualmente é Presidente da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público e membro titular da Comissão de Defesa do Consumidor. Filiou-se ao PDT em 1992, sigla que se mantém até hoje e chegou a ser o Vice-Presidente Regional do PDT em Pernambuco nos anos de 1999 e 2000.
VOTOU COM DILMA- Em 17 de abril de 2016, Wolney Queiroz votou contra a abertura do processo de impeachment de Dilma Rousseff.
Já durante o Governo Michel Temer, votou contra a PEC do Teto dos Gastos Públicos. Em abril de 2017 foi contrário à Reforma Trabalhista. Em agosto de 2017 votou a favor do processo em que se pedia abertura de investigação do presidente Michel Temer.
Em 2022, Queiroz assumiu a liderança da oposição do Governo Bolsonaro na Câmara dos Deputados, sucedendo o deputado Alessandro Molon (PSB-RJ). O bloco é formado pelo PT, PSB, PDT, PSOL, PCdoB e Rede.
A LIDERANÇA DA OPOSIÇÃO EM BRASÍLIA COM WOLNEY
Em acordo com lideranças partidárias, o parlamentar pernambucano lidera 135 parlamentares de seis partidos políticos
O deputado federal Wolney Queiroz (PDT-PE) assumiu a Liderança da Oposição na Câmara dos Deputados. Por indicação do partido, e por aclamação das demais lideranças partidárias, Wolney liderara 135 parlamentares, de seis partidos políticos de oposição ao Governo de Jair Bolsonaro (PDT, PT, PSB, PSOL, PCDOB e REDE). Ele substituiu o deputado federal Alessandro Molon. A indicação ocorreu um dia após Wolney deixar a Liderança do PDT, cargo que exerceu nos últimos dois anos.
AO SAIR DO CARGO DE LÍDER DA BANCADA WOLNEY FALOU:
“Entrego o bastão da Liderança do PDT com sentimento de dever cumprido. Foram dois anos delicados na vida política nacional e fizemos com muita resistência o enfrentamento para barrar retrocessos e avançar em pautas necessárias para garantir dignidade e direitos ao povo. Um ciclo que encerramos com muito trabalho por Pernambuco e pelo Brasil”, disse.COORDENADOR- Wolney Queiroz ainda é coordenador da Bancada de Pernambuco no Congresso Nacional, junto com o deputado Augusto Coutinho. Agora, soma às tarefas políticas o grande desafio, em ano eleitoral, de fazer a luta contra a agenda pautada pelo Governo e partidos da base aliada.
FALA WOLNEY QUEIROZ:
“Temos pela frente um grande desafio de resistência para reconstruir esse Brasil. O país segue mergulhado em grave crise econômica e social, sem qualquer projeto por parte do governo que consiga dar as respostas e promover ações necessárias para minimizar os impactos da pandemia. Com muito diálogo e firmeza, vamos representar essa grande frente popular no Parlamento, barrando de forma conjunta qualquer retrocesso contra o povo”.
O PAI DE WOLNEY UMA LIDERANÇA FORTE EM CARUARU ONDE FOI 4 VEZES PREFEITO E DEPUTADO ESTADUAL
PAI DE WOLNEY- José Queiroz de Lima é Deputado Estadual, advogado, ex-radialista e político brasileiro, foi prefeito de Caruaru, Pernambuco. Ocupou o cargo de chefe do governo municipal por quatro mandatos. de 1983 a 1988, de 1993 a 1996 e de 2009 a 2016. É filiado ao Partido Democrático Trabalhista.
HISTÓRIA- José Queiroz(PDT) nasceu em Caruaru, no bairro do Cedro. Filho do comerciante, proprietário de mercearia, Euclides Queiroz de Lima e de Leopoldina Queiroz de Lima, Dona Cila, tem cinco irmãos: Eleuzina, Eunice, Edvaldo, Enedina e Paulo Queiroz. É casado com Carminha Queiroz com quem tem 2 filhos que são, Wolney Queiroz, empresário e deputado federal, e Wolmer, empresário do comércio.
COMEÇOU COM JOÃO LYRA FILHO - O advogado formado pela Faculdade de Direito de Caruaru, em 1970, fez também o curso de especialização em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, na condição de assessor do prefeito João Lyra Filho, avô de Raquel Lyra. Ao regressar do Rio, foi indicado para integrar a equipe do General Aguinaldo Almeida, coordenador de planejamento da Prefeitura e titular da Comissão de Desenvolvimento de Caruaru – CODECA. Em 1964, ao final da administração de João Lyra Filho, assumiu a direção da Companhia de Água e Esgotos de Caruaru – CAEC. Por ter passado em primeiro lugar no concurso do Banco do Brasil, Queiroz foi convocado para trabalhar na agência de Caruaru. Exercia as funções de bancário, e, simultaneamente, atuava como comentarista esportivo no rádio local. Enfrentou sua primeira disputa eleitoral para o cargo de prefeito de Caruaru em 1976, sendo derrotado por Drayton Nejaim.
Foi eleito Deputado Estadual em 1978, pelo então MDB, do qual chegou a ser líder por dois períodos consecutivos na Assembléia Legislativa. Em 1982 foi eleito para o seu primeiro mandato como prefeito de Caruaru, que durou até 1988 e obteve aproximadamente 90% de aprovação popular. Disputou o cargo de Senador por Pernambuco nas eleições de 1990, e por menos de 1% dos votos, acabou perdendo para o então ex-governador Marco Maciel. 2 anos depois da derrota para o Senado, foi eleito novamente prefeito de Caruaru, governando pela segunda vez no período de 1993 a 1997.
Foi eleito para o segundo mandato de Deputado Estadual em 1998, se reelegendo nas eleições seguintes de 2002 e 2006. Nas eleições de 2008, foi eleito para o terceiro mandato como prefeito de Caruaru, se reelegendo para quarto mandato em 2012. Voltou a Assembleia Legislativa de Pernambuco em 2014 e renovou o mandato em 2018, sempre pelo PDT. Agora deve disputar mais uma reeleição para a ALEPE, porém todo mundo sabe que o sonho é voltar a ser prefeito pela 5ª vez da cidade de Caruaru. É isso aí
ÁLVARO PORTO SE FILIA AO PSDB EM GRANDE ATO COM RAQUEL LYRA NO PÁTIO DA MUCURI EM CANHOTINHO
Ao se filiar ao PSDB no próximo dia 27, no pátio de eventos da antiga Mucuri em Canhotinho, Álvaro fará um mega evento como já é tradição nos seus lançamentos políticos. Ele chega ao partido aguerrido e determinado a dar sua parcela de contribuição para que Pernambuco possa viver um novo momento na política estadual. Pra a pré candidata a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, é um reforço alto a esta altura já próxima do prazo final de mudanças da janela partidária da lei eleitoral para as eleições 2022.
FALA ÁLVARO PORTO:
“Estarei trilhando um novo caminho partidário para participar das eleições deste ano e escolhi o PSDB, da prefeita de Caruaru e pré-candidata ao governo de Pernambuco, Raquel Lyra.
Realizaremos um grande ato de filiação em Canhotinho, no próximo domingo (27.03), que também contará com a entrada no partido do prefeito de Quipapá, Alvinho Porto, da prefeita de Canhotinho, Sandra Paes, e do ex-prefeito deste município Felipe Porto.”
AGUERRIDO- Com um Grupo político extremamente unido e forte o deputado estadual Álvaro Porto é um trator nas suas bases, pois além de estar sempre presente tem a sensibilidade de compreender os problemas locais e mais ainda, se esforça de maneira intensa e só “se aquieta” quando apresenta soluções. Este é o deputado Álvaro Porto de tradicional família pernambucana. Álvaro Porto sabe como nasce uma liderança e pronuncia-se de forma firme em relação a Raquel Lyra porque embarcará num projeto que leva fé e acredita. Conhece a história e a tradição da família Lyra de Caruaru e escolheu o PSDB por afinidade e convicção:
FALA ÁLVARO PORTO:
“Ao longo de sua vida pública Raquel tem demonstrado competência como gestora e arrojo como líder. Aliás, sua capacidade sempre esteve em evidência por onde ela passou. Seja como servidora pública, deputada estadual e, agora, como prefeita com dois mandados de serviços prestados a Caruaru e ao Agreste. Acima de tudo, ela tem exercido sua liderança com sabedoria e conduzido da sua pré-candidatura com serenidade, dando provas de estar preparada e ter totais condições de vencer e colocar Pernambuco de volta no rumo do desenvolvimento. É bom ressaltar que derrotar o PSB é algo que Raquel tem costume. E este ano vai vencer de novo.” Concluiu
BRUNO TAVEIRA QUER UMA NOVA AMBULÂNCIA EM MIRACICA
FALA BRUNO TAVEIRA:
“Tenho dedicado o nosso mandato a atender as necessidades mais urgentes de nossa comunidade, em especial ao povo de Miracica que sempre nos honrou com o seu apoio. Está ambulância vai garantir os deslocamentos móveis de urgência de forma segura e dará mais segurança e tranquilidade a nossa comunidade. Estamos na Câmara de Vereadores de Garanhuns para representar Garanhuns e Miracica tem sido o carro chefe desse nosso mandato.” Completou Bruno.
PROCURADOR DA LAVA JATO DELTAN DALLAGNOL CONDENADO A INDENIZAR LULA.
BRASÍLIA - A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) condenou nesta terça-feira, 22, o ex-procurador da República Deltan Dallagnol, que foi coordenador da extinta Operação Lava Jato, a pagar indenização de R$ 75 mil ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo PowerPoint em que acusou o petista de liderar uma organização criminosa. O placar foi de 4 votos a 1.
Os ministros concluíram que houve 'excesso' na divulgação da denúncia contra Lula e que o ex-procurador ofendeu a honra e a reputação do ex-presidente. O petista pedia R$ 1 milhão por danos morais.
Os ministros concluíram que houve 'excesso' na divulgação da denúncia contra Lula e que o ex-procurador ofendeu a honra e a reputação do ex-presidente. O petista pedia R$ 1 milhão por danos morais.
A apresentação foi feita durante uma entrevista coletiva organizada pela força-tarefa em Curitiba, base e origem da Lava Jato, em setembro de 2016. O material estampou manchetes dos principais jornais do País e também virou meme nas redes sociais. Na ocasião, Lula foi descrito pelo então procurador como 'comandante máximo do esquema de corrupção identificado na Lava Jato', 'maestro de organização criminosa' e 'grande general que comandou a realização e a continuidade da prática dos crimes'. Deltan também atribuiu ao ex-presidente a 'centralidade dos esquemas criminosos' da Lava Jato e do mensalão.
Em seu voto, o ministro Luís Felipe Salomão, relator do caso, disse que Deltan ultrapassou o 'tom informativo'.
FALA MINISTRO LUIZ SALOMÃO:
"Se na peça de acusação não foram incluídas adjetivações atécnicas, evidente que a sua anunciação também deveria resguardar-se daquelas qualificadoras, que enviesam a notícia e a afastam da impessoalidade necessária, retirando o tom informativo, que é decorrência do princípio da publicidade, e a colocam indesejavelmente como narrativa do narrador", criticou o ministro.
Outro ponto considerado pelo ministro foi que o ex-chefe da Lava Jato citou fatos que não faziam parte da denúncia, como o escândalo do mensalão. É isso aí.
PARTIDO DE JAIR BOLSONARO PASSA A TER A MAIOR BANCADA DE DEPUTADOS FEDERAIS NA JANELA PARTIDÁRIA
BANCADA - Jair Bolsonaro não está para brincadeira e o PL, partido liberal, vem cumprindo a missão para o que de propôs no fortalecimento da base Bolsonarista. Prestes a concluir a janela partidária, que se encerra no dia 2 de abril, daqui a onze dias, o PL assumiu a liderança com o maior números de deputados federais com 61 parlamentares que estão filiados à legenda. O partido tornou-se a legenda por onde o presidente Jair Bolsonaro tentará a reeleição em outubro.
Fruto da fusão entre PSL e Democratas, o União Brasil possui 58 deputados, tornando-se a segunda maior bancada, seguido pelo PT com 53, PP 44, PSD 39, Republicanos 38, MDB 34, PSDB 31 e PSB 30, partidos como PDT, PSC, PTB, Solidariedade e PROS estão todos abaixo de 25 representantes na Câmara dos Deputados.
RAQUEL LYRA FALA COMO CANDIDATA PELA PRIMEIRA VEZ: ESSE GOVERNO É O PIOR DA HISTÓRIA DE PERNAMBUCO
No primeiro encontro do PSDB à pré candidata a governadora Raquel Lyra assumiu pela primeira vez o discurso como pré-candidata em Pernambuco, ao governo estadual. Raquel Lyra, prefeita de Caruaru, alvejou os socialistas no poder há quase 16 anos. O encontro foi realizado no Recife. O tema central da fala de Raquel foi o atraso e a estagnação na solução de problemas antigos e crônicos que nunca saíram do papel, da teoria, veja abaixo:
FALA RAQUEL:
“Esse encontro significa a arte da união, de conciliar propósitos em torno de um projeto de crescimento. Em Pernambuco existe um sentimento muito forte de que o estado foi abandonado. Em quase oitenta municípios que visitamos desde setembro do ano passado, do litoral ao sertão, infelizmente vimos que não tem água, segurança, infraestrutura, emprego e renda e que o atual governo, o pior da história de Pernambuco, é incapaz de buscar e gerar novas oportunidades para o nosso povo”, disse.
A reunião que contou com as presenças do presidente nacional do partido, Bruno Araújo, do vice-presidente nacional do Cidadania, deputado federal Daniel Coelho, dos deputados Priscila Krause e Álvaro Porto, prefeitos, vereadores e lideranças de todo estado também foi marcada por novas filiações.
FALA ÁLVARO PORTO:
"O grupo vai enfrentar uma campanha de cabeça erguida, sem mentiras, mas falando a verdade, a verdade é que esse governo vem acabando com o estado. Ninguém aguenta mais”, afirmou Álvaro Porto.
FALA PRISCILA KRAUSE:
“Estamos construindo um caminho para fazer a diferença na vida dos pernambucanos”, afirmou a deputada Priscila Krause.
NOMES QUE ENTRARAM NO PSDB NESSA JANELA PARTIDÁRIA
Assinaram a ficha de filiação ao PSDB o vereador do Recife, Alcides Cardoso, a pré-candidata a deputada estadual Lucinha Mota; o ex-vice-prefeito de Trindade, Lamarth Piancó; o secretário de Habitação de Paulista, Vinícius Campos; e as lideranças Pollyanna Abreu (Sertânia), Popó Vaz (Pedra), Bruno Pinho Alves (Recife), Ron Correia (Barreiros), João Fonseca (Ribeirão) e Fabiano Oliveira (Petrolândia).
O presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo falou sobre o projeto do PSDB e Cidadania no estado e deu as boas-vindas aos novos tucanos e tucanas que passaram a integrar o partido.
FALA BRUNO ARAUJO
“Estou aqui como pernambucano e como presidente nacional para dizer que vamos investir o fundo eleitoral em nossa chapa. Vamos concluir esse período que falta até o fim da janela partidária para fortalecer ainda mais o nosso partido e tornar essa chapa mais um principal ativo do nosso projeto em Pernambuco. Esse é o momento de curarmos esse cerco do poder econômico com a coisa mais poderosa da democracia que é o voto”, complementou Bruno.
FALA DANIEL COELHO:
O vice-presidente nacional do Cidadania e deputado federal Daniel Coelho também frisou a federação entre os partidos.
“Essa é uma federação que vai nos dar ao longo dos próximos quatro anos uma convivência de harmonia porque há identidade ideológica de projeto. Estranho seria se não estivéssemos juntos, porque os partidos têm sido aliados ao longo dos últimos anos e estão juntos e firmes aqui para essa eleição”, explicou.
O ex-senador Armando Monteiro disse que o encontro era um momento de compromisso com um projeto para Pernambuco.
FALA ARMANDO MONTEIRO:
“Conhecemos melhor as realidades locais, promovendo uma discussão das questões e recolhendo subsídios para que se possa apresentar ao povo de Pernambuco uma agenda renovada, capaz de devolver a esperança aos pernambucanos e sobretudo que se reconciliem com a sua vocação de liderança e de crescimento", enfatizou.
FALA VEREADOR ALCIDES CARDOSO:
“Para continuar a caminhar no mesmo campo, com o mesmo grupo político e convicto do caminho que Pernambuco deve seguir, ingressei hoje no PSDB que passará a ter voz na Casa José Mariano”, afirmou o vereador Alcides Cardoso que discursou em nome dos novos filiados.
Também participaram da reunião o presidente estadual do Cidadania, João Freire; os prefeitos Romero Leal (Vertentes); Dona Graça (Catende); Elcione Ramos (Igarassu). Sandra Paes (Canhotinho); Guiga Nunes (Vicência); e Álvaro Porto Filho (Quipapá); os vice-prefeitos Rodrigo Pinheiro (Caruaru); Antônio do Egito (Catende); e Diógenes Patriota (Tuparetama), além de lideranças de todo estado como Aluísio Coelho (ex-deputado federal) , Eduíno Brito (ex-deputado estadual); Zé Humberto (ex-deputado); Ramos (ex-deputado); Cloves Cavalcante (ex-deputado); Izaías Régis (ex-prefeito de Garanhuns); Nado Coutinho (ex-prefeito de Nazaré da Mata); Débora Almeida (ex-prefeita de São Bento do Una); Joaquim Neto (ex-prefeito de Gravatá); Flávio Nóbrega (ex-prefeito de Surubim), Guilherme Nóbrega (ex-vice-prefeito de Surubim), entre outras.
FRASE DO DIA- “Foi um pedido especial que o presidente da República fez pra mim sobre a questão do [pastor] Gilmar. Porque a minha prioridade é atender primeiro os municípios que mais precisam e, em segundo, atender a todos os que são amigos do pastor Gilmar. Então o apoio que a gente pede não é segredo. É apoio para construção de igrejas” (Milton Ribeiro, ministro da Educação, distribuindo para as prefeituras a verba do Fundo Nacional de Educação. Ocorre que os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura – esses que decidem sobre verbas públicas do país para “amigos” – não são quadros do MEC. A gravação, com a fala do ministro, foi obtida pelo jornalista Paulo Saldaña, da Folha de S.Paulo)
ÓTIMA QUARTA
Blog do Edney
87991469000 FoneZap
edneysouto.es@gmail.com
Instagram Siga @edneype
Facebook:
https://www.facebook.com/blogdoedney
Twitter @soutoedney
* A reprodução parcial ou total do conteudo desse blog, está autorizada, desde que citada a fonte.
WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/FhGrVOoCl7OEdv3yZ0xaoN. Copie e cole no seu navegador
👆👆👆👆👆👆👆👆👆👆👆👆👆
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIARIO NO WHATSAPP - Esse grupo não é para interação e sim para o envio diário do link da coluna do blog. Os que desejarem receber nosso conteúdo todos os dias sejam muito bem vindos.
Equipe Blog do Edney - Coluna Diária Na Lupa
Nenhum comentário:
Postar um comentário