segunda-feira, 28 de março de 2022

Na Lupa 🔍 Segunda, 28/03/22, Blog do Edney


BLOG DO EDNEY


NA LUPA
🔎


CINCO NOMES NO PÁREO: DANILO, MARÍLIA, ANDERSON, RAQUEL LYRA E MIGUEL COELHO


CINCO- No pelotão de cima cinco pré-candidatos disputam o governo do estado e os números nas registradas pesquisas eleitorais. É algo incomum o que se projeta para essas eleições em Pernambuco. O desfecho final será imprevisível até mesmo porque existem fatores diferenciados nesse jogo político. Há de se destacar e a coluna sempre fala sobre a “máquina de moer campanha do PSB”, que enfrentará alguns fatores inéditos em que essa famosa máquina nunca moeu, pelo menos em cima desses atores. É por essas e outras razões que já se desenha um quadro atípico no processo eleitoral. O candidato do PSOL João Arnaldo também está em campo e já marca 3% de intenção de votos no instituto Paraná.
 

NOVOS FATORES - Alguns fatores recentes embolaram o plano de expansão da candidatura de Danilo Cabral ao governo do estado. Danilo que começou com 1%, foi para 4% e agora pelo Paraná Pesquisas está com 12% cresceu porém a surpresa veio também a galope: Miguel Coelho também andou várias casas no jogo e cravou 16%. Vejam que somados os candidatos de oposição já ultrapassam 50% dos votos válidos. O percentual de indeciso diminuiu bastante em relação as primeiras pesquisas, porém eis que surge mais uma bomba: Marília Arraes saiu do PT, o que para muitos era inacreditável. Se filiou ao Solidariedade 77 e pasmem, anunciou que também disputa o Palácio do Campo das Princesas. E até agora não surgiram pesquisas com o nome de Marília Arraes para governadora uma vez que nas sondagens ela era sempre lançada para o Senado onde crava de saída 46% (segundo Paraná Pesquisas).
 

AGUARDO- hoje se aguarda ansiosamente uma Pesquisa na qual esteja inserido o nome da deputada federal Marília Arraes. Porque na prática essa postulação, que é legítima, representa o maior fato novo político da história recente pernambucana. Será uma análise importante pois saberemos quem perde terreno e quem avança com a entrada da jovem deputada federal do Solidariedade nesse jogo. Uma coisa é certa, segundo analistas que conhecem pesquisas, tabulações e estatísticas, haverá alteração nos percentuais de todos os candidatos testados na pesquisa mais recente do Paraná Pesquisas. A apreensão no meio dos partidos de oposição é muito alta para se saber o impacto real da chegada de Marília Arraes a disputa. A esta altura diversos partidos já fizeram pesquisas para consumo interno e aguardam para o início dessa semana, no mais tardar na quarta dados reais na mesa. Esses dados poderão balizar renúncias de prefeitos ou mudar a posição e fazê-los ficar no mandato até 2024.

 



RENUNCIAR- o ato de renúncia de um cargo público é sempre carregado de muitos simbolismos. O principal deles é que os gestores foram eleitos para um mandato de quatro anos e por vontade individual saem de cena deixando os eleitores órfãos na maioria da vezes para ter a administração tomada por uma pessoa que durante a campanha editorai “o povo não prestou atenção” porque estava concentrado no voto daquele que ia gerir a cidade e não contava que o vice , que é eventual substituto, viesse a se tornar titular, como na grande maioria dos casos, os vices nunca foram votados e estão ali para dar um ar leve as chapas. de ilustres desconhecidos passarão a se sentar na cadeira central e a ter a caneta nas mãos. Alguns podem até se insurgirem contra os futuros ex-titulares, porque Maquiavel já dizia: “ninguém governa o governante”.


MIGUEL COELHO - Dos quatro pré-candidatos da oposição ao Governo de Pernambuco, três são prefeitos e têm que renunciar dois anos e meio dos seus mandatos esta semana até o próximo sábado, dia 2 de abril. Miguel Coelho (União Brasil), de Petrolina, será o primeiro a formalizar sua saída. Marcou para a próxima quarta-feira, 30, às 19 horas, no Centro Cultural Dom Bosco, no centro da cidade.Passa o posto para Simão Durando, um velho aliado da família, cão de guarda fiel.
 

RAQUEL LYRA- Já a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, pré-candidata pelo PSDB, agendou o ato de despedida e renúncia para o último dia estabelecido em lei, dia 2, sábado próximo. Assume a prefeitura Rodrigo Pinheiro, do mesmo partido. Rodrigo está como vice de Raquel Lyra desde a primeira eleição, embora tenham surgido rumores de desconfiança em relação a como vai se dar a gestão de Rodrigo após virar titular da principal cidade do Agreste, não se sabe ao certo como é que vai ser daí pra frente, mas diferente de Miguel que trocou o vice na reeleição, Raquel demostra que não havia planos anteriores de disputar o Palácio do Campo das Princesas, o que deve ter surgido naturalmente no seu segundo mandato.
 

ANDERSON FERREIRA- Anderson Ferreira, prefeito de Jaboatão, ainda não definiu data nem local, embora tenha dito, lá atrás, quando ainda andava de braços dados com Raquel, que seria dia 30. Com a saída de Arderson, sudece Luiz Medeiros (PSC). Dos três, o ato mais organizado e que pode bombar é o de Miguel. Tudo porque está sendo planejado já mais de 30 dias, com horário e local definidos. Luiz Medeiros foi alçado à vice apenas nessa reeleição de Anderson, o que demonstra que o mesmo já tinha no radar a possibilidade, assim como Miguel Coelho, de disputar o Governo de Pernambuco.


A PRÓXIMA PESQUISA DE OPINIÃO QUE INCLUIRÁ O NOME DE MARÍLIA ARRAES VAI DEFINIR CENÁRIO POLÍTICO


Todas essas movimentações dos pré-candidatos estão sendo feitas com um “olho na missa e outro no padre” porque na verdade diz respeito a um fato novo que deverá, pelo menos em tese, alterar percentuais dos atuais postulantes. Para que Marília Arraes possa pontuar ela precisa entrar nas intenções dos atuais postulantes e também nos indecisos e até reverter a intenção de brancos e nulos. Tem muita gente no “Rivotril” ansioso demais para ver o que gerou esse terremoto na política estadual, justamente nas fases finais do fechamento da janela partidária. É possível que já estejam em campo levantamentos para sondar esse fato novo ocorrido inesperadamente, pois a grande maioria apostava que Marília Arraes disputaria o Senado Federal, onde aparece imbatível com o triplo de intenções de eventual segundo colocado. Vamos aguardar as próximas etapas. Começou uma
novela Mexicana. Vamos as cenas dos próximos episódios.


ÁLVARO PORTO MOSTRA SUA FORÇA POLÍTICA NO AGRESTE PERNAMBUCANO


FORÇA- O deputado Álvaro Porto e o seu grupo político são bem-vindos ao nosso partido. Estamos construindo não o projeto de um só, mas sim, um projeto do povo de Pernambuco”, saudou a presidente do PSDB no estado e prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, ao filiar neste domingo, 27, o deputado estadual Álvaro Porto, e os prefeitos de Canhotinho e Quipapá, Sandra Paes e Alvinho Porto, respectivamente. Mesmo sob uma forte chuva, o ato lotou o Pátio da Mucuri, em Canhotinho, e foi antecedido por uma carreata que mobilizou a população e percorreu as ruas da cidade. O ex-prefeito Felipe Porto e a liderança Gabriel Porto também se filiaram ao PSDB.
Em seu discurso, o deputado Álvaro Porto defendeu um momento de mudança para Pernambuco “Esse governo tem a máquina e vai colocar a máquina pra moer, mas nós temos o povo do nosso lado para fazer a mudança. O povo vai dar o grito de liberdade. A luta vai ser pesada, mas a gente não vai baixar a cabeça. A esperança está chegando”, exclamou.


RAQUEL LYRA- Raquel Lyra destacou que, pelas quase 100 cidades por onde passou, viu a população sofrer com a falta de água, de segurança e as más condições das estradas. Sabemos que dá para fazer diferente. Se a gente tiver compromisso com a nossa gente, é possível sim transformar nosso estado num lugar melhor para viver” falou Raquel Lyra.


Para a prefeita Sandra Paes, Pernambuco vive um momento de estagnado


FALA PREFEITA SANDRA PAES
:
“Cada um que está aqui neste evento quer mudança. Temos que voltar a ser o estado que Pernambuco já foi, vamos sair deste marasmo”, ressaltou.


FALA ALVINHO PORTO :
“É esse palanque que vai mudar a história de Pernambuco, como tem acontecido em Quipapá, graças aos esforços do deputado Álvaro Porto que tem lutado e se empenhado para garantir as melhorias que o a cidade merece”, acrescentou o prefeito de Quipapá, Alvinho Porto.


FALA PRISCILA KRAUSE:
“Fiz questão de estar aqui para reafirmar o meu apoio a Álvaro Porto, um homem público que cuida da sua cidade e se preocupa 24 horas com sua gente, trabalhando para trazer o melhor para sua região”, destacou a deputada estadual, Priscila Krause.


Já o ex-prefeito de Canhotinho, Felipe Porto falou:


FALA FELIPE PORTO
:
“esse é um grupo que briga por Canhotinho, briga pelo Agreste. Vamos enfrentar esse governo com garra e a partir de de janeiro, teremos um deputado estadual eleito pelo PSDB que vai continuar lutando por Canhotinho, pelo Agreste, pelas Matas e pelos Sertões”, destacou o novo tucano.


LIDERANÇAS- Também participaram do ato de filiação o prefeito Romero Leal, de Vertentes, a prefeita de Catende, Dona Graça e os vice-prefeitos Rodrigo Pinheiro (Caruaru); Antônio do Egito (Catende);
Claudeilson Oliveira (Paranatama); Pité(Quipapá) e Marco Torres (Canhotinho). O encontro também contou com a presença de vereadores do Recife, Camaragibe, Canhotinho e Quipapá; dos ex-prefeitos Débora Almeida (São Bento do Una), Genaldi Zumba (São João), dos ex-deputados Júlio Cavalcante e Rildo Braz, e lideranças de todo o estado como Eduíno Filho, de Arcoverde e Rodolfo Albuquerque de Abreu e Lima.
Fotos: Tiago Calazans


JACIRA MÃE DE GIL DO BBB SERÁ DEPUTADA PELO PT


TESTE- A mãe do ex-BBB pernambucano Gil do Vigor, Jacira Santana, se filiou ao Partido dos Trabalhadores (PT) neste sábado (26). O presidente estadual do PT em Pernambuco, Doriel Barros, compartilhou o registro do ato de filiação no perfil do Instagram. Na legenda, ele afirma que Jacira será candidata a deputada federal nas eleições deste ano.
 

FALA DORIEL BARROS

“Jacira tem uma história de luta e superação, tendo que superar várias barreiras para criar os seus três filhos . Agora, ela se disponibiliza a encarar um novo desafio: ser candidata a deputada federal por Pernambuco", afirmou Doriel Barros.



UMA JOGADA DE MESTRE DE HUMBERTO COSTA 

ANIQUILAR- Petistas com mandatos ameaçados acusam PV, PSB e Humberto de traição
Publicado em Notícias por Nill Júnior em 27 de março de 2022
Super candidaturas do PV com ingressos de pesos pesados podem tirar vagas do PT. Entenda: A confirmação do ingresso do PV de Clodoaldo Magalhães na arrumação que formou a coligação governista pegou muitos nomes, principalmente do PT, de surpresa.

OBJETIVO- O mais grave é que o movimento pode rifar petistas que tinham possibilidade de conquistar mandatos.Para Federal, por exemplo , além de Clodoaldo Magalhães, devem estar aportando Felipe Carreras e Wolney Queiroz. O segundo tem a possibilidade próxima pela dificuldade de montar chapa no PDT.

HUMBERTO COSTA REI - Alguns nomes tem potencial para passar dos cem mil votos e embaralham o jogo com nomes da legenda. O próprio Carlos Veras e Teresa Leitão terão que disputar espaço.Para Estadual, a realidade não é diferente. Nomes do PV como Jorge Carrero, Joaquim Lira e France Hacker estão entre os que vão disputar vaga na Alepe.

COMBIANDO- Nessa faixa de disputa estão os petistas Doriel Barros, Luciano Duque, João Paulo e Odacy Amorim, por exemplo. Parte deles pode perder uma boa possibilidade pois o ponto de corte ficou mais alto.Uma fonte ouvida pelo blog reclama do PSB e o acusa de plantar “um cavalo de troia” para implodir o PT, usando o PV como barriga de aluguel.

FALA EM SIGILO:
“Vai implodir a chapa do PT e nomes como João Paulo e a deputada Ducicleide Amorim não teriam nenhuma chance. Na disputa federal, o PT que ja perdeu Marilia Arraes, tem o mandato de Carlos Veras ameaçado”.

SEMPRE HUMBERTO- Petistas estão irritados com a arrumação de Humberto Costa. Internamente, o clima já é pesadíssimo,  com troca de farpas e acusações. O acordo teria sido fechado sem conhecimento da maioria dos petistas.

VEREADOR DAMÁSIO COBRA SOLUÇÃO PARA PROBLEMA DE DRENAGEM NA CURVA DA G-VEL, NA BR 423


Diante da possibilidade de que novos acidentes ocorram naquele trecho da rodovia, o Vereador Damásio Cardoso (PSB) reivindicou que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) possa viabilizar uma solução definitiva para os problemas de drenagem na BR 423, mais precisamente no trecho conhecido como “Curva da G-VEL”, localizado entre o Posto Caçulinha e a Avenida Euclides Dourado. Damásio tem se desatacado como já colocamos antes aqui como um grande parlamentar que trabalha de verdade por avanços em Garanhuns e nos distritos.

FALA VEREADOR DAMÁSIO
:
“É necessário a realização de serviços definitivos de drenagem das águas que escoam por cima da Rodovia. Essa água no asfalto, além de abrir buracos, gera riscos de que novos acidentes sejam registrados naquele trecho da BR 423, pois trata-se de um ponto de muita movimentação de veículos, sobretudo de carretas e caminhões. Com essa ação, queremos preservar vidas”, chamou a atenção Damásio Cardoso, cuja proposição após aprovada na Câmara de Garanhuns, seguiu para apreciação do DNIT.


FRASE DO DIA- “O cara nunca se reuniu com os sindicatos, com os trabalhadores, com as mulheres. Esse cara só se reúne com os milicianos dele. Bolsonaro, pode se preparar que nós estamos chegando”. (Lula, ontem, em Niterói, RJ)




ÓTIMA SEMANA
!


Blog do Edney


87991469000 FoneZap


edneysouto.es@gmail.com


Instagram Siga @edneype


Facebook:


https://www.facebook.com/blogdoedney


Twitter @soutoedney


* A reprodução parcial ou total do conteudo desse blog, está autorizada, desde que citada a fonte.


WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/FhGrVOoCl7OEdv3yZ0xaoN. Copie e cole no seu navegador


👆👆👆👆👆👆👆👆👆👆👆👆👆


RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIARIO NO WHATSAPP - Esse grupo não é para interação e sim para o envio diário do link da coluna do blog. Os que desejarem receber nosso conteúdo todos os dias sejam muito bem vindos.


Equipe Blog do Edney - Coluna Diária Na Lupa




Nenhum comentário: