NA LUPA 🔎
LULA LIBERA IMAGEM PARA MARÍLIA ARRAES E PSB NÃO PODERÁ RECLAMAR
Na coluna NA LUPA de hoje vamos destacar a importância da imagem do garanhuense Luiz Inácio Lula da Silva para a sucessão estadual uma vez que o mesmo reina absoluto em todas as pesquisas feitas pra a sucessão presidencial em Pernambuco. Vamos lá:
LULA LIBEROU- Em entrevista à Rádio Jornal na de ontem dia 29/04, o ex-presidente Lula disse que seu candidato a governador de Pernambuco é Danilo Cabral, do PSB, mas que nem ele e nem o PT vão recorrer à justiça caso a deputada federal Marília Arraes ou outro candidato que o apoie use sua imagem na campanha.
FALA LULA:
“Em outros estados do Brasil onde o PT vai ter candidato próprio o candidato do PSB vai usar a minha imagem. Quando Humberto e Eduardo disputaram o governo separadamente eu os coloquei no mesmo palanque me apoiando”.
PSOL-PCB- SOLIDARIEDADE que são partidos lulistas também poderão usar a imagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Dessa maneira não haverá exclusividade para que o deputado federal e atual pré-candidato da Frente Popular de Pernambuco, Danilo Cabral(PSB), possa usar sozinho a imagem de Lula em nossos estado. É lógico que se ambos apoiam o ex-presidente seria um terrível contra-senso que uma liderança que apoia outra liderança e também disjunta eleição não possa estampar a “cara” de quem apoia nos seus santinhos e materiais de propaganda eleitoral em geral, bem como nos guias de rádio e televisão.
JOÃO ARNALDO- O pré-candidato a governador de Pernambuco pelo PSOL 50, João Arnaldo também poderá usar exaustivamente a imagem do ex-metalúrgico que governou o Brasil por dois mandatos e elegeu e reelegeu a sua sucessora Dilma Rousseff(PT). A notícia de certa forma veiculada em uma entrevista na Rádio Jornal caiu como uma bomba nas hostes socialistas que querem a todo custo a hegemonia lulista em seus palanques. João Arnaldo comemora bastante a liberação pois facilitará muito a propagação das suas ideias sobretudo no guia eleitoral.
MARÍLIA ARRAES- Sem dúvidas alguma a maior beneficiada com a liberação da imagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT) é sem sombras de dúvidas a deputada federal e atual pré-candidato a governadora de Pernambuco, Marília Arraes, do Partido Solidariedade, que apoia Lula a nível nacional. A liberação é justa por vários motivos, pois a deputada federal é ex-petista e sempre votou e defendeu Lula(PT) durante toda a sua vida e militância política. “Marília Arraes sempre esteve ao lado de Lula, nos momentos mais complexos da vida do ex-presidente lá estava Marília. É um reconhecimento é uma reciprocidade por tanta lealdade e fidelidade ao líder petista.
MARÍLIA ARRAES 2- Seria uma injustiça e uma temeridade proibir o uso da imagem de Lula(PT) por uma pessoa que possui identidade pragmática e ideológica com o líder petista. A história política de Marília Arraes se confunde com a história de Lula, escrita nos últimos tempos pois quem sempre esteve ao lado nas horas difíceis, também precisa ser reconhecido nas horas de bonança. O gesto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva agradou em cheio ao eleitorado fiel ao líder de votos nas pesquisas para Presidente da República.
AMPLIAÇÃO- O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva jogou o jogo certo ao liberar o uso de sua imagem aos que lhe ofertam apoio na eleição presidencial. Lula repete 2006 quando sua imagem foi liberada para os candidatos à época Humberto Costa(PT) e Eduardo Campos(PSB). Naquele ano lula chegou até a fazer comícios com Humberto e Eduardo Campos juntos no mesmo palanque e ao seu lado. Eduardo por ser mais intuitivo e preparado soube catalizar o sentimento pró-Lula em seu favor e saiu vitorioso indo ao segundo turno e arrastando os votos que Humberto Costa teve no primeiro escrutínio. Os tempos são outros e a condição dos candidatos do palanque lulista são completamente diferentes daquela época uma vez que aqui há uma rivalidade é um jogo familiar (descendentes de Eduardo Campos) que não deseja a vitória de Marília Arraes (prima dos Campos) porque isso afastaria os Campos do sonho de voltar a dar as cartas no Palácio do Campo das Princesas.
DANILO CABRAL- o pré-candidato da Frente Popular de Pernambuco, deputado federal Danilo Cabral foi alçado ao maior desafio de sua vida pública. Entrar numa eleição de última hora, sem que tenha de preparado sobretudo emocionalmente pra tamanho desafio. Danilo em que pese ser uma pessoa com muito equilíbrio, está enfrentando desafios gritantes pra consolidar o seu nome na corrida sucessória. É uma situação complexa porque Lula eleva Danilo e a vinculação ao governador Paulo Câmara deixa Danilo Cabral vulnerável, devido a rejeição da gestão estadual. A coluna não acha que o governo Paulo Câmara seja tão ruim como a população retrata, pois Paulo Câmara enfrentou muitos desafios, mas não deixou o estado quebrar financeiramente. Tem seus quesitos negativos, tem sim. Mas, não é totalmente ruim, postei fez muita coisa importante. O que achamos é que há um cansaço em relação ao poder do PSB em 16 anos de governo. E Paulo Câmara paga o pato sozinho, por estar encerando esse ciclo. Portanto, mais do que nunca Danilo Cabral precisa mais de Lula e menos de Paulo Câmara.
DANILO CABRAL 2- O candidato socialista precisa mais do que nunca de um marketeiro e publicitário que consiga o impecável movimento de transformar a campanha do deputado federal dando a cara lulista ao seu palanque. Isso não será fácil, mas em política não existe impossível, basta que surja a ideia certa e o “adesivo” adequado para colar uma “nova imagem”. Danilo precisa colar em Lula, se reinventando. Como só existe um Danilo candidato não deveria nem usar o sobrenome, que remete ao “descobridor” do Brasil. Bom, mas aí é seara para quem entende, não é a área desse colunista. Quem tiver na cabeça do eleitor a benção de Lula pode comprar o vestido ou o terno da posse.
APOIO DA MÍDIA- publicidade, marketing eleitoral ou em comunicação para entender a importância dos veículos de comunicação de massa na formação da imagem pública de um candidato. Sobretudo para casar a imagem de um líder feito o petista que lidera as pesquisas de opinião na atualidade. Portanto, a imagem de Luiz Inácio Lula da Silva é hoje em Pernambuco a maior bandeira e o melhor veículo que um candidato possa ter para alavancar o seu nome nessas eleições de 2022. Os veículos de comunicação precisam ser usados, dentro das regras eleitorais para fazer essa imagem ser associada cada vez mais e definitiva. Blogs, jornais e revistas na parte escrita e rádio e televisão na parte visual são instrumentos para consolidar essa junção e trazer o resultado necessário. Quem souber usar esses veículos com certeza vai trazer para si, como fez Eduardo Campos, a imagem de Lula. É isso aí.
MIGUEL ENCONTRA ACM NETO EM PETROLINA
Pré-candidatos a governador de Pernambuco e da Bahia, Miguel Coelho e ACM Neto se reuniram, na manhã desta sexta (29), em Petrolina. Os dois são colegas de partido e principais apostas do União Brasil para as eleições majoritárias no Nordeste em 2022.
Os dois políticos nordestinos conversaram sobre o cenário nacional e as pré-campanhas estaduais. Miguel e ACM Neto foram prefeitos recentemente com alta aprovação e lideram projetos para renovação e ruptura de ciclos de poder em seus estados. Em Pernambuco, o PSB está há 16 anos na condução política. Já na Bahia, o PT é quem governa pelo mesmo período de tempo.
“Temos muitas convergências e nos aproximamos muito desde 2016. Fomos prefeitos de grandes cidades, passamos a ser colegas no Democratas e estamos juntos no União Brasil. Agora, o destino fez com que estejamos buscando mudar nossos estados, apresentando projetos que tragam esperança para os pernambucanos e os baianos”, resumiu Miguel após o encontro com ACM.
O encontro teve a presença também dos prefeitos de Petrolina, Simão Durando, de Salvador - Bruno Reis, do vice-governador da Bahia, João Leão, além dos deputados federais Fernando Filho e Adolfo Viana. Miguel inicia ainda nesta sexta agendas em sete cidades. Já ACM Neto participa de um ato político em Juazeiro.
RAQUEL ESTEVE EM GARANHUNS COM PRODUTORES DE LEITE
A pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Raquel Lyra, participou, nesta sexta (29), em Garanhuns, de um encontro com produtores de leite de diversos municípios do Agreste. A tucana ouviu as demandas do setor, que apontou a falta de incentivo do estado para o segmento. O Agreste é responsável por 60% do leite produzido em Pernambuco. A deputada estadual Priscila Krause, o vice-prefeito de Paranatama e pré-candidato a deputado federal, Claudeilson Oliveira o ex-prefeito de Garanhuns, Izaías Régis e a ex-prefeita de São Bento do Una, Débora Almeida também participaram da agenda.“Vamos ajudar a gerar emprego em Pernambuco, porque não pode ser bom para um só, tem que ser bom para todos. Precisamos alimentar esse arranjo produtivo tão forte no nosso estado e fazer a construção de um projeto permanente. A gente defende sempre que, quando se fortalece as pessoas onde elas vivem, para que elas não precisem abandonar o que fazem, o que se identificam, a gente pode continuar produzindo a riqueza local”, ressaltou Raquel Lyra.
Entre as propostas do setor, estão o incentivo para que os municípios do estado comprem o leite de Pernambuco para a merenda escolar e a reestruturação de órgãos, como o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP) e o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).
A deputada estadual Priscila Krause defendeu uma política tributária aliada à geração de emprego e renda. “Ao ouvir as demandas e propostas dos produtores, constatamos, mais uma vez, a ausência de uma visão integrada de desenvolvimento do estado e a falta de incentivo para o segmento”, afirmou.
“Infelizmente não temos o apoio do estado na nossa bacia leiteira, que é tão importante para a nossa economia, não só no Agreste, mas em Pernambuco inteiro”, frisou o ex-prefeito de Garanhuns e pré-candidato a deputado estadual, Izaías Régis.
Para a ex-prefeita de São Bento do Una e pré-candidata a deputada estadual, Débora Almeida, “há uma falta de incentivo e as fiscalizações sanitárias também são feitas de forma que causam problema, porque cada órgão diz uma coisa”. “A gente só quer condições para trabalhar e que o estado não atrapalhe”, afirmou.
Rádio Marano – No final da tarde, Raquel Lyra concedeu entrevista à Rádio Marano FM, ainda em Garanhuns. Na ocasião, a pré-candidata ao Governo de Pernambuco falou que o sentimento de abandono é real, do Litoral ao Sertão.
Fotos: Tiago Calazans
ALVARO PORTO DESTINA 200 MIL PARA AMBULÂNCIA EM BONITO
O veículo, de acordo com o vereador, é essencial para a população da localidade, uma vez que vai assegurar um melhor atendimento aos que necessitam se deslocar em busca de atendimento médico.
O deputado, cujo mandato tem viabilizado ambulâncias para municípios de diferentes regiões do Estado, salienta que a disponibilização de transporte seguro e confortável para pacientes é uma questão de cidadania.
“É importante que aqueles que estejam enfrentando problemas de saúde possam ser levados com dignidade e segurança aos centros onde poderão ser atendidos e receber intervenções e tratamentos e necessários”, afirma.
O mandato de Álvaro Porto assegurou ambulâncias para os municípios de Garanhuns, Quipapá, Canhotinho, São Caetano, Angelim, Brejão, Calçado, Jurema, São João, entre outros. E já destinou emendas para a aquisição de veículos para Cabrobó, Lajedo e Panelas.
Em entrevista à Rádio CBN, a pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes, destacou o alinhamento de seu projeto ao do ex-presidente Lula e reforçou o apoio ao palanque do petista no estado. Animada com os rumos de sua pré-campanha, que não para de receber apoios importantes em todo o estado e cresce em todas as pesquisas, Marília lembrou de sua longa relação e parceria com Lula. Mais cedo, em entrevista à Rádio Jornal, Lula relembrou as eleições de 2006, quando aqui no Estado teve o apoio dos então candidatos ao Governo Eduardo Campos, pelo PSB, e Humberto Costa, pelo PT, e deixou claro que Marília tem legitimidade para não só fazer sua campanha, como também usar sua imagem.
“Dessa fala do presidente Lula, o que ficou muito claro é que Danilo Cabral é o candidato do acordo nacional que foi feito entre o PSB e o PT, que é importante para que Lula possa ganhar a eleição. Danilo é o candidato de Paulo Câmara. Eu quero que o presidente Lula ganhe as eleições! Desde o meu primeiro voto eu apoio Lula. A relação que existe entre a gente Pernambuco sabe, conhece bem. Não sou eu que tem que ficar tentando correr atrás da imagem de Lula, é o PSB, que há pouco mais de um ano fazia uma das mais baixas e violentas campanhas contra mim, contra o PT e contra o próprio Lula. Eu sempre estive do lado de Lula”, sentenciou.
Marília lembrou ainda a importante defesa que Lula fez ao nome da ex-presidente Dilma Rousseff, ao ser questionado sobre o hábito de alguns grupos políticos de “esconder” seus aliados. “Triste de quem precisa esconder seus companheiros, foi o que disse o presidente Lula quando foi perguntado sobre o papel que a ex-presidente Dilma teria em seu palanque. E é exatamente isso. Aqui em Pernambuco, o PSB tem essa prática. Quando um aliado está enrolado em problemas, com altos índices de rejeição ou qualquer outra dificuldade, eles escondem. É o que está acontecendo mais uma vez, quando escondem da pré-campanha de Danilo o governador Paulo Câmara, que tem altíssima rejeição e tentam surfar na popularidade de Lula. Eu estive com Lula no bom e no ruim”, comentou.
Questionada sobre a existência de um diálogo entre os palanques de oposição ao governo do PSB em Pernambuco, a pré-candidata confirmou a existência de um debate respeitoso e responsável. “Na política, o diálogo, as conversas, são essenciais. Eu sou uma pessoa de diálogo. E não é só com os palanques de oposição que estamos conversando. Há muita gente que está na base do governo que está insatisfeito. Tem gente até do PSB que não está feliz com os rumos desse projeto que está trazendo prejuízos para Pernambuco”.
Liderando todas as pesquisas para o Governo do Estado e também para o Senado, Marília fez questão de afirmar sua disposição para se manter na disputa ao Palácio do Campo das Princesas, desfazendo qualquer especulação contrária. “Eu não faço política na zona de conforto e nem pensando no caminho mais fácil e em cargo. Jamais fiz e não farei. Eu sou pré-candidata ao Governo de Pernambuco”, cravou.
Marília, que preside o Solidariedade em Pernambuco, confirmou ainda a adesão do PROS ao seu palanque. O anúncio oficial acontece no próximo dia 11.
FRASE DO DIA - “A Justiça Eleitoral é eficiente e as urnas eletrônicas confiáveis. O Congresso Nacional é o guardião da democracia. Não tem cabimento levantar qualquer dúvida sobre as eleições no Brasil” (Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, respondendo, mais uma vez, de forma fraca para a dimensão e o perigo do ataque de Jair Bolsonaro contra a democracia. O presidente da República está ameaçando o Brasil de forma gravíssima – é o primeiro chefe de estado a levantar a hipótese de suspender uma eleição inteira – e Pacheco sempre em um tom muito abaixo do necessário para defender o que há de mais importante para o país e os brasileiros. O mesmo pode ser dito em relação ao seu colega Arthur Lira, aliado de Bolsonaro, que também deu resposta menor do que a desejável para o momento)
ÓTIMA SÁBADO
Nenhum comentário:
Postar um comentário