NA LUPA 🔎
UM GARANHUENSE DE CORAÇÃO QUE ESTÁ AO LADO DE DOMINGUINHOS NO DESCANSO ETERNO DA CIDADE QUE AMOU INCONDICIONALMENTE
AUGUSTO CALHEIROS- Descendente de índios, nasceu numa família com boa situação financeira. Aos nove anos porém, começou a passar dificuldades. Transferiu-se rapazola para Garanhuns. Aqui na nossa cidade trabalhou como dono de bar, fabricante de sapatos, hoteleiro, subdelegado e até carcereiro. Paralelamente levava sua vida musical cantando nos cinemas locais da Suíça Pernambucana. Nós queremos fazer essa homenagem nessa segunda feira (11/04/2022) a este alagoano que de fato e de coração foi garanhuense. A cidade precisa reviver seus vultos históricos e Augusto Calheiros é um astro que dignificou e honrou Garanhuns em toda a sua vida. Nossa homenagem e gratidão ao garanhuense Augusto Calheiros.
Em 1923 foi para Recife, PE, onde começa a cantar na recém inaugurada (17/10/1923) e segunda rádio transmissora brasileira, Rádio Clube de Pernambuco (PRAP).
Em 1926 faz parte da formação original do conjunto vocal Turunas da Mauricéia. O conjunto segue ao Rio de Janeiro em 1927.
Nasceu em Maceió, 5 de junho de 1891 e faleceu no Rio de Janeiro, 11 de janeiro de 1956. Pediu pra ser enterrado na cidade que mais amava: GARANHUNS.
HISTÓRIA- Augusto Calheiros, cantor e compositor, iniciou sua carreira artística no Recife em meados dos anos 1920. Em 1927, como integrante do grupo pernambucano Turunas da Mauricéia, tranferiu-se para o Rio de Janeiro. A estréia do grupo no Rio de Janeiro ocorreu no Teatro Lírico, em espetáculo patrocinado pelo jornal Correio da Manhã, onde Augusto Calheiros fez enorme sucesso por causa de sua voz afinada e estilo peculiar de interpretação.
HISTÓRIA- Augusto Calheiros, cantor e compositor, iniciou sua carreira artística no Recife em meados dos anos 1920. Em 1927, como integrante do grupo pernambucano Turunas da Mauricéia, tranferiu-se para o Rio de Janeiro. A estréia do grupo no Rio de Janeiro ocorreu no Teatro Lírico, em espetáculo patrocinado pelo jornal Correio da Manhã, onde Augusto Calheiros fez enorme sucesso por causa de sua voz afinada e estilo peculiar de interpretação.
INDIO- Augusto Calheiros era descendente verdadeiro de índios, AUGUSTO CALHEIROS nasceu na capital alagoana em 5.6.1891, numa família em boa situação, que começou a passar dificuldades com o falecimento do chefe, quando Calheiros tinha nove anos de idade. Rapazola, muda-se para Garanhuns, aí trabalhando como dono de bar, fabricante de sapatos, hoteleiro, subdelegado e carcereiro. A música, porém, sempre povoada seus sonhos e projetos. Cantava no cinema e teatro locais.
RÁDIO CLUBE- Em 1923, dá-se sua ida para a capital pernambucana, onde começa a atuar na Rádio Clube de Pernambuco (PRAP), inaugurada oficialmente, em 17.10.1923, como a Segunda rádio transmissora brasileira. Nada ganhava. Em 1926, forma o conjunto Turunas da Mauricéia, com João Frazão (diretor e violão), o cego Manoel de Lima (violão), os irmãos Romualdo (violão) e João Miranda (cavaquinho), e Luperce Miranda (bandolim).
No início de 1927, os Turunas, com o apoio do jornal Correio da Manhã, começam a divulgar a típica música nortista no Rio de Janeiro, com um sucesso nunca visto. Luperce Miranda, que tinha ficado no Recife por força de compromissos, só pôde se reincorporar ao conjunto algum tempo depois.
APRESENTADOR- Nos espetáculos, cabia a Calheiros fazer a apresentação de cada um dos companheiros, através do recitativo de quadrinhas: "Cantamos canções do mato / Nem é outra a nossa Ideia / Dizem que somos fato / Turunas da Mauricéia". Ao se referir a si mesmo, dizia: "Eu só sigo os companheiros / Minha vida é a canção / Chamam-me Augusto Calheiros / O cantador do sertão".
GRAVAÇÃO- As primeiras gravações dos Turunas difundiram por todo o Brasil a voz privilegiada de Calheiros, afinada, de dicção perfeita e grandes recursos. Os êxitos se sucedem, bem como as excursões, inclusive ao Sul do Brasil e Buenos Aires.
CARREIRA SOLO- Com o fim do grupo, em 1929, Calheiros prossegue cantando solo, nas rádios, gravações e nos teatros.
Depois, por alguns anos, atua na Casa de Caboclo, em cujo elenco também figuravam Jararaca e Ratinho, Dercy Gonçalves, Apolo Correa, Arthur Costa, entre outros. A Casa de Caboclo, teatro popular, fundado e dirigido por Duque (Antônio Lopes de Amorim Dinis), abriu suas cortinas, em 1932, com o objetivo de apresentar somente peças a músicas de autêntico sabor regionalista, portanto propício para a arte essencialmente brasileira de Calheiros.
CINEMA - Em 1936, canta no filme Maria Bonita, da Sonoarte.
Ao todo, em 78 rpm, deixou um legado de 80 discos com 154 música, o ultimo em 1955, mas só lançado no mês do seu falecimento.
POBRE- Quando sobrevém a doença, vê-se desprovido de qualquer recurso, pois a vida boêmia o deixara pobre. É então socorrido pelo amigo Almirante, que muito o admirava. Almirante faz então circular um original Livro de Contos, com a finalidade de arrecadar o necessário ao seu tratamento. Em cada página, uma quadrinha sobre sua vida, devendo prender-se nela uma célula de mil cruzeiros (um conto de réis), com o que se alcançou, na denominação antiga, 114 "contos". Calheiros, em 1955, havia sido um dos destaques do 2º Festival da Velha Guarda, em São Paulo, organizado por Almirante.
FALECEU SEM DINHEIRO- Calheiros, apesar da solidariedade recebida, vem a falecer em 11 de janeiro de 1956, no Rio de Janeiro, deixando uma única filha, Cleide, ainda bem pequena, e uma legenda inapagável na música popular brasileira.
SENHOR DA FLORESTA
Senhor da floresta / Um índio guerreiro da raça tupi / Vivia pescando / Sentado na margem do rio Chui / Seus olhos rasgados, no entanto / Fitavam ao longe uma taba / Na qual habitava / A filha formosa de um morubixaba. / Um dia encontraram / Senhor da floresta no rio Chui / Crivado de flechas, / De longe atiradas por outro tupi / E a filha formosa do morubixaba / Quando anoiteceu, correu / Subindo a montanha / No fundo do abismo desapareceu. / Naquele momento / Alguém viu no espaço, à luz do luar / Senhor da floresta de braços...
1928 - Único Amor
1928 - Na Praia
1929 - Valsa da Saudade
1929 - Saudades do Rio Grande
1930 - Linda Cabocla (Artur Braga)
1930 - Teus Olhos Castanhos (Lamartine Babo e Bonfiglio de Oliveira)
1933 - Alma de Tupy (Jararaca)
1933 - Céu do Brasil
1933 - Flor do Mato (José Francisco de Freitas e Zeca Ivo)
1934 - Mané Fogueteiro (João de Barro)
1934 - Fui à Bahia
1935 - Falando ao Teu Retrato (Jayme Florence e João Cândido Ferreira)
1936 - Flor do Sertão (Carlos Lentini e Nei Orestes)
1937 - Revendo o Passado (Freire Júnior)
1937 - Foi da Bahia
1938 - Como és Linda Sorrindo (Gastão Lamounier e Mário Rossi)
1938 - Única Ventura
1939 - Minha Vida em Tuas Mãos
1940 - Ave Maria (Erotides de Campos e Jonas Melo)
1940 - Chuá Chuá (Ary Pavão e Pedro Sá Pereira)
1940 - Amar em Segredo
1941 - Casa Desmoronada (Antenor Borges e Pedro Fabio)
1945 - Bela
1945 - Senhor da Floresta (René Bittencourt)
1945 - Caboclo Vingador (Artur Goulart e José Colombo)
1945 - Célia (Augusto Calheiros e J. Rodrigues de Resende)
1946 - Meu Ranchinho (Miguel Lima)
1946 - Dúvida (Domingos Ramos e Luiz Gonzaga)
1947 - Fatal Desilusão
1947 - Prelúdios de Sonata (César Cruz)
1947 - Vida de Caboclo (José Luiz e J. Resende)
1947 - Garoto da Rua (René Bittencourt)
1950 - Adeus Pilar (Augusto Calheiros)
1950 - Pisa no Chão Devagar (Augusto Calheiros)
1950 - Grande Mágoa
1952 - Serenata Matuta (Levino Ferreira)
1952 - Sonhando ao Mar (Davi Vasconcelos)
1953 - Ave Maria (Erotides de Campos e Jonas Melo)
1953 - Como És Linda Sorrindo (Gastão Lamounier e Mário Rossi) - lançada em 1938
1953 - Belezas do Sertão (Augusto Calheiros e Luperce Miranda)
1953 - Cabocla Pureza
1954 - Audiência Divina (Guilherme de Brito)
1954 - Meu Dilema (Guilherme de Brito)
1955 - Adda (Mário Ramos e Salvador Moraes)
“A Patativa do Norte” (Nordeste)
⁃ naquela época era comum chamar o Nordeste de Norte. Garanhuns para os sulistas ficava no norte. O apelido que recebeu por tão bem cantar, canoro, foi considerado de todos, talvez o mais brasileiro.
CEMITÉRIO DE GARANHUNS- a vontade derradeira do grande astro da música (ele era comparado ao Roberto Carlos da época a nível de fama, fãs e admiradores em todo o Brasil e no exterior. Gravou em todas as grandes gravadoras que existiam na época. Seus show eram super lotados. Foi um astro de grande sucesso na sua época. Augusto Calheiros nunca esqueceu as suas raízes vividas nossa cidade, tanto que pediu aos amigos : “Se eu morrer nesta terra, veja no peito a ferida. Queiram levar para o norte os restos de minha vida” e assim foi feita a última vontade de Augusto Calheiros ele está no Cemitério São Miguel, no bairro da Boa Vista. E na sua lápide há um Violão, companheiro inseparável do astro Augusto Calheiros. Lá também está escrito: “Está feita a tua vontade Calheiros aqui repousaras para sempre na tua Garanhuns hospitaleira”. Nossa homenagem e o registro de que “mais importante do que nascer em uma terra, é deixar essa terra nascer dentro de você” assim foi o nosso amado cantor e compositor. Aplausos !!!!!!!
Fica aqui o registro do nosso blog!

CAYO ALBINO TEM IMPORTANTES ADESÕES AO SEU PROJETO
Encontro confirmou apoios importantes na trajetória do pré-candidato a deputado estadual
APOIOS- O pré-candidato a deputado estadual pelo PSB, Cayo Albino, ao lado do prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, reuniram grandes lideranças políticas de Limoeiro, agreste setentrional, para confirmarem a adesão ao projeto eleitoral do jovem socialista. Estiveram no encontro os ex-prefeitos Joãozinho Ferreira e Luiz Heráclio, que também é ex-deputado estadual, o vereador Neto Siqueira, ex-vereadores, além de suplentes de vereador e outras lideranças de Limoeiro e também de Passira, cidade vizinha.
Segundo Cayo Albino, depois do anúncio oficial de sua pré-candidatura, estes encontros e ampliação do grupo político, com apoios importantes como estas de Limoeiro, têm se tornado mais frequentes e mostram que o caminho está sendo trilhado com responsabilidade e confiança. “Receber o abraço e o apoio dos ex-prefeitos Joãozinho e Luiz Heráclio, e também do vereador Neto Siqueira e deste grupo aqui em Limoeiro, é uma demonstração de força, de aliança e de compromisso, que assumimos com o povo de Limoeiro, e de todos os recantos de Pernambuco que estaremos visitando. O povo de Limoeiro pode ter certeza que através desse grupo, terá um Deputado Estadual presente e lutando cada vez mais pelos limoeirenses”, registrou Cayo Albino.Fotos: Thomas Ravelly
DER FAZ MANUTENÇÃO NA RODOVIA DE ACESSO AO DISTRITO DE SÃO PEDRO EM GARANHUNS
OBRA- Operação tapa-buracos e nivelamento da ponte garantem mais segurança para o tráfego local
MANUTENÇÃO- O Governo do Estado, através do Departamento de Estradas e Rodagens (DER-PE), realizou neste final de semana, a manutenção do trecho da rodovia asfáltica que liga a BR-423 ao Distrito de São Pedro, com a operação tapa-buracos e nivelamento da pista na entrada da ponte, garantindo mais segurança a todos que utilizam a rodovia.
PREFEITO SOLICITOU - Os serviços atendem uma solicitação do prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino(PSB) que conhece de cor os procedimentos do órgão estatal.
FALA SIVALDO ALBINO- “A responsabilidade sobre aquela rodovia é do DER, que atendeu com agilidade nossa solicitação. Aproveito para agradecer ao Governador Paulo Câmara por esta parceria. Na sexta-feira recebemos o presidente da Copergás, André Campos, e sua equipe, para inaugurarmos a rede local de Gás Natural. São demonstrações diárias do trabalho do estado em Garanhuns", colocou o prefeito Sivaldo Albino.
ARMANDO DOMINGOS - o ex-vereador de Garanhuns e atual sub-prefeito do Distrito de São Pedro, Armando Domingos, acompanhou pessoalmente a realização dos serviços neste final de semana. Armando que inclusive teve passagens importantes pela Casa Raimundo de Moraes o de fez grandes mandatos, desenvolve um bom trabalho à frente do gerenciamento das atividades municipais no referido distrito. O ex-vereador é uma pessoa agradável e bastante comunicativa e sabe como ninguém os problemas que afetam a comunidade. Trata-se de um quadro de alta qualidade a serviço da população e da municipalidade.
EX-DEPUTADO FEDERAL NINHO RETIRA CANDIDATURA E É NOMEADO NA CASA CIVIL
RETIROU- Nome certo na lista do MDB 15 de Raul Henry para deputado federal, Severino Ninho, anunciado como pré-candidato a deputado federal na montagem da chapa do MDB pra reeleger o ex-vice governador Raul Henry, que está em dificuldade para reeleger-se pois não montou chapa. Comenta-se que a retirada de Ninho atendeu um pedido de Guilherme Uchôa Júnior(PSB) que conta com o apoio da família de Ninho e se ele fosse de fato disputar haveria baixo no grupo de Júnior Uchôa.
DEIXOU RAUL HENRY- Nesta semana, Paulo Câmara (PSB) nomeou Severino de Souza Silva para a Secretaria da Casa Civil do Governo de Pernambuco. Trata-se do ex-prefeito de Igarassu, conhecido como Severino Ninho, que desembarcou no MDB.
A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado de Pernambuco na última quinta-feira (7), com efeito retroativo ao dia 1 de abril.
CASA CIVIL- Severino Ninho exerce, dessa forma, o cargo de Gerente de Apoio Técnico ao Gabinete, da Secretaria da Casa Civil.
A nomeação acontece após a filiação de Severino Ninho ao MDB, em ato realizado na sexta-feira passada, 1 de abril. "Ninho faz hoje um reencontro com sua história. Sei da contribuição que ele já deu e ainda dará a Pernambuco", comentou Danilo Cabral (PSB) no evento.
DANILO NÃO PRODUZIU NOTÍCIAS NO FINAL DE SEMANA
PAUSA- Uma estranha pausa nesse final de semana chamou a atenção do nosso Blog. O deputado federal e pré-candidato a governador da Frente Popular de Pernambuco parece que está dando uma pausa estratégica de reavaliação em sua campanha. No último final de semana observarmos que mesmo após divulgar sua estada no fim da semana em São Paulo, onde esteve presente na confirmação da chapa Lula(PT) e Geraldo Alckmin (PSB). Não houve na imprensa registro de movimentação do candidato socialista.
DANILO CABRAL- nós sempre colocamos que o pré-candidato do Partido Socialista Brasileiro possui grandes qualidades pra ser governador de Pernambuco. O que falta a Danilo Cabral é mostrar exatamente quem ele é, o que ele representa e verdadeiramente o que ele quer. Não achamos que o mais importante para o deputado federal seja ficar procurando andor para subir. Danilo Cabral possui história dentro da Frente Popular de Pernambuco. Foi Danilo quem coordenou q campanha vitoriosa de Eduardo Campos em 2006. Ao invés de se concentrar no que não quer, a equipe de Danilo Cabral deveria se concentrar na busca dos resultados que desejam.
DANILO CABRAL 2- Possui uma história firme de atenção as bases que sempre votaram nele para deputado federal e os prefeitos, vereadores e lideranças que sempre estiveram com Cabral, reconhecem que ele tem muitas virtudes e uma delas é ser leal a quem é leal a ele. Não se sabe o que é que os marketeiros e publicitários que estão à frente dessa pré-campanha estão pensando e se esses pensamentos condiz com o momento. Danilo precisa se soltar, pegar a estrada e deixar mais de lado essas coisas institucionais e chegar junto do povo, esse é o passaporte para estar presente no 2º turno.
DANILO CABRAL 3- quer queiram ou não queiram todas as projeções indicam que haverá crescimento substancial do nome Danilo Cabral nos próximos meses, sobretudo quando da veiculação do guia eleitoral. O deputado precisa usar mais e melhor as redes sociais e interagir na blogosfera de maneira intensa pois o jogo de fato não está jogado e quem possuo um capital político agregado de uma centena e prefeitos, ex-prefeitos e vereadores não pode jogar parado. Também se faz necessário jogar com as pedras certas no tabuleiro. Danilo tem muito pano para mangas e vai surpreender quem o subestima. Quanto as candidaturas de oposição nos próximos meses também terá de haver uma rearrumação geral para que o cenário possa ficar mais claro. Um fato estar no radar e dificilmente mudará: essa será uma eleição de dois turnos e Danilo Cabral certamente estará lá.
A DIFÍCIL DISTRIBUIÇÃO DE PEIXE NA SEMANA SANTA POR MUNICÍPIOS PERNAMBUCANOS
FIM DA DISTRIBUIÇÃO- O que já foi uma tradição em inúmeros municípios pernambucanos, a famosa distribuição de peixes a população de baixa renda, que foi interrompida literalmente por conta da pandemia de COVID-19 que assola o mundo, na verdade já está se constituindo numa bomba para a vida dos gestores públicos municipais, sobretudo das pequenas cidades. Embora a tradição tenha sua raiz na solidariedade humana e na comunhão pregada pelo próprio cristianismo durante a Semana da Páscoa”, esse ato administrativo vinha se transformando num verdadeiro inferno para os prefeitos.
INVIÁVEL- Imbuídos no verdadeiro espírito de comunhão essa assistência de cunho social transformou-se num calvário de multas e auditorias especiais e até com nota de rejeição de contas para administradores. Um prefeito em absoluta reserva confidenciou ao Blog:
FALA PREFEITO:
“É muito difícil você procurar oferecer a política pública de distribuição do alimento sagrado da Semana Santa sem que depois tenha que justificar exaustivamente ao Tribunal de Contas que exige de forma até exagerada a comprovação dessa distribuição e que muitas vezes levanta dúvidas até sobre a vulnerabilidades dos que foram beneficiários da ação social. No nosso município fará muita falta aos mais necessitados, mas não vou me arriscar a retomar essa tradição para depois ter dores de cabeça e perder a paz.”
“É muito difícil você procurar oferecer a política pública de distribuição do alimento sagrado da Semana Santa sem que depois tenha que justificar exaustivamente ao Tribunal de Contas que exige de forma até exagerada a comprovação dessa distribuição e que muitas vezes levanta dúvidas até sobre a vulnerabilidades dos que foram beneficiários da ação social. No nosso município fará muita falta aos mais necessitados, mas não vou me arriscar a retomar essa tradição para depois ter dores de cabeça e perder a paz.”
ALIMENTO SAGRADO- Por causa do coronavírus a entrega dos peixes foi suspensa em várias cidades mesmo havendo a possibilidade de se entregar nas casas das pessoas, evitando aglomerações e tendo todo o cuidado com a COVID-19. Esse ano a gente viu nos noticiários que em outros estados e até mesmo em Pernambuco alguns prefeitos querem retomar a tradição, que ao nosso modesto olhar, deveria possuir um protocolo próprio e unificado pelos órgãos de fiscalização e controle de maneira que a população não ficasse sem o “alimento sagrado”. Com o avanço da tecnologia é possível que se haja uma comprovação mais eficaz e que traga também segurança para os gestores que se propuserem a realizar essa ferramenta social. Todo gasto público deve ser auditado e transparente, porém não se pode misturar o joio e o trigo no mesmo pacote. Os bons gestores não podem ser nivelados por aqueles que não possuem o zelo com a coisa pública. É isso aí.
BOLSONARO APOSTA EM "PACOTE DE BONDADES" DE 160 BILHÕES PARA VENCER A ELEIÇÃO
Medidas como Auxílio Brasil, vale gás e outras ações miram a população afetada pela inflação e pelo desemprego
Ao lançar mão de um “pacote de bondades” com impacto até o momento de R$ 160 bilhões na economia, o presidente Jair Bolsonaro (PL) mira o bolso dos brasileiros para elevar a popularidade no ano eleitoral. A estratégia, que passa pelo aumento da renda e estímulos econômicos de curto prazo, visa ainda a atender a segmentos da população em que seu desempenho nas pesquisas de intenção de voto é pior, como o eleitorado de menor renda e as mulheres. O modelo não é novo: antecessores do atual ocupante do Palácio do Planalto também abriram os cofres às vésperas da eleição e, como resultado, colheram melhorias na avaliação das próprias gestões.
Ao lançar mão de um “pacote de bondades” com impacto até o momento de R$ 160 bilhões na economia, o presidente Jair Bolsonaro (PL) mira o bolso dos brasileiros para elevar a popularidade no ano eleitoral. A estratégia, que passa pelo aumento da renda e estímulos econômicos de curto prazo, visa ainda a atender a segmentos da população em que seu desempenho nas pesquisas de intenção de voto é pior, como o eleitorado de menor renda e as mulheres. O modelo não é novo: antecessores do atual ocupante do Palácio do Planalto também abriram os cofres às vésperas da eleição e, como resultado, colheram melhorias na avaliação das próprias gestões.
No caso de Bolsonaro, os efeitos já começam a aparecer: a pesquisa Datafolha de março, mostrou redução da reprovação ao presidente, de 53% para 46%.O carro-chefe da estratégia para o pleito de outubro é o Auxílio Brasil. O programa, que substituiu o Bolsa Família no ano passado, elevou os gastos com transferência de renda de R$ 35 bilhões para R$ 91 bilhões anuais.
Outros exemplos são os cortes de tributos — como os federais sobre diesel —, o saque de R$ 1.000 do FGTS para trabalhadores com carteira assinada, o vale-gás, o crédito para mulheres empreendedoras e caminhoneiros, a liberação de empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a redução do custo com a conta de luz após a antecipação do fim da taxa extra. Em outra frente, o governo estuda reajustar salários de servidores e a tabela do Imposto de Renda.
FRASE DO DIA- “A corrupção no governo Bolsonaro é virtual. Não aconteceu” (Ciro Nogueira, ministro-chefe da Casa Civil, respondendo à Folha sobre o escândalo no Ministério da Educação, onde pastores indicados por Jair Bolsonaro cobraram propina para liberação de verbas a municípios. Ciro Nogueira faz essa afirmação ao mesmo tempo em que tenta barrar uma CPI para apurar o caso e o presidente faz trocas em série na Polícia Federal para engavetar investigações)
ÓTIMO SEMANA!
Blog do Edney
87991469000 FoneZap
edneysouto.es@gmail.com
Instagram Siga @edneype
Facebook:
https://www.facebook.com/blogdoedney
Twitter @soutoedney
* A reprodução parcial ou total do conteudo desse blog, está autorizada, desde que citada a fonte.
WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/FhGrVOoCl7OEdv3yZ0xaoN. Copie e cole no seu navegador
👆👆👆👆👆👆👆👆👆👆👆👆👆
RECEBA NOSSO CONTEÚDO DIARIO NO WHATSAPP - Esse grupo não é para interação e sim para o envio diário do link da coluna do blog. Os que desejarem receber nosso conteúdo todos os dias sejam muito bem vindos.
Equipe Blog do Edney - Coluna Diária Na Lupa
Nenhum comentário:
Postar um comentário